Manaus, 22 de Setembro de 2018
Siga o JCAM:

Pesquisadores do Amazonas participam de feira tecnológica

Por: Divulgação
19 Out 2016, 15h34

Jovens pesquisadores de Manaus representam o Estado na 31ª Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), que ocorrerá em Novo Hamburgo (RS), no Centro de Eventos da Fenac, de 25 a 28 de outubro de 2016. O evento, considerado a maior feira do gênero na América Latina, terá representantes de 21 países e de todos os Estados brasileiros. A organização é da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.
O trabalho dos alunos Letícia Teixeira Pinto, Gabriel Alexander Farias de Lima Teixeira e Alexandro Moraes de Brito, sob orientação do professor Wadson Benfica de Nazaré, se insere na área de engenharia eletrônica. Com o projeto Visão Artificial, os estudantes desenvolveram um boné que auxilia no uso da bengala para deficientes visuais ao andarem pelas cidades. O protótipo teria no boné um sensor ultrassônico que é sensível a uma distância de até dois metros, e através de um fone de ouvido, o portador será informado sobre os objetos que estarão à sua frente, e assim, evitar a possibilidade de sofrer algum acidente quando precisar se deslocar nas ruas. O projeto foi desenvolvido com o apoio da Secretaria de Educação de Manaus e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas.
Outro projeto de destaque é do estudante Leonardo Alexandrino de Melo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Manaus. Orientado pela professora Geisy Anny Venâncio, ele desenvolveu o trabalho 3ª Dimensão: Aplicativo Educacional de Realidade Aumentada, que consiste em um aplicativo para smartphones e computadores que visam proporcionar o uso da realidade aumentada em sala de aula, como forma de melhorar o ensino e a aprendizagem, proporcionando mais dinamismo aos alunos. A Mostratec reúne 420 projetos de jovens cientistas entre 14 e 20 anos de idade, do Brasil, Argentina, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Índia, Indonésia, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, Tunísia, Turquia e Uruguai. Paralelamente, ocorrem a Mostratec Júnior, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica, os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec Sesc, o Festival Maker Mostratec de Robótica e a Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo.

Comentários (0)

Deixe seu Comentário