Manaus, 22 de Novembro de 2018
Siga o JCAM:

Seminovos têm expansão de mercado

Por: Cíntia Valadares cvaladares@jcam.com.br
09 Jun 2017, 14h03

O Amazonas registrou alta nas vendas de veículos seminovos no mês de maio. Os dados foram apresentados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição dos Veículos Automotores), considerando todos os segmentos automotivos -automóveis, comerciais leve, caminhões, ônibus, motocicletas, implementados rodoviários e outros veículos -a pesquisa tem como base comparativa as vendas do setor no mês de abril.

No segmento de automóveis seminovos, o crescimento foi expressivo no mês de maio com venda de 1.520 unidades, contra 1.288 em abril, uma alta de 18,01% sobre o mês anterior. No setor de caminhões, o mês de maio registrou 20 vendas, contra 9 em abril. As vendas de motocicletas também registraram alta. Em maio foram vendidas 1.206 unidades, contra 972 do mês anterior. Comerciais leves venderam 547 em maio, diferentemente de abril quando foi registrada apenas 380 unidades vendidas. Os implementos rodoviários também mostraram alta, com 10 unidades em maio, contra 3 em abril. No setor de ônibus, o mês de maio registrou 4 vendas, contra 2 no mês anterior.

Os números mostram que o setor está se recuperando mesmo em meio a recessão. Segundo Maiquel Loiola, gerente de vendas do setor de seminovos da Braga Veículos, as vendas cresceram bastante no Amazonas, contudo, se comparado com anos anteriores, o aumento ainda é pequeno. "Nós já tivemos resultados bem melhores, mas com a queda das vendas esse aumento é como se o mercado estivesse tomando fôlego novamente", comentou.

O gerente informou ainda que houve aumento na venda de carros novos, o que colocou muitos carros usados no mercado, tendo em vista que a maioria dos compradores acabam usando o carro antigo como entrada na compra do novo. "Esse processo é bom porque chegam carros usados em ótimas condições para revenda, daí temos mais opções para os clientes. Temos clientes que não tem condições de manter um carro zero, com isso, eles optam pelo seminovo e também aqueles que querem um carro na linha premium mas que não tem condições de comprar um modelo zero e acabam optando por um veículo premium usado, esse é o perfil dos clientes de seminovos", informou Loiola.

No setor de caminhões, exatamente por perceber a importância e o crescimento no mercado de seminovos, o Grupo Tracbel criou, a partir de janeiro desse ano, uma estrutura dedicada para atuar no mercado de seminovos tanto de caminhões quanto de equipamentos.

Segundo a assessoria da empresa, através de análises internas a Tracbel, estima um crescimento de 23% no mercado de caminhões seminovos no Estado do Amazonas, comparando o acumulado de 2017 até abril, ao acumulado do mesmo período do ano passado. De acordo com o grupo, percebe-se também uma grande concentração da cidade de Manaus, responsável por aproximadamente 85% do número de vendas de todo o Estado.

Índices Nacionais
As vendas de veículos usados aumentaram 24,8% em maio em todo o país. Os dados foram divulgados pela Fenabrave. De acordo com o levantamento apresentado, em maio foram realizadas 1.273.117 unidades, sendo que em abril esse número foi de apenas 1.020.115. Se comparado ao mesmo mês no ano passado, um aumento significativo, tendo em vista que o crescimento foi de apenas 16,42% em maio/2016.

No acumulado do ano - janeiro a maio -o mercado de usados apresentou alta de 8,37% no comparativo com o mesmo período do ano passado. Ao todo, foram transacionadas 5.518.426 unidades em 2017, diferente de 2016, que foram vendidos 5.092.002 veículos.

Segundo o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, a tendência da recuperação da economia vem se firmando, mesmo em meio a um ambiente político incerto. "A economia voltou a crescer após oito trimestres seguidos de queda", comentou, se referindo ao aumento de 1% do PIB (Produto Interno Bruto), no primeiro trimestre, em comparação com o último de 2016.

Comentários (0)

Deixe seu Comentário