Manaus, 19 de Novembro de 2018
Siga o JCAM:

Inflação sobe em agosto

Por: Evaldo Ferreira eferreira@jcam.com.br
23 Ago 2017, 15h23

Crédito:Divulgação
Divulgado na manhã desta quarta-feira o índice de inflação do mês de agosto, e houve aumento. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15) registrou alta de 0,35% neste mês, após recuar 0,18% em julho. Ainda assim ficou no piso das estimativas dos analistas do mercado financeiro consultados pelo Projeções Broadcast, que esperavam uma alta entre 0,35% e 0,65%, com mediana positiva de 0,40%.

Essa inflação de 0,35% foi o resultado mais elevado para o índice desde fevereiro, quando a taxa foi de 0,54%, informou o IBGE. No mesmo mês do ano passado, a alta do IPCA-15 havia ficado em 0,45%.
A taxa acumulada em 12 meses desacelerou de 2,78% em julho para 2,68%, o menor patamar desde março de 1999, quando estava em 2,64%. Com o resultado agora anunciado, o IPCA-15 acumula aumento de 1,79% no ano.

"Basicamente esse aumento da inflação de agosto em relação a julho resultou dos efeitos do aumento dos preços dos combustíveis, como resposta ao aumento da carga tributária. Além de uma pressão também advinda do aumento nos preços de energia elétrica", falou ao Jornal do Commercio o economista Ricardo Balistiero, coordenador de Administração do Instituto Mauá de Tecnologia, em São Paulo. Para Balistiero, "essa elevação já estava prevista, uma vez que o mês de julho não captou integralmente a alta dos preços dos combustíveis, ficando para agosto o maior impacto", e completou, "ainda assim a inflação está sob controle,pois as pressões deflacionárias são mais fortes do que as inflacionárias, fazendo com que o índice fique abaixo do centro da meta, que é 4,5%".

Comentários (0)

Deixe seu Comentário