Manaus, 22 de Setembro de 2018
Siga o JCAM:

Equipe da Guiné-Bissau chega a Manaus neste sábado para acompanhar as eleições

Por: Priscila Caldas pcaldas@jcam.com.br
18 Ago 2017, 19h38

Crédito:Divulgação/Assessoria
Uma equipe multidisciplinar da República Guiné-Bissau chega à Manaus neste sábado (19) para acompanhar o processo de preparação das eleições no Estado. A equipe, composta por seis profissionais jurídicos, tem a missão de implementar o sistema eleitoral por meio dos equipamentos eletrônicos no país africano. Durante toda a semana os estrangeiros assistiram às atividades do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

De acordo com informações da assessoria de comunicação do TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas), o TSE solicitou ao TRE que acompanhe a equipe de visitantes que buscam informações sobre a eleição por meio de urnas eletrônicas. O tribunal informou que o governo africano pretende realizar um recenseamento seguido de cadastro eleitoral, por isso tiveram o interesse de saber como funciona o sistema utilizado pelo Brasil.

A equipe estrangeira chega à Manaus no sábado (19) e permanece no Estado até o dia das eleições, no domingo (27). Durante a semana os africanos conhecerão o município de Presidente Figueiredo e podem chegar até Tabatinga. A ideia, segundo o TRE, é apresentar a operacionalização de uma eleição desde o processo de cadastro das urnas, adaptação logística e distribuição aos municípios.

Conforme o TRE, todo o recurso utilizado na viagem e deslocamento da equipe é custeado pelo TSE. O tribunal superior também deverá contribuir com o governo estrangeiro recrutando técnicos brasileiros para ajudar no recenseamento de Guiné-Bissau.



Comentários (0)

Deixe seu Comentário