Manaus, 17 de Novembro de 2018
Siga o JCAM:

Que crise? Franquias crescem 9,4%

Por: Jefter Guerra jguerra@jcam.com.br
23 Ago 2017, 19h14

Crédito:Divulgação
O franchising segue como investimento certeiro para quem deseja montar o próprio negócio. De acordo com dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor registrou alta de 6,8% no 2º trimestre do ano. E, como já era esperado pelos especialistas, o segmento de Beleza, Saúde e Bem-Estar segue chamando atenção dos investidores crescendo 9,4% no período analisado.

Entre as franquias de destaque o GOU Franquias, especializada em tratamento ortodôntico e clareamento dental, possui mais de 80 unidades pelo Brasil

De acordo com o diretor de operações do GOU, Bruno Magalhães a rede está em plena expansão e pretende chegar no Amazonas em breve. "É uma região ainda inexplorada pela nossa rede, porém temos grande interesse em expandir no Amazonas, especialmente nos grandes centros. Acreditamos ser uma região que nosso modelo de negócio funcionaria muito bem graças a alta demanda e exigência pela qualidade de vida da população", afirma ele.

Magalhães explica que a proposta da empresa é oferecer atendimento personalizado, com excelência tanto nos materiais utilizados quanto no tratamento humano disponibilizado para a população. "Essa tem sido nossa proposta desde a criação da rede, e tem sido nosso guia para sustentar nosso crescimento em todas as unidades que inauguramos até hoje. Temos o intuito de oferecer tratamento de qualidade a preço que a população efetivamente tem condições de bancar", ressalta ele.

E sobre a pesquisa que aponta o crescimento das franquias de beleza, saúde e bem-estar no 2º trimestre de 2017, o diretor acredita que, com a crise, muitas famílias abriram mão de gastos maiores como viagens, troca de carro, lazer entre outros. "Porém, as pessoas não conseguem se privar de uma drástica redução por muito tempo. Por isso acabam consumindo mais pequenos mimos e se dando o direito de ter pequenas regalias. Além disso, cuidar da saúde é essêncial em qualquer circunstância e não podemos deixar isso de lado", finaliza Magalhães.

História do GOU
Fundado em 2010, o GOU (Grupo Odontológico Unificado), tem como objetivo oferecer o mais alto padrão em tratamentos ortodônticos e clareamento dental de forma personalizada e acessível a toda população. Todos os dentistas da rede GOU possuem especialização em ortodontia e, aliada a metodologia desenvolvida pela rede, garantem o melhor e mais rápido atendimento a um maior número de pacientes. Com sede em Uberlândia, MG, a rede de franquias possui quatro modelos de negócio: para cidades até 20 mil habitantes com investimento inicial a partir de R$ 120 mil; para cidades até 50 mil habitantes com investimento inicial a partir de R$ 220mil; para cidades até 100 mil habitantes, investimento inicial a partir de R$ 260 mil; e acima de 200 mil habitantes com investimento inicial a partir de R$ 300 mil.

Outro produto
Outra empresa reconhecida no setor, é a Alergoshop, marca especializada em produtos hipoalergênicos e responsáveis, tem investimento inicial entre R$140 mil e R$200 mil. A empresa foi fundada em 1993 e foi a primeira empresa no país a entender as reais necessidades das pessoas alérgicas. A rede conta com 15 lojas e mais de 80 itens de fabricação própria, com 10 linhas de produtos que incluem cosméticos, capas antiácaros, desodorantes, hidratantes, protetores solares, repelentes, produtos de limpeza, espaçador, desumidificador, umidificador purificadores de ar entre outros. Em 2012 a empresa decidiu apostar no mercado de franquias e já soma 11 unidades franqueadas, sendo sete no Estado de São Paulo, além de unidades nos Estados Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná e Pernambuco. A Alergoshop não testa seus cosméticos em animais e faz parte da lista oficial da PEA (Projeto Esperança Animal).

Bem-estar
Já a Tudolar Utilidades, é um exemplo de franquia que oferece um formato já testado e produtos capazes de atrair muitos clientes. A rede oferece, principalmente, utilidades domésticas, porém também disponibiliza presentes, ferragens, ferramentas, artigos de informática e decoração, entre outros.

Um dos diferenciais da rede é oferecer 85% de produtos de marca própria, que além de fidelizar o cliente, também torna a reposição de estoque mais fácil e menos custosa, já que o franqueado pode adquirir apenas produtos que estão em falta ou em quantidades menores, direto da fábrica da Tudolar.
Além disso, a franquia apresenta alto potencial de crescimento. No início de agosto, a FecomércioSP divulgou dados sobre o crescimento do varejo, a Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo  apontou que em abril o faturamento do comércio varejista registrou alta de 3,2% em comparação com o mês em 2016. A mesma pesquisa apontou que o faturamento de lojas de departamento, eletrodomésticos, eletrônicos cresceu 6% no período.

Para ser um franqueado da Tudolar Utilidades o empreendedor precisa fazer um investimento inicial de R$ 183 mil. O faturamento médio mensal varia de R$ 50 mil a R$ 80 mil.

Investir em uma franquia pode ser a aposta certeira para começar a empreender, isso porque o modelo de negócios já está formatado e o franqueado pode contar com a experiência e auxílio do franqueador. Além disso, já entra no mercado com a credibilidade da marca perante os consumidores.

História da Tudolar
Sobre a Tudolar Utilidades: A Tudolar Utilidades (http://www.tudolarutilidades.com.br/) é uma rede de franquias que oferece ao cliente uma vasta gama de produtos de diversos segmentos, como: utilidades domésticas, presentes, decorações, limpeza, eletroeletrônicos, ferragens, ferramentas, utensílios de jardinagem, acessórios de higiene pessoal, celulares, informática, entre outros. Com o objetivo de oferecer a seus consumidores soluções práticas para o dia a dia, a Tudolar Utilidades conta com estrutura de distribuição homologada e duas lojas próprias, sediadas na cidade de São José do Rio Preto, onde é possível encontrar produtos modernos, práticos e com preços competitivos para o setor. Com investimento inicial de R$183 mil, a loja tem faturamento médio mensal de R$50 mil a R$80 mil.

Comentários (1)

  • JOBSON MOURA24/08/2017

    Boa Tarde!

    parabéns pela excelente matéria.

    super necessário a sociedade ser informada e instruída sobre o crescimento desse mercado, onde todo aquele que tem em mente ou mesmo planos em desenvolver o seu próprio negócio que muitas vezes esta engavetado por não acreditar por falta de credibilidade do nosso país e estado. Essa matéria veio justamente para contribuir e esclarecer de que ao investir numa franquia seja ela de qual segmento for, havendo foco e dedicação com toda certeza da certa e só cresce em meio a esse crise financeira que nosso país enfrenta .

    Um grande e mais uma vez parabéns pela matéria

Deixe seu Comentário