Manaus, 20 de Setembro de 2018
Siga o JCAM:

Secretarias unidas contra o desemprego

Por: Jefter Guerra jguerra@jcam.com.br
29 Abr 2017, 21h14

Apesar da crise econômica apontar um grande índice de desemprego em todo país, aqui no Amazonas as secretarias de trabalho das redes municipal e estadual estão cada vez mais buscando mudar este cenário.

As propostas dos órgãos, Setrab/AM (Secretaria de Estado do Trabalho) e Semtrad (Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social) é única, ofertar uma política pública para a qualificação e capacitação de pessoas que buscam sair do índice de desemprego das áreas urbanas e rural do Estado.

De acordo com Secretário da Setrab, Breno Viana Ortiz, só nos primeiros meses do ano, a secretaria já atendeu mais de 30.000 trabalhadores, com os serviços de emissão de Carteira de Trabalho e do Artesão, Seguro desemprego, cadastro no Sine e colocação no mercado de trabalho.

A Secretaria, por intermédio do Sine/AM, disponibiliza vagas de qualificação profissional através do programa Pronatec- trabalhador.

Viana informa que ainda nos meses de maio e junho, respectivamente a secretaria irá inaugurar mais duas unidades Sine/AM, no Shopping Leste e no shopping Parque Dez Mall, além da reativação dos postos de Itacoatiara e Coari. "E também temos uma programação anual de ações itinerantes, levando os serviços do Sine/AM, bem como convidando parceiros para oportunizar ao trabalhador serviços que vão desde acesso ao crédito, bem como serviços médicos odontológicos dentre outros", ressalta o secretário.

Cadastro Sine
Para entrar no processo seletivo, o candidato precisa se cadastrar no Sine/AM. "E, após o cadastro, o perfil dele é cruzado com o perfil da vaga ofertada, caso ele possua os critérios exigidos pela vaga, o mesmo é encaminhado para concorrer".

Viana reforça que a Setrab possui uma programação anual de ações itinerantes, que objetiva levar os serviços do Sine/AM, bem como convidando parceiros, para oportunizar ao trabalhador serviços que vão desde acesso ao crédito, serviços médicos odontológicos e outros.

Com 80 funcionários para melhor atender o trabalhador, a Setrab fica localizada na avenida Joaquim Nabuco, 919 -Centro de Manaus.

Semtrad
Já a Semtrad, busca na qualificação profissional e na parceria público-privada como um dos pilares para gerar emprego e renda para a população manauara. 'Neste sentido, nossas políticas públicas têm se voltado para três eixos: a qualificação, que prepara o trabalhador para a atividade profissional; o empreendedorismo, que oferece oportunidades de renda e de emprego -e aí incluímos também a economia solidária, com atividades voltadas aos artesãos; e trabalho e emprego como a ponta final nos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sines municipais)", informa a Secretária da Semtrad, Ananda Carvalho.

Em quatro meses de atuação, somente este ano, a Semtrad já realizou diversos cursos, em sua maioria com parcerias público-privadas como Sebrae, Senac, Senar, Sesi, Junior Achievement, Instituto Coca-Cola, Rede Cidadão e outros.

Entre as ações realizadas pela secretaria estão: Qualificação profissional e empreendedora; Apoio, fomento e orientação ao empreendedor; Apoio à economia solidária ; e Sistema Nacional de Emprego.

Curso/Qualificação
Entre os cursos oferecidos pela secretaria estão: Jornada Empreendedora (um ciclo para jovens que nunca abriram um negócio próprio; e o segundo ciclo para aqueles que já têm vivência empreendedora); Comunicação e Tecnologia; Marketing e vendas; Cooperativismo;

Associativismo; Administração Rural; Gestão, Comercialização e Valorização do Produto; Varejo Alimentar; Garçom e Garçonete; e Educação de Jovens e Adultos
"Com estes cursos, formamos mais de 400 pessoas em Manaus e zona rural, a custo zero para os cofres públicos, somente em 2017. No segundo semestre de 2016, nos mesmos moldes, capacitamos cerca de 1.2 mil pessoas", explica Carvalho

Projetos
Entre os projetos mais relevantes desenvolvido pela Semtrad neste ano, a secretária aponta o Manaus Mais Empreendedora, que contempla ações de cunho transversal e não apenas da secretaria. "Em linhas gerais, o programa foca na capacitação de novos empreendedores, abertura de novos negócios e fomento empreendedor. E também estamos trabalhando fortemente no pilar de fomento ao empreendedorismo. A geração de emprego e renda é uma consequência da atividade empreendedora e econômica do Estado", diz a secretária.

O Sine Manaus tem uma equipe de captação de vagas, ou seja, de postos de empregos junto ao setor privado. Essa equipe trabalha diariamente como um "caça oportunidades" para os trabalhadores da capital. "A partir do momento em que captamos novas vagas, essa informação é publicada no sistema Mais Emprego, onde o trabalhador pode consultar online e até solicitar a carta de encaminhamento em tempo real ou ir até nossos postos, caso não tenha acesso à internet. E com a vaga aberta, nossa equipe de intermediação de mão de obra, consultará os perfis cadastrados no nosso banco de dados que estejam de acordo com a necessidade da empresa contratante. São selecionados pelo menos 3 candidatos para cada vaga aberta. Os aptos são encaminhados para que a empresa contratante faça a seleção final".

Processo Seletivo
Para participar dos processos quando tiver vagas em seu perfil, os trabalhadores devem fazer seu cadastro no Sine, portando, os seguintes documentos: RG,CPF, CTPS, comprovante de escolaridade, comprovante de residência, certificado de reservista (para homens).

Atividade Semtrab
Entre as atividades sob a responsabilidade da Semtrad está a operação do Sine Municipal -Sistema Nacional de Emprego -para a qual temos 2 postos de atendimento, com os serviços de emissão de carteira de trabalho, entrada no seguro desemprego, cadastro e intermediação de mão de obra ao mercado de trabalho, devidamente autorizados pelo Ministério do Trabalho. Os candidatos a novos postos de trabalho podem acessar esses serviços por vários canais:
-www.maisemprego.mte.gov.br: pré-cadastro e consulta de vagas;
-Em nossos postos, levando os documentos necessários para cada tipo de serviço das, 7h às 13h, de segunda a sexta.

Endereços
3 Sine Galeria Espírito Santo: somente para primeira e segunda vias da Carteira de Trabalho. Das 7h às 13h. O posto fica na esquina das ruas 24 de Maio e Joaquim Sarmento, no Centro.
3Sine Manaus Cidade Nova: para emissões de carteira de trabalho, seguro-desemprego, cadastro para vagas de emprego. Das 7h às 13h, na rua Max Teixeira, 3551, na Cidade Nova.
Semmasdh: somente às sextas-feiras para emissão de carteira de trabalho. Das 7h às 13h, na avenida Ayrão, esquina com a rua Ferreira Pena s/n°, no Centro.

- Informações e dúvidas no nosso Call Center 3215-4720
- E nos mutirões de cidadania ou projetos específicos, como o Prefeitura + Presente, onde montamos postos de atendimento do Sine para cadastro e emissão de CTPS.

Comentários (0)

Deixe seu Comentário