Manaus, 22 de Setembro de 2018
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PROCON-AM constata irregularidades em fiscalização na cobrança de bagagens em Manaus

Por: Da Redação
28 Jul 2017, 18h00

Crédito:Divulgação/Assessoria Procon
A Secretaria de Executiva de Proteção e orientação ao Consumidor (Procon Amazonas realizou nesta sexta-feira (28), uma blitz para fiscalização da cobrança de bagagens no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Foram constatadas diversas irregularidades.

A Secretária Executiva de Estado do PROCON AMAZONAS, Rosely Fernandes, afirmou que foram constatadas distorções em todas as companhias aéreas nacionais e estrangeiras em operação no aeroporto . " Verificamos situações como falta de informação sobre a cobrança da bagagem despachada, dimensões da mala que não estão sendo informadas com os respectivos preços, ausência no atendimento preferencial e do Código de Defesa do Consumidor nos guichês e balcões das companhias", disse a Secretária.

Rosely Fernandes também orienta o consumidor a pesquisar sobre os critérios utilizados pela companhia pela qual irá viajar, para cobrança de bagagem despachada. Se for comprar a passagem pela internet, é importante fazer o print de todas as informações fornecidas e denunciar ao PROCON/AM no caso de alguma irregularidade.

Além da questão ligada à cobrança de bagagem despachada, os fiscais do Procon Amazonas também fiscalizaram outros estabelecimentos localizados no aeroporto, lavrando autos de constatação pelas seguintes irregularidades: 5 autos de constatação pela ausência da placa da lei do troco; 5 autos pela ausência da placa 0800 092 1512 (contato do Procon Amazonas); e 1 auto de constatação pela ausência de exemplar do Código de Defesa do Consumidor.

A blitz foi realizada pelos órgãos de defesa do consumidor nos aeroportos de todo o País, com o objetivo de verificar a disponibilidade de informações específicas, claras e objetivas em relação às novas regras da resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil ( ANAC).

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