Manaus, 22 de Setembro de 2018
Siga o JCAM:

Sesc inaugura Programa Mesa Brasil

Por: Jefter Guerra jguerra@jcam.com.br
25 Abr 2017, 13h48

O Sesc (Serviço Social do Comércio) inaugurou, nesta segunda-feira (24), o primeiro banco de alimentos da região Norte de iniciativa privada.

Ao funcionar na sede do Programa Mesa Brasil no Amazonas, no balneário José Ribeiro Soares (Sesc Balneário), zona Centro-Oeste de Manaus, o espeço receberá o nome de "Banco de Alimentos Ubaldino Meirelles da Silva", em homenagem ao funcionário autárquico e político brasileiro, cuja trajetória é composta de intensas conquistas e contribuições para o desenvolvimento do Estado.

Aos 83 anos Ubaldino Meirelles agradece ao Serviço Social pela homenagem que, através de sua carreira política como deputado federal, trabalhou e lutou pelo Setor Privado. "Acredito que esse espaço tem a finalidade também de receber a produção rural de agricultura familiar plantado e colhido pelo trabalhador e caboco amazonense. E, através do Programa Mesa Brasil, será feita uma redistribuição gratuita de alimentos para as entidades de vários municípios. E por isso, acredito que seja uma grande realização do presidente José Roberto Tadros e seus conselheiros em ter a ideia de construir esse programa de alto efeito social", disse ele.

Já para o presidente Nacional da Fecomércio, José Roberto Tadros, a homenagem ao político se deu pelo grande apoio que ele deu a projetos e ações da Federação. "Ubaldino Meirelles foi sempre um parceiro do Sistema quando político e mesmo depois, sempre apoiou todos os nossos projetos. Em Parintins, sua cidade natal, sempre foi ao nosso encontro em nossas atividades por lá. Então, nada mais justo que homenageá-lo dando o seu nome a este espaço", garantiu.

E sobre o Mesa Brasil, Tadros disse que o programa tem uma importância Nacional. "Imagina termos a oportunidade alimentar aquelas pessoas, através de apoio de restaurantes e da própria Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), que recolhem os alimentos que eram descartados e hoje vão parar na mesa de quem precisa. Isso através de um acompanhamento nutricional feito pelo Mesa Brasil que os ensinam a reaproveitarem os alimentos que eram jogados fora, e aproveitado de uma forma saudável e nutricional", salienta o diretor.

Somente no trimestre de 2017, já foram arrecadas e distribuídas pelo Programa Mesa Brasil mais de 1.860 toneladas de alimentos, beneficiando muitos amazonenses.

O Programa
O Programa Mesa Brasil é uma iniciativa nacional do Sesc, inspirado em ações de colheitas de alimentos do Departamento Regional de São Paulo. No Amazonas, a Administração Regional do Sesc integrou-se a esta importante ação social, lançando o Programa no dia 22 de setembro de 2003. Ao longo de 13 anos de atuação, inúmeras ações foram realizadas, tanto no campo nutricional quanto no social, com o objetivo de combater a fome e o desperdício, além de garantir às instituições sociais e pessoas atendidas o acesso à alimentação segura, à geração de renda e melhor qualidade de vida.

A evolução do programa, incluindo seus indicadores e ampliação das atividades, demandaram a construção de um espaço próprio para o Mesa Brasil no Estado. A nova sede dispõe de 1.296m² de área construída. Composta por dois andares, a área abrigará as atividades administrativas e um espaço maior para o recebimento, armazenamento e distribuição de alimentos; também incluindo câmera frigorífica e área para a higienização de alimentos, equipamentos e veículos.

A infraestrutura conta com sala de atendimento às instituições e doadores, uma cozinha-escola e sala de treinamento apropriada ao desenvolvimento de cursos, oficinas e palestras que estimulem práticas de alimentação saudável, aproveitamento integral de alimentos e a geração de renda. Com a nova sede em operação, a previsão é que haja um aumento entre 6 e 8% no quantitativo de doações e, proporcionalmente, do número de atendimentos.

Para se ter uma ideia da importância e dimensão desse trabalho, o Mesa Brasil Sesc Amazonas distribuiu, nesses 13 anos, mais de 21 toneladas de alimentos no Estado. Somente em 2016, foram arrecadas e distribuídas mais de 2,8 toneladas de alimentos, beneficiando mais de 583 mil pessoas. Dados que reforçam que o Mesa Brasil é o resultado da ação conjunta entre o Sesc, doadores, parceiros, instituições sociais e voluntários que, juntos, consolidam este compromisso social e formam uma grande rede de solidariedade.

Sobre o Mesa Brasil
Buscar onde sobra e entregar onde falta. Assim atua o Programa Mesa Brasil Sesc, que funciona como uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício no Brasil. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social.

Trata-se de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos. Mais de 39 toneladas de alimentos foram distribuídas no ano de 2016, no Brasil, beneficiando a 6.077 instituições cadastradas no Programa. Diariamente, cerca de 1,7 milhão de pessoas são atendidas de Norte a Sul do país.

Comentários (0)

Deixe seu Comentário