Manaus, 21 de Novembro de 2018
Siga o JCAM:

Bem-estar e alta produtividade

Por: Antonio Parente aparente@jcam.com.br
14 Ago 2017, 13h55

Crédito:Walter Mendes
No Amazonas desde 1949, o Sesi (Serviço Social da Indústria) tem prestado serviços de apoio fundamental na vida do trabalhador da indústria. As atividades promovem bem-estar e qualidade de vida que atingem as necessidades mais básicas das pessoas, tais como: educação, saúde, lazer, serviço social e cooperação e assistência. De acordo com o presidente da Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas) e diretor-regional, Antonio Silva, o Sesi Amazonas tem por missão contribuir para o fortalecimento, competitividade e o desenvolvimento sustentável da indústria amazonense, promovendo Educação, Saúde e Segurança na Indústria, por meio de programas desenvolvidos aos trabalhadores e seus dependentes.

Em todos esses anos de atuação no Amazonas, uma da atividades da entidade que se destaca são as modalidades de esporte e lazer, que contribuem para a qualidade de vida do trabalhador da indústria e seus dependentes. Segundo o supervisor de promoção e saúde, Antonio Júnior, no clube do Trabalhador do Sesi, zona Leste, são desenvolvidas diversos programas que vão desde atividades físicas à formação esportiva, também abertas ao público em geral, onde cerca de 2 mil pessoas participam nos horários de 6 as 22h de segunda a sexta.

"Temos uma variedade muito grande de atividades de esportes que são Karatê, Jiu-Jitsu, Futsal, Capoeira, Academia, Treinamento Funcional, Hidroginástica , Natação, Tênis de Quadra, Jazz infanto juvenil e adulto, Balé clássico iniciante e experiente, baby class 1, 2, 3 baby class experiente. Além destas temos programas que são realizados dentro da própria empresa que beneficiam todos os trabalhadores e dependentes", disse.

Entre as atividades de formação esportiva o Sesi disponibiliza aulas de karatê, jiu-jtsu, judô, futsal, natação, escolinha de futebol e tênis. Apaixonada por natação, a estudante Letícia Ugalde buscou no esporte, uma oportunidade de equilibrar sua vida social com os estudos. Ela pratica o esporte há dois anos e está competindo pela federação amazonense de natação. "Eu amo nadar e gosto de estar na água. Queria que minhas aulas fossem de domingo a domingo. Quando não nado fico triste e adoro competir", disse ela.

Saúde e bem-estar
Destaque para os Programas e Ações de Promoção da Saúde e Bem-Estar, o engenheiro elétrico, Edmilson Morais da Silva, 57, encontrou no programa alimentação saudável na Indústria, uma oportunidade de melhoria em seu estilo de vida e aumento de produtividade no trabalho. Neste projeto o Sesi disponibilizou profissionais das áreas de nutrição, educação física e psicologia que ajudaram as pessoas a ter uma reeducação alimentar alinhada à atividades físicas. "Todo esse projeto me motivou a trabalhar com mais afinco, produtividade e prazer. Foi importante porque me proporcionou conhecer informações na área nutricional e ajudou a mudar minha visão da parte alimentar", disse ele.

Para o engenheiro o resultado foi positivo pois lhe ajudou a perder de 6 quilos e 7 centímetros de circunferência abdominal, que segundo ele ainda não é o peso ideal por se tratar de um processo a longo prazo. E destacou a estrutura e desempenho dos profissionais que o auxiliaram no alcance de sua meta. "O programa serviu para nos ajudar a ter uma mudança no comportamento alimentar e físico. Isso é um processo até alcançarmos o objetivo final que é ter qualidade de vida e ter um aumento de produtividade no trabalho. Isso pra mim foi muito bom porque consegui ter o resultado prático na minha vida. Além de me estimular a seguir no programa, o Sesi ofereceu um grupo de profissionais altamente capacitados e comprometidos a nos ajudar", disse.

Atividade funcional
Outra atividade oferecida pelo Sesi que o trabalhador da indústria e o público em geral usufruem, são as atividades funcionais da academia. Com a rotina de trabalho do dia a dia e responsabilidades da família para serem cumpridas, a técnica em administração Cristina Silva, 42, buscou na prática regular dos exercícios nas aulas físicas da academia, uma excelente forma de prevenção e controle de doenças físicas causadas pela rotina de trabalho.

"As atividades na academia tem contribuído de forma muito fantástica no cuidado com a minha saúde. O ambiente e as aulas têm proporcionado disposição e qualidade de vida. Nos sentimos bem com as aulas e o ambiente. A estrutura do Sesi é ótima para se divertir com dança, porque cuidamos do corpo com alegria e temos a orientação de ótimos professores que tornam o ambiente bastante alegre. Porque não basta gostar apenas das atividades físicas é necessário gostar de estar lá dentro. E as aulas na academia ajudou a melhorar minha saúde e desempenho no trabalho", disse. O Sesi disponibiliza também avaliação física "in company" que é realizada nas fábricas e utiliza-se da ferramenta de Bioimpedância.


Clube da caminhada:
Preparatório para caminhadas e corridas, por meio de avaliação física, exercícios educativos e funcionais específicos para a modalidade, visando o aprimoramento técnico e condicionamento físico. A modalidade esportiva pode acontecer in company ou nas dependências do Sesi.

Circuito de promoção da saúde na indústria:
Conta com uma equipe multidisciplinar que ajuda individualmente cada colaborador. Com o apoio de um fisioterapeuta, que realiza uma avaliação postural; um educador físico, que mensura o IMC (Índice de Massa Corporal) e o orienta de forma personalizada sobre os benefícios da atividade física regular; além de um Nutricionista que realiza um aconselhamento nutricional, o trabalhador possuirá inúmeras informações para melhoria de sua saúde e qualidade de vida.

Jogos recreativos:
Organização de jogos, gincanas e provas recreativas para eventos coorporativos customizados com o tema do evento.

Organização de eventos esportivo:
Organização de Eventos esportivos para a indústria com diversas opções para o trabalhador como: campeonatos esportivos e corridas.

Sesi ginástica na empresa:
Estimula hábitos saudáveis, por meio das práticas de exercícios de aquecimento, alongamento, flexibilidade, coordenação, respiração e relaxamento, atuando preventivamente em relação a várias doenças que atingem milhares de trabalhadores brasileiros.

"Proporcionar mellhoria na qualidade de vida do trabalhador do comércio". É com essa missão que o Sesc (Serviço Social do Comércio) atua há 69 anos no Estado do Amazonas. Instituição de caráter privado e sem fins lucrativos, o Sesc tem como objetivo contribuir para o bem-estar e instrução dos comerciários. Os principais serviços oferecidos pela entidade estão nas áreas de saúde, educação, cultura, esportes e lazer. Que atendem principalmente a trabalhadores de
baixa renda.

O Sesc foi criado em um momento sensível da economia mundial onde o Brasil estava transformando-se em um país urbano, explica o presidente da Fecomércio-Am, Roberto Tadros. "Nesse período percebeu-se a necessidade de ter mão de obra qualificada. Tendo essa mão de obra qualificada, surgiu o Sesc para dar esporte, cultura, lazer e instrução para os trabalhadores onde as famílias poderiam se encontrar em um espaço de lazer, praticando esportes e exercícios físicos de saúde a baixo custo",
afirma Tadros.

Com uma ampla estrutura, a entidade possui sedes em Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Tefé, Coari, Maués e Manacapuru. Em Manaus, possui unidades no Centro, Cidade Nova e seu balneário, localizado no bairro Planalto, zona Centro-Oeste.

O balneário do Sesc no Campos Elíseos (zona Oeste) conta com um amplo espaço verde que possui um centro de educação infantil e um parque aquático com duas piscinas, correntezas, tobogãs e outros atrativos. Lá são realizadas atividades de esportes e lazer, onde a entidade promove e incentiva campanhas para praticantes de exercícios físicos com ações que visam o combate contra o sedentarismo. Entre os eventos realizados destacam-se a Meia Maratona Sesc de Revezamento, Dia do Desafio Move Brasil, Copa Sesc de Futsal, Ciclo Sesc e o Circuito Nacional de Triathlon (Etapa Manaus).

Comentários (0)

Deixe seu Comentário