Manaus, 19 de Novembro de 2018
Siga o JCAM:

Feiras reúnem arte e solidariedade

Por: Divulgação
28 Nov 2016, 16h00

A 14ª Expofeira de Arte e Cultura dos servidores das instituições do meio ambiente acontece nos próximos dias 30 de novembro e 1° de dezembro, no estacionamento Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas), de 8h às 14h.

Serão mais de 30 expositores, que apresentarão seus trabalhos com temática natalina, além de uma oportunidade para quem quiser comprar um presente personalizado.

Objetivo da feira é ajudar trabalhadores cuja renda depende apenas do artesanato, incentivar a reciclagem e o reaproveitamento de resíduos e sensibilizar os cidadãos quanto à preservação do meio ambiente.

Estarão à venda produtos como bolsas, laços, tiaras, arranjos de flores, arte com sementes, bijuterias, toalhas, jogos de cozinha, caixas de madeira, cartonagem, camisetas e enfeites natalinos, além de stands com comidas típicas. Entrada gratuita.


Fundação Doutor Thomas

Entre os dias 28 e 30 de novembro e 5 e 7 de dezembro, a FDT (Fundação Doutor Thomas), por meio do Programa Conviver - PMI (Parque Municipal do Idoso), está promovendo uma Feira de Artesanato em comemoração ao Natal. As peças estarão em exposição para vendas das 8h às 15h, na Praça dos Arcos, localizada dentro do Parque, na rua Rio Mar, 1324, Nossa Senhora das Graças.
Dentre os mais de 300 trabalhos que serão expostos pelos idosos, estão toalhas bordadas, artigos de cozinha, almofadas natalinas, jogos de natal e papais noéis, com valores a partir de R$ 5,00 e a entrada é gratuita.
A aposentada Etelvina Pereira, 78, afirma que há dez anos participa das aulas de artesanato do PMI e decidiu incrementar sua renda mensal, vendendo o que produz em sala de aula. Dona Etelvina disse ainda que mora em Iranduba, mas durante a semana vem para Manaus para participar das atividades oferecidas no parque.

"O artesanato começou apenas como uma atividade para o meu lazer, mas depois percebi que poderia ganhar dinheiro fazendo algo que eu gosto. Fico muito feliz em ver que as pessoas gostam das peças que faço e valorizam meu trabalho que é feito com o maior carinho. Tenho várias peças já produzidas e espero vender todas nesta feira", comentou a idosa.


Aspectos econômicos, culturais e sociais

Já a quarta edição do "Chá de Papoulas", feira econômica criativa, acontece nos dias 3 e 4 de dezembro, das 14h às 23h, no Les Artistes Café Teatro, Centro de Manaus. A proposta é reunir a inclusão social, diversidade cultural e humana, por meio das marcas manauaras nas áreas de arte, gastronomia e inovação.

De acordo com a organização do evento, a ideia é abranger os aspectos econômicos, culturais e sociais que interagem com a tecnologia. Os principais eixos da feira são: Tradição (parceria com produtores de artesanato e disponibilização de espaços voltados a cultura popular); Artes Livres (moda, circo, música, tatuagem, etc); Mídias Digitais (exibição de curtas, vídeo Mappin e linguagens digitais) e Criações Funcionais (arquitetura, design comprometidos com desenvolvimento sustentável).

A cada edição, o "Chá de Papoulas" traz um editorial de moda produzido e inspirado em um personagem cultural. Desta vez, a atriz Daniela Blois, interprete de "Gabriela, o Musical", foi a modelo que incorporou a autêntica Frida Khalo, ícone feminista que fez sucesso ao quebrar muitos tabus nas escolhas de vestuários e opção política e sexual. A primeira edição do evento ocorreu em abril de 2015 e, de lá para cá, a participação do público foi fundamental para o sucesso da feira. "A primeira edição do projeto itinerante contou com uma vasta programação cultural e feirinha de produtos diversos. O sucesso deu asas ao projeto que hoje chegou à quarta edição", destacou uma das organizadoras, Anália Nogueira.

Evento contará ainda com 20 expositores independentes criativos, tatuadores, bandas autorais que se apresentam ao vivo e três DJs, além de feira gastronômica.

Segundo Anália Nogueira, o projeto reúne também a troca de mão de obra por meio de "moedas" solidárias, criativas e escambo, em que visa parcerias com troca de serviços, apoio e objetos, entre os expositores e participantes do evento. Informações: https://www.facebook.com/chadepapoulas ou no telefone (92) 99139-4496.

Comentários (0)

Deixe seu Comentário