Manaus, 18 de Setembro de 2018
Siga o JCAM:

Mudanças estratégicas no secretariado

Por: Priscila Caldas pcaldas@jcam.com.br
11 Mai 2017, 13h56

O governo do Estado retoma hoje o cronograma de pagamentos de servidores e fornecedores, após o desbloqueio das contas públicas por parte do TCE-AM (Tribunal de Contas do Estado do Amazonas). O governador interino, David Almeida (PSD) ainda deverá anunciar, nesta quinta-feira (11) a relação final com os nomes dos novos secretários que farão parte da administração estadual. Na tarde de ontem, Almeida fez as primeiras substituições em pastas estratégicas como a Seduc (Secretaria de Estado de Educação), Susam (Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas) e Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda).

Durante visita ao TCE, na tarde de ontem, o governador reconheceu que a medida cautelar tomada pelo Tribunal de Contas foi acertada, uma vez que as transferências realizadas geraram dúvidas nos órgãos de controle. Almeida foi ao tribunal para pedir ajuda à corte para garantir que todas as atividades sejam realizadas legalmente. "Vim aqui para pedir o apoio do Tribunal de Contas para minha gestão. Vou precisar dos técnicos que tem aqui. Quero acertar e sei que o TCE é fundamental nisso. Quero ser orientado. Tudo está dirimido e tudo será devidamente esclarecido", disse. "As contas já foram desbloqueadas e dentro de uma programação, que será retomada nesta quinta-feira, faremos os pagamentos devidos. Os despachos acontecerão sempre às terças e quintas-feiras, semanalmente", complementou.

O presidente do TCE, Ari Moutinho Júnior, enfatizou que no momento em que o país e o Estado vivenciam uma instabilidade econômica e política, o órgão de controle deve tomar a frente da situação para precaver situações piores, no que se refere às contas públicas. "O Amazonas precisa de unidade para vencer esse momento de crise. Não podemos, como órgão fiscalizador e de controle, nos furtar de estarmos à frente nessa situação, que poderia ter sido caótica. Quando o Ministério Público se pronuncia é com o intuito de prevenir situações piores", disse.

Após o encontro, o governador interino adiantou algumas mudanças no quadro do secretariado estadual. Na Susam, o novo secretário será Wander Alves, que é diretor de um hospital da rede particular na cidade. Na Seduc, quem assume é o professor Arone Bentes, do Ifam (Instituto Federal do Amazonas). A Sefaz também terá substituição, onde Jorge Jatahy deixa o cargo e dá lugar ao ex-secretário executivo do Tesouro, Francisco Arnóbio.

A Sepror (Secretaria de Produção Rural do Amazonas) terá o ex-prefeito de Humaitá, Dedei Lobo, como novo gestor. "Ele está entre os administradores mais reconhecidos. Recebeu premiações internacionais, é um prefeito empreendedor e técnico", destacou o governador.

Outra pasta que contará com a atuação de um ex-prefeito é o Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas), onde Lúcio Flávio do Rosário, ex-prefeito do município de Manicoré, será o novo diretor-presidente.

Na terça-feira (9), David Almeida informou a substituição do jornalista Amaral Augusto pelo jornalista Cláudio Barbosa, como titular da Secom (Secretaria de Comunicação do Amazonas).

Conforme o governador, os nomes que serão mantidos nas respectivas pastas são: Sérgio Fontes, na SSP-AM (Secretaria de Segurança Pública do Amazonas); Fabrício Lima na Sejel (Secretaria de Estado do Esporte, Juventude e Lazer); Robério Braga na SEC (Secretaria de Estado de Cultura); Francisco Pacífico, na Casa Civil; Américo Gorayebe na Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura).
A secretária do Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas), Ana Eunice Aleixo, deixará o comando da pasta.

O novo nome será definido até sexta-feira (12). Da mesma forma, o FPS (Fundo de Promoção Social) também terá novo gestor. O nome também será definido. "Pedi a ex-primeira-dama Edilene Gomes que permanecesse no cargo mas ela recusou", disse Almeida. O governador interino deverá anunciar novas mudanças hoje, às 10h na sede do governo.

Comentários (0)

Deixe seu Comentário