Manaus, 19 de Novembro de 2018
Siga o JCAM:

Empreender para sair da crise

Por: Tânair Maria tmaria@jcam.com.br
29 Mar 2017, 14h04

Se empreender é uma das saídas para o Brasil retomar o desenvolvimento, logo, capacitar empreendedores para reduzir a alta taxa de mortalidade de novos empreendimentos é um desafio. De olho no mercado emergente das micros e pequenas empresas empresários visionários planejam investir R$ 20 milhões no centro de ensino para empreendedores. O pontapé inicial foi de R$ 3 milhões na criação da plataforma digital EdE (Espaço do Empreendedor) que tem por objetivo viabilizar o sonho do empreendedor brasileiro, disponibilizando programas educacionais práticos e, ao mesmo tempo, diferenciados. O segundo passo é inaugurar o primeiro espaço físico e depois partir para a franquia. Manaus está na rota para receber o EdE no modelo franquia já no segundo semestre deste ano.

Pesquisas apontam 13 milhões de trabalhadores que estão desempregados no país, com chances de se tornarem empreendedores. Muitos contam com a rescisão de contrato de trabalho e/ou com o saque do FGTS inativo para iniciarem um pequeno negócio.

Cerca de 28% do PIB brasileiro são de micros e pequenas empresas, porém, 51% delas chegam a mortalidade antes de completarem quatro anos. Uma ambiguidade para um mercado que tem potencial para alavancar a economia do país em todos os segmentos, inclusive com a aprovação do projeto de lei que regulamenta a terceirização da atividade-fim, nas empresas.

De acordo com um dos fundadores do Grupo Empreenda e do EdE, César Souza, foi neste cenário de oportunidades que surgiu a ideia de criar o Espaço do Empreendedor com foco principal na capacitação de pessoas. "Empreender é uma das saídas para o Brasil. Capacitar empreendedores para reduzir a taxa de mortalidade dos novos empreendimentos é nossa missão no EdE", destaca.

Para Souza o EdE busca viabilizar o sonho do empreendedor brasileiro, disponibilizando programas educacionais práticos e diferenciados, que auxiliam empreendedores de todos os portes, em qualquer estágio do negócio, por exemplo: concepção, startup, em operação, etc. "O EdE vai ajudar a impulsionar o seu negócio. Você pode até começar do zero, mas com o EdE você não precisa mais começar no escuro. Sabemos que o seu tempo é curto por isso organizamos todo o conteúdo de maneira prática e eficiente", garante.

Na avaliação do vice-presidente do Corecon-AM (Conselho Regional de Economia do Amazonas), Stony Binda, aliar a tecnologia com a capacitação para reduzir o índice de mortalidade das PMEs (pequenas e médias empresas), inclusive as micros empresas vem ao encontro da retomada do desenvolvimento regional. "Um novo nicho de mercado, fomentado por um grupo de empreendedores, que detém essa expertise, é importante para manter a competitividade desses negócios, consequentemente a sua longevidade, evitando a mortalidade das PMEs, é uma boa notícia para a cidade", comemorou.

O EdE foi idealizado por César Souza, Delmas Penteado, Milton Camargo e Paulo Castro, quatro empreendedores de sucesso baseados na capital paulista. Em outubro de 2016, lançaram O Espaço do Empreendedor, uma plataforma totalmente digital, www.ede.net.br com 7 disciplinas do empreendedor com foco voltado para impulsionar negócios e transformar em realidade o sonho de empreender. Na proposta estão diversos cursos que são realizados de forma presencial com forte componente virtual.

Segundo o fundador Milton Camargo, o EdE também oferece programas para empresas que aderiram ao PDV (Plano de Demissão Voluntária), bem como, para os colaboradores que vão se aposentar. "A ideia é oferecer conteúdo a essas pessoas para que se capacitem e recomecem no mercado, abrindo seu próprio negócio com maior confiança e solidez", explicou Camargo que além de ser um dos fundadores do Grupo Empreenda e do EdE, possui expertise em Estratégia, Liderança, Clientividade e Empreendedorismo. Ele também é coordenador do Blog do Management na Exame.com, consultor e palestrante.

Na opinião do fundador Paulo Castro, as metas de crescimento são desafiadoras, no momento em que o país ainda está passando pela maior crise econômica já registrada na história. "Na atual conjuntura econômica, vislumbramos a oportunidade de nos tornarmos referência na capacitação do empreendedor brasileiro e assim fomentar novos negócios duradouros. Vamos contar com cerca de 50 unidades de Norte a Sul do Brasil, previsto até o final do 3º ano, atendendo mais de 200 mil empreendedores", adiantou.
O Espaço do Empreendedor acumula larga experiência no tema, através de seu acionista principal, o Grupo Empreenda. São mais de 10 anos na execução de programas de capacitação de empreendedores. Desde 2004, aproximadamente, 50 grandes empresas contrataram a Empreenda para capacitar seus distribuidores, revendedores (PDVs) e/ou seus fornecedores.

Também foram atendidas cerca de 5 mil PMEs em diversos programas promovidos por essas 50 grandes empresas âncoras. Inclusive foram capacitados mais de 50 mil empreendedores, gerentes e supervisores dessas 5 mil PMEs. "Ao longo desses 10 anos, o vasto conteúdo foi sendo aperfeiçoado, e agrupados nas 7 Disciplinas do Empreendedor, com linguagem, exemplos e abordagem focadas no mundo empreendedor e não voltadas aos executivos, consolidando assim o método 24 horas", concluiu César Souza.

Jogue a seu favor
César Souza é um dos mais renomados consultores, palestrante e escritor brasileiro e fundador do Grupo Empreenda e do Espaço do Empreendedor.

Autor do best-seller sobre empreendedorismo 'Você é do Tamanho de Seus Sonhos' e de mais sete obras entre elas destaques para 'Clientividade' e para o mais novo lançamento Jogue a Seu Favor - Vire a sorte trabalhando por conta própria, onde Souza relata numa linguagem cotidiana como fazer seu negócio decolar, crescer e virara exemplo de sucesso. Narrado na primeira pessoa, pela personagem central "Ceres", compartilha com o leitor sua história de vida e de como chegou a empreender diante de uma dura crise.

No entanto, Ceres consegue virar o jogo a seu favor. Segundo o autor, Jogue a Seu Favor oferece ideias claras e práticas sobre questões essenciais para o novo empreendimento. "O tipo de negócio mais adequado para a sua realidade; a identificação dos clientes a quem você pretende atender; a seleção da equipe necessária com o perfil certo para a situação; as competências que você precisa adquirir; como buscar parceiros e investidores para decolar; os sistemas e processos básicos para controlar sua empresa. E o mais importante: ao longo da narrativa você vai aprender a preparar um Plano de Negócio com Alma®, que servirá de guia para repensar e pilotar o seu empreendimento", garante César Souza.

Comentários (0)

Deixe seu Comentário