Manaus, 19 de Setembro de 2018
Siga o JCAM:

Franquia de Academia Washington cresce 30% em procura

Por: Jefter Guerra jguerra@jcam.com.br
05 Abr 2017, 19h37

Enquanto pequenas, médias e grandes empresas fecharam as portas nos últimos dois anos, o setor de franchising faturou mais de R$ 150 bilhões no ano passado. Além disso, especialistas acreditam que o segmento vai crescer mais 10% em 2017.

A recessão da economia brasileira causou uma série de entraves entre empresas, indústrias e consumidores. Foram 1,8 milhão de empresas fechadas em 2015, segundo a Neoway, consultoria especializada em inteligência de mercados. Somente no primeiro semestre do ano passado, o número de falências decretadas subiu 11,3%. E não para por aí, nesse mesmo tempo, os pedidos de recuperação judicial e recuperações judiciais deferidas aumentaram 113,5%.

Na contramão da crise, o setor de franquias cresceu 9,2% no primeiro trimestre de 2016 e faturou mais de R$ 150 bilhões no ano, o que representa aumento de 8,3% em relação a 2015. Para esse ano, e para os próximos cinco anos, a previsão é continuar em expansão. Segundo estudo da ABF, o crescimento vai variar de 7% a 9% em 2017.

Inaugurada em janeiro 2015, a Academia Washington Franchising está em seu terceiro ano em Manaus. E para falar sobre o crescimento da empresa na capital Amazonense, o diretor da escola de idiomas, Fabiano dos Santos Bahia, revela que houve um avanço significativo de 30% em número de matrículas em comparação ao mesmo período do ano passado. "Mesmo assim, o curso de Idiomas no Amazonas está muito abaixo da média em relação as outras capitais, pois o inglês deixou de ser um diferencial e hoje é uma obrigação, mas a maioria da população só percebe isso ao perder oportunidade justamente por não ter o idioma no seu curriculum".

Atualmente a Academia Washington Franchising possui 120 alunos, além de parcerias com Abrasel, Sindicato dos Bancários, Escola Santa Doroteia, Instituto Adventista de Manaus, Atlética Atenas etc.
Para seus alunos, Academia oferece uma metodologia moderna e eficaz, com foco na conversação e 100% em inglês desde o público Kids. "Sem dúvida nosso diferencial é fazer nosso aluno ter prazer em vir pra aula", finaliza Bahia.

BRCondos
A grande pergunta é: o que faz com que a taxa de mortalidade média das pequenas empresas seja de 85% nos primeiros sessenta meses. No setor de franchising esse número cai para 4,3%. Ou seja, os dados mostram que fecham bem menos franquias do que empresas próprias no Brasil.

Por que isso acontece. O CEO da BRCondos, hoje a maior rede de administradoras de condomínios do Brasil, Hugo Fabiano Cordeiro, acredita que essa resposta vem em partes. "Uma franquia pode demandar menos investimento do que criar uma marca do zero. Outra vantagem do franchising, além de você já abrir as portas com a credibilidade de um nome consolidado e reconhecido no mercado, é que o franqueado tem a sua disposição uma série de benefícios como o próprio formato do negócio, que vem com informação, orientação, treinamento e muito zelo por parte do franqueador. O sucesso de cada franquia reflete também no sucesso de toda rede", explica.

O plano de negócio, segundo o especialista, é essencial para que o empreendedor mantenha-se ativo no mercado, visto que poderá prever os riscos econômicos, políticos e sociais que possam afetar o seu sistema financeiro, por exemplo. "Fora todo o apoio jurídico e de comunicação oferecido pela central de operação e, claro, o benefício de trabalhar com serviços e produtos já testados e aprovados pelos consumidores", completa.

Cordeiro diz que o empresário já sai com grande vantagem competitiva, pois tem em mãos um planejamento estratégico do mercado, do segmento e até dos concorrentes em alguns casos. "Além disso, a atual conjuntura do país também favorece o setor, pois a crise incentiva que antigos funcionários invistam no próprio negócio, visto que o número de demissões nos dois últimos anos foi muito alto", acrescenta.

Grande parte dos novos franqueados saíram dos antigos empregos e utilizaram as rescisões trabalhistas para dar esse passo empreendedor. "A segurança do negócio, o baixo investimento e o know how de uma marca reconhecida são pilares fundamentais para construir uma nova história e dar a volta por cima", conclui Cordeiro.

Sobre a Academia Washington Franchising
A Academia Washington Franchising (http://academiawashington.com.br/) é uma escolas de inglês com mais de 53 anos no mercado. São quase 70 unidades distribuídas em todo território nacional. A Metodologia Washington é reconhecida e aprovada pelos melhores linguistas do Brasil. Destaca-se pelo alto nível de conteúdo cultural e rapidez com que os alunos se tornaram fluentes. A partir de seis meses de curso os alunos da rede atingem altas pontuações em testes internacionais. A Academia Washington Franchising disponibiliza dois modelos de negócios: R$ 49.500 (modelo small market) R$ 90.000 (modelo convencional) Endereço: Av. Joaquim Nabuco, 1125 - Centro, Manaus - AM, 69020-030. Telefone:3308-1006.

Sobre a Link Monitoramento
Criada em junho de 2009, hoje a Link Monitoramento possui sede em Curitiba e 51 franquias espalhadas pelos Estados do Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia, Ceará, Mato Grasso, Goiás, Amazonas e Distrito Federal.

"Com a abertura de franquias e a descentralização das operações, os franqueados e os nossos clientes só têm a ganhar. A presença da empresa em diversas regiões reflete-se na eficiência dos serviços prestados, com a assistência técnica pontual realizada por funcionários próprios, treinados, qualificados e comprometidos com o cliente", detalha a presidente da franqueadora, Sílvio Torres.

A Link Monitoramento é considerada a primeira empresa do ramo a conquistar o selo da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Empresas franquias de Manaus
Conselho Federal de Economia (Imobiliária) , Ambev (Distribuidora de Bebidas), Gollog (Empresa de remessas), Hinode (Fabricante de cosméticos), Hoken (Fornecedor de equipamento para abrandamento da água), WSI Amazon (Serviço de marketing na Internet), Jani-King Brasil (Serviço de Limpeza), Rei do Mate (Loja de chás), CDH Hinode Centro (Loja de produtos de beleza), Purific Manaus (Fornecedor de equipamento para abrandamento da água), CQLAB -Consultoria e Controle de Qualidade Ltda (Laboratório de Análise de Água).

Comentários (0)

Deixe seu Comentário