Manaus, 13 de Dezembro de 2018
Siga o JCAM:

Os 100 anos da Assembleia de Deus

Por: Igreja Assembleia de Deus
07 Dez 2017, 17h33

Crédito:Divulgação
Severino Moreno de Araújo. Esse é um nome que todo evangélico da Assembléia de Deus deve conhecer bem, afinal foi ele que, há 100 anos, em 1917, deu o primeiro passo para o estabelecimento da congregação em Manaus. Para comemorar tão importante data, desde terça-feira (5), até sábado (9), irmãos da igreja estão realizando eventos no Centro de Convenções Canaã, no Japiim. Os eventos contam com a participação de vários pastores e missionários, além do presidente da Assembleia de Deus, pastor Jonatas Câmara e sua esposa, pastora Ana Lúcia Câmara.

Ainda na segunda-feira (4) houve uma reunião da Mesa Diretora no auditório Ceadam e, à noite, aconteceu um culto administrativo no Ieadam, templo central e pioneiro da Assembleia, na avenida Duque de Caxias. Dando início às festividades da Festa do Centenário, na terça-feira (5), aconteceu a formatura da turma centenária do curso de Teologia, da Faculdade Boas Novas.

E as atividades continuam no dia de hoje (7), e amanhã (8), com adoração e ministração na Congregação Canaã, e manhã de comunhão no auditório da sede administrativa apenas para pastoras da área, capital e municípios. O encerramento das festividades se dará no sábado (9), no sambódromo, com show musical e louvores.

Para o pastor Silas Câmara, "comemorar 100 anos de existência de uma instituição demonstra sua seriedade, a atuação de forma correta, e que está seguindo seus objetivos com a sociedade, com as famílias. Hoje a Assembleia de Deus é responsável por promover a educação, além de várias ações sociais no Estado", lembrou.

O pastor comemorou a formatura de 1.094 alunos e 700 pastores, na Faculdade Boas Novas, realizada durante o evento, e disse estar ansioso para o batizado de dez mil fiéis que acontecerá na Ponta Negra, na sexta-feira, às 16h. "Será o maior batizado coletivo do mundo", garantiu o pastor.
Atualmente Manaus possui 1.200 igrejas Assembleia de Deus e cerca de 3.600 no Estado, reunindo 360 mil membros e congregados.
As atrações musicais que animarão a festa de encerramento serão: Oséias de Paula, Ministério Diante do Trono, Eliezer Rosa, Ministério Boas Novas, Raquel Veras, Elaine Cristina, Sarah Farias e Valdecir Aguiar.
Os pastores que estarão presentes são: Samuel e Jônatas Câmara, Geremias do Couto, Damir Spolarjic, Carlos de Jesus, Eliseu Meneses, John King, Paul Anderson, Jonas de Paula, Gustavo e Ana Paula Bessa.

Um pouco de história

Quando Severino Moreno de Araújo desembarcou em Manaus, em 1917, vindo de Belém, chegou com a melhor das intenções, mas ele era apenas um irmão e, como tal, conseguiu reunir apenas um pequeno grupo de irmãos em torno da leitura da Bíblia. Querendo ampliar seu trabalho, pediu à igreja de Belém que enviasse um pastor. No dia 18 de outubro daquele ano embarcaram em Belém rumo à capital amazonense o casal de missionários suecos Samuel e Nina Lystron.

No dia 1º de janeiro de 1918, Samuel e Lina Nystron organizaram e fundaram a Igreja Evangélica Assembléia de Deus, em Manaus, com sede à rua Henrique Martins esquina com a rua 13 de Maio (atual Getúlio Vargas). O primeiro batismo nas águas foi efetuado por Samuel, nas águas do igarapé do Mestre Chico (na terceira ponte, na Sete de Setembro), quando 15 pessoas desceram às águas. Como a igreja não tinha um local próprio para se reunir, a irmã Augusta doou um terreno localizado na praça Visconde do Rio Branco, 8-A (atual Duque de Caxias, 340). Em 31 de dezembro de 1929, ainda faltando terminar a construção, o templo foi inaugurado. Assim surgiu o primeiro templo da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Manaus, que hospedou a primeira Convenção Regional realizada de 15 a 22 de novembro de 1936.

Comentários (0)

Deixe seu Comentário