Manaus, 15 de Novembro de 2018
Siga o JCAM:

Portal apresenta Museus da Madeira ao mundo

Por: Divulgação
15 Dez 2016, 15h38

"Será uma forma de mostrar ao mundo -porque o fato de ser uma ferramenta digital tem essa vantagem de acessibilidade total -as nossas particularidades, as nossas riquezas, o nosso patrimônio museológico, enriquecendo assim a imagem e aquilo que o destino Madeira tem para oferecer em termos culturais", disse secretário regional da tutela, Eduardo Jesus à agência Lusa.

O portal 'Museus da Madeira' foi criado sob orientação da museóloga Teresa Campos. Esta plataforma divulga ao público as coleções dos museus da Madeira e permite, pela primeira vez, a visita a partir de qualquer lugar do mundo.

Constituindo uma espécie de "catálogo coletivo online", o portal vai incluir nesta fase inicial as bases de dados dos museus Quinta das Cruzes, Casa-Museu Frederico de Freitas (Funchal), Etnográfico da Madeira (Ribeira Brava) e Mudas, Museu de Arte Contemporânea da Madeira (Calheta), que integram a Rede Portuguesa de Museus.

Contudo, os seus criadores destacam que este é um projeto "dinâmico no que respeita aos quatro museus já integrados e não é uma plataforma fechada", pelo que, no futuro, podem ser incluídos outros museus, não só tutelados pela direção regional da Cultura da Madeira, mas também municipais ou privados que integrem ou venham a integrar a Rede Portuguesa de Museus.

O denominado 'Museus da Madeira' permite ainda o acesso a um dicionário de autores, bibliografia e informação associada e complementar de cada registo, bem como uma seleção de exposições online da responsabilidade de cada museu.

Comentários (0)

Deixe seu Comentário