Manaus, 19 de Novembro de 2018
Siga o JCAM:

Guia Prático de Controle de Processos

Por: Cíntia Valadares
23 Ago 2017, 19h35

Crédito:Walter Mendes
A Editora Kindle lançou em junho o livro 'Guia Prático de Controle de Processos', do autor paulista, radicado no Amazonas, Norberto Saggioro. Esta obra pretende apontar um caminho e fornecer algumas das ferramentas necessárias para que os gerenciadores dos processos produtivos tenham um guia completo, quando desafiados a desenvolver algum tipo de caos em suas organizações ou simplesmente quando desejarem promover melhorias.

Para o autor, escrever o livro foi uma das melhores maneiras de retribuir para o Amazonas todo o acolhimento que recebeu nestes 40 anos vivendo em Manaus.

"Foi aqui que me graduei, aqui realizei vários trabalhos, pesquisas e me desenvolvi como pessoa e como profissional, então por quê não escrever um livro que melhore a dinâmica do serviço no PIM? Foi com esse pensamento que falei, chegou a hora e comecei a organizar meus trabalhos", contou.

Isso porque, ao longo da sua vida profissional, o autor pesquisou inúmeras fontes sobre o assunto e percebeu que não haviam publicações que orientassem a criação e a implementação de um sistema eficaz e economicamente vantajoso. A partir daí, com uma experiência de 27 anos trabalhando na mesma empresa no Polo Industrial de Manaus, Saggioro, promoveu cursos e palestras aos colaboradores e ao final de sua carreira na empresa, decidiu juntar todo o material por ele utilizado nas palestras e escrever o livro. A obra levou cerca de três meses para ser organizada e publicada.

"Embora existam vários textos de boa qualidade em pontos específicos, estes materiais não são suficientemente abrangentes em todos os aspectos envolvidos neste tema. Em muitos o controle de processos é visto só em termos das ferramentas estatísticas", relatou Saggioro.

De acordo com Saggioro, após uma vida inteira trabalhando com controle de processos, ao se aposentar sentiu a necessidade de expor parte das experiências adquiridas, para não ver todo conhecimento acumulado, perdido.

"A experiência não se pode ensinar, pois é algo individual que cada um adquire pela vivência, mas ela pode ser traduzida em conhecimento através de sugestões e recomendações", pontuou.

Segundo o autor, a competitividade é uma matéria muito ampla que envolve inúmeras especialidades como gestão de pessoas, gestão financeira, estratégias de marketing e vendas, entre outras, e se torna cada dia mais uma saída para a sobrevivência e sucesso das organizações.

Em geral as organizações já possuem sistemas para suas diversas necessidades, alguns formais, outros que funcionam na 'prática'. Alguns formais nem sempre atuam integrados ou conectados, enquanto que os que 'funcionam na prática' em geral são bem conectados, mas tem forte vulnerabilidade de se perderem com o tempo ou com a mudança das pessoas.

De acordo com Saggioro, existem no mercado algumas estratégias padronizadas de gestão, como ISO 9000, ISO 14000, Seis Sigma, entre outras, que servem de guia para as organizações desenvolverem seus sistemas de gestão e integrá-los para obterem o melhor ganho possível. Muitos sistemas de gestão são comuns e essas várias estratégias normatizadas.

Dentre os inúmeros sistemas de gestão que compõem e abrangem todas as áreas das organizações, este texto se desenvolve para os processos de trabalho, usando como base os processos de produção industrial.

"Como o título pretende, este livro foi desenvolvido para servir efetivamente como um guia de entendimento, construção e utilização dos sistemas envolvidos", explicou Saggioro.

A obra editada e produzida nos Estados Unidos, está disponível para compra apenas pela internet no site amazon.com e em breve o livro será lançado também em inglês.

Comentários (2)

  • Nádia Soares27/08/2017

    É com imensa alegria que leio esta reportagem. Um profissional incrível do qual pude trabalhar por um período de tempo do qual dispôs de tempo e qualidade para expor as boas e melhores práticas de controle. Agradeço-o pelos aprendizados e admiro-o por compartilhar o seu conhecimento mais uma vez e a um público muito maior. Parabéns pela iniciativa e pela contribuição. Certa de que este material didático serve e servirá aos leitores amazonenses e a todos os demais que alcançará.

  • Marcílio Sousa27/08/2017

    Estou certo de que esse livro do Norberto Saggioro vai ajudar de forma bem prática os profissionais da área, com direcionamentos de quem viveu situações reais e implementou diversas melhorias nos processos industriais. Vale a pena conhecer.

Deixe seu Comentário