Manaus, 21 de Setembro de 2018
Siga o JCAM:

Fieam lança 26ª edição do Programa Qualidade

Por: Hellen Miranda hmiranda@jcam.com.br
24 Mar 2017, 15h39

Com intuito de contribuir para competitividade das organizações públicas e privadas do Amazonas, através de métodos e ferramentas da qualidade e excelência em processo e gestão, a Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas) lançou o PQA 2017 (Programa Qualidade Amazonas 2017). Em sua 26ª edição, a programação de lançamento do edital contou com palestras que destacam o cenário econômico atual do país e a necessidade de melhoria para a otimização dos recursos. Para o vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo, o programa tem funcionado como um indicador do nível de experiência das organizações privadas e públicas.

"O PQA tem sido a grande oportunidade de compartilhamento das melhores práticas realizadas pelas organizações no Amazonas e para nosso orgulho é considerado pela classe empresarial o 'Oscar' da qualidade em nosso Estado", afirmou. Segundo Azevedo, o programa tem por objetivo premiar o processo que evidencie o esforço da organização em prol da qualidade e produtividade na busca permanente da excelência. "E ainda busca maiores níveis de qualidade dos processos, produtos e serviços visando o aumento da competitividade", acrescentou o vice-presidente da entidade.

A coordenadora do programa, Erlen Montefusco, destacou que a recessão cria a oportunidade de reavaliar metodologias, otimizar operações e recursos, e implantar a qualidade para obter diferencial e ser competitivo.

De acordo com ela, a ideia é utilizar as ferramentas apresentadas para aplicar nas organizações não para efeito de premiação e destacou os avanços importantes tanto em metologias quanto em parcerias do programa.

Estiveram também presentes no evento, a Ouvidora da Suframa, Márcia Álamo; o Comandante do 9° Distrito Naval, vice-almirante Luís Antônio Rodrigues Hecht; o Comandante da 12° Região Militar, General de Divisão Antônio Maxwell de Oliveira Eufrásio; o presidente da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), Jairo Martins e o Secretário-Executivo de Educação, Raimundo Ataíde Picanço.

Palestrantes
Jairo Martins, trouxe a palestra "A importância da utilização do MEG nas organizações". Martins falou sobre a importância do MEG (Modelo de Excelência da Gestão) nas empresas em momentos de crise econômica. "Ele tem como principal característica a busca por melhoria contínua por meio da implantação de um modelo sistêmico para que o país se recupere e para isso é preciso primeiro do engajamento da sociedade e que as organizações sejam produtivas", ressaltou. Para o presidente, a PQA atua como braço estendido da FNQ.

A programação contou ainda com a especialista em processo do Grupo Simões, Kelen Amaral. Ela conquistou o troféu ouro na modalidade Processo em 2016.

Comentários (0)

Deixe seu Comentário