Manaus, 14 de Novembro de 2018
Siga o JCAM:

Capacitação profissional reconhecida no AM

Por: Cíntia Valadares
11 Ago 2017, 19h47

Crédito:Walter Mendes
Assim como nos demais estados brasileiros, Senai e Senac fazem parte da história de crescimento do Amazonas, isso porque ambas as instituições ao longo destes anos formaram milhares de profissionais para o mercado de trabalho no Estado. Mão de obra qualificada que atua não somente no Polo Industrial de Manaus, mas também no comércio, nas áreas da saúde, beleza, gastronomia, moda, construção civil, entre outras. De acordo com informações da instituição, ao longo dos seus 60 anos o Senai formou 700 mil profissionais para o mercado de trabalho no Amazonas. Já o Senac que se instalou no estado há 70 anos, e colocou no mercado aproximadamente 641.283 profissionais.

Na indústria
O Senai foi criado para promover um ensino profissional capaz de responder às demandas e aos desafios do desenvolvimento industrial, contribuindo com o plano estratégico da economia nacional e estadual.

No Amazonas, a instituição começou a atuar em Manaus como Delegacia Regional, pois a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas seria criada apenas em 1960, e somente em sendo assim ela iniciou como Departamento Regional do Senai Amazonas em 1962, inicialmente foram trazidos para o estado três cursos de aprendizagem industrial: Marcenaria, Carpintaria e Mecânica de Manutenção Geral, programação destinada para jovens e adolescentes com idade entre 14 a 24 anos, contudo com o crescimento populacional, isso logo mudou.

A instituição conta hoje com quatro Escolas Senai na capital (Escola Senai Antônio Simões, Escola Senai Demóstenes Travessa, Escola Senai de Ações Móveis e Comunitárias, e Escola Senai Waldemiro Lustoza) as três primeiras localizadas no Distrito Industrial 1, e a última no bairro Cachoeirinha - onde tudo começou. O Senai Amazonas também possui no Centro Integrado do Trabalhador Sesi Senai Dolores Rodrigues Garcia (CIT), no bairro Alvorada 1, um núcleo de moda e criatividade com cursos no segmento de confecção do vestuário, e uma unidade em Parintins, a Escola Sesi Senai Padre Francisco Luppino, em Parintins que oferece qualificação profissional em vários segmentos produtivos.

O Senai ainda funciona no interior do Amazonas com três Agências de Treinamento Senai, instaladas nos municípios de Coari, Iranduba e Itacoatiara, e por meio das ações itinerantes desenvolvidas por quatro carretas e pelos dois Barcos-Escola Senai Samaúma. Toda essa infraestrutura de escolas, agências e unidades móveis desenvolvem a educação profissional no Amazonas e nos Estados circunvizinhos, banhados pelos rios da Região Norte, dando acesso a formação profissional para o povo amazônida.

Dos 26 setores industriais do Amazonas, o Senai atende a 23 segmentos, ofertando mais de 200 cursos em sua programação em áreas distintas como alimentos, automação, construção civil, eletroeletrônica, gás, informática, metalomecânica, plástico, refrigeração, segurança no trabalho, soldagem, telecomunicações, moda e criatividade, transporte e gestão.

No comércio
No Amazonas a primeira unidade instalou-se em Manaus em 25 de fevereiro de 1973 inicialmente ofertando os cursos de Aprendizagem Comercial. Inicialmente, a instituição se instalou na capital com a unidade Senac Centro - Centro de Formação Educacional Fernando Alfredo Pequeno Franco, que oferecia apenas cursos voltados ao comércio.

O Senac é uma empresa com mais de 70 anos no mercado Amazonense, que oferece cursos de qualificação, aperfeiçoamento, cursos técnicos, graduação e pós-graduação, nas modalidades presenciais e a distância.

Atualmente a instituição possui 10 Unidades Educacionais, entre Centros de Educação Profissional, Centros Especializados, Restaurante Escola e Laboratórios de Beleza - instalados em Manaus e nos municípios de Manacapuru, Itacoatiara, Parintins, Coari e Tefé, futuramente Maués. Em Manaus as Unidades Senac Centro , Darcy Vargas e Cidade Nova. Além disso, o Senac-AM conta com quatro Unidades Móveis (Fluvial e Terrestres), são elas: Carreta de Turismo e Hospitalidade, Carreta de Informática, Carreta de Beleza e Balsa Escola.

Fazem parte da grade de cursos do Senac cursos nos segmentos de beleza, saúde, turismo, hospitalidade, Informática, comunicação, gestão, Negócios, artes, idiomas, lazer, meio ambiente, moda, tecnologia educacional, segurança, conservação, zeladoria e design. Destacando alguns cursos de qualificação, com carga horária acima de 160h:
Costureiro, cabeleireiro, manicure e pedicure, cozinheiro, garçom, porteiro e vigia, barbeiro, depilador, massagista, operador de computador, salgadeiro, maquiador.

De acordo com Fabíola Bichara, gerente de negócios e produtos educacionais, o Senac tem como missão educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo.

"Nós oferecemos as melhores soluções em educação profissional, que vai desde a aprendizagem comercial aos cursos de nível superior, além disso, somos uma instituição reconhecida pelas empresas do Amazonas", comentou Fabíola.

Avanços no Ensino Profissional
Inovando sempre, o Senac trouxe para o estado a Faculdade de Tecnologia do Senac Amazonas, que iniciou suas atividades em fevereiro deste ano. A Faculdade Senac Amazonas integra a Rede Nacional de Educação a Distância, oferecendo desde 2012 cursos de Pós-Graduação na Modalidade a distância. São mais de 25 cursos de especialização distribuídos nos segmentos de educação, gestão, tecnologia da informação, produção de alimentos, turismo e saúde. Conta ainda com polos de apoio presencial nos municípios de Coari, Tefé, Itacoatiara, Parintins e Manacapuru, (Somente para os cursos de Pós Graduação).

Inicialmente, a instituição começou suas atividades com a oferta do curso de graduação tecnológica em Gastronomia, o curso tem duração de 2 anos. Em agosto deste ano a Faculdade Senac Amazonas passou a ofertar cursos de Graduação também na modalidade de Educação a distância, somente na capital. Em Manaus o polo presencial da faculdade está localizada na Rua 10 de julho, 11 - Centro.

Segundo Fabílo Bichara, a matriz curricular dos cursos foi organizada de maneira a permitir ao aluno a aquisição de competências profissionais, a compreensão do processo tecnológico e incentivando o desenvolvimento da capacidade empreendedora.

"Durante o processo de formação o aluno receberá certificações intermediárias objetivando sua atualização com o mundo do trabalho e articulação da teoria com a prática, possibilitando a aquisição de competências profissionais", explicou a gerente.

Novidades
Em 2018 a Faculdade Senac ofertará novos cursos: Tecnologia em Logística, Tecnologia em Processos Gerenciais (Administração), Tecnologia em Design Gráfico, Tecnologia em Marketing, todos com duração de 2 anos e Tecnologia em Estética e Cosmética com duração de 2 anos e meio, todos presenciais.

Comentários (0)

Deixe seu Comentário