Manaus, 24 de Setembro de 2018
Siga o JCAM:

TRE-AM distribui urnas ao interior do Estado

Por: Priscila Caldas pcaldas@jcam.com.br
11 Jul 2017, 18h55

Crédito:Divulgação
O TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas) iniciou nesta semana a distribuição de cerca de 7,5 mil urnas que deverão atender ao pleito eleitoral no interior do Estado. Os equipamentos serão encaminhados a dez municípios polos, onde receberão carga, ou seja, o cadastro dos candidatos ao pleito, e posteriormente serão enviados às comunidades mais próximas. O trabalho conta com atuação de aproximadamente 52 servidores do tribunal.

O diretor do TRE-AM, Messias Andrade, explica que o cronograma para o transporte das urnas foi adiantado com o intuito de concluir os trabalhos em menor tempo e garantir providências em caso de imprevistos. As urnas embarcaram rumo aos dez municípios considerados como polos no Amazonas que são: Itacoatiara, Parintins, Manacapuru, Tefé, Eirunepé, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Maués, Benjamin Constant e Coari.

Segundo Andrade, ao desembarcarem nos municípios polos, os equipamentos receberão carga (registro eletrônico dos candidatos) por meio de audiência pública que contará com a participação dos representantes dos partidos políticos, de autoridades da justiça como promotor e juiz, e ainda com a presença da população residente no local.

"Uma equipe do tribunal dá carga à urna, inserindo os candidatos e os eleitores do local. Uma semana antes do pleito as urnas são encaminhadas aos locais de votação, incluindo as comunidades mais distantes", disse.

Os equipamentos também serão enviados a mais quatro municípios polos que são: São Gabriel da Cachoeira, Lábrea, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva. A partir dessas cidades as urnas também serão distribuídas, após a carga, para as comunidades mais próximas.

De acordo com Andrade, a segurança está garantida para o dia 6 de agosto com reforço das forças militares e efetivo da PF (Polícia Federal) em todos os municípios. "Todos os agentes serão encaminhados a partir de Manaus para o interior do Estado para não comprometer o efetivo policial dos municípios. Temos que garantir a segurança dos locais de votação", informou.







Comentários (0)

Deixe seu Comentário