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Plataforma auxilia candidatos do Enem

Por: Jornal do Commercio
16 Set 2015, 17h19

Projeto de tecnologia para o ensino representa 5% do faturamento da empresa-mãe

Criar uma plataforma de estudos online que auxiliem os candidatos ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), foi a ideia do baiano Cláudio Franco. Em menos de seis meses, o projeto Missão Universitário já foi utilizado por 170 mil pessoas em todo o país. Franco vem trabalhando com soluções educacionais há quatro anos, na Mind Lab, companhia que pesquisa tecnologias no ramo da educação.
A Mind Lab investiu R$ 500 mil no Missão Universitário. Além desse projeto, a empresa também é responsável pelo aplicativo Conectados também pensado para egressos do ensino médio, conta Franco. "Eu trabalho diretamente com o desenvolvimento de produtos educacionais e decidimos investir em uma plataforma que facilitasse a difícil transição do aluno para universidade", disse.
Como grande parte dos inscritos no Enem não frequenta mais a escola, Franco ressalta a importância de um projeto como o Missão Universitário. "As soluções para o nosso público precisam se conectar com o plano de vida deles", diz Franco. Apelidado de Missu, o site oferece simulados exclusivos, com feedbacks instantâneos baseados no sistema de resposta do próprio Enem.
As notas dos participantes são analisadas pelo "SISUmetro" -que, fazendo referência ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada) utilizado no exame nacional, mostra em quais cursos e faculdades os usuários podem passar. Segundo Franco, essa é uma forma de estimular o engajamento dos seus usuários. "Com isso, o estudante fica sabendo no que e quanto deve melhorar", completa.
Existem quatro diferentes planos na plataforma educacional: gratuito, aplicado (R$ 29,90 ao ano), estudioso (R$ 49,90 ao ano) e gabaritado (R$ 79,90 ao ano). No plano gratuito, o usuário tem direito a quatro questões por dia para treinamento, sem acesso aos simulados e ao SISUmetro. A empresa não revela quantos usuários pagam pelo acesso aos planos.

Recompensas
Além dos testes, o site também possui um programa de recompensas. Para cada visita, desafio concluído e questão acertada, há uma atribuição de moedas virtuais. Essas moedas acumuladas podem ser trocadas por diversos prêmios.
A primeira premiada do Missu foi a jovem Mariela Pereira, de 19 anos. Por querer prestar direito, a moradora de Macapá ganhou uma viagem para São Paulo, onde conheceu os principais escritórios de advocacia da cidade. "É uma forma de valorizar o empenho de cada estudante", diz Franco.
Com mais de 170 mil usuários, o site alcançou o número de um milhão e trezentas mil perguntas respondidas em menos de seis meses. "É um indicador importante, comprovando que o nosso ambiente é prazeroso", afirma Franco.
Em termos de faturamento, Cláudio Franco afirma que a resposta do Missão Universitário ainda representa pouco dentro da Mind Labs -cerca de 5%. Mas o empreendedor acredita que o Missu atingirá o ponto de equilíbrio (quando o total das receitas é igual ao total dos gastos), até junho de 2016.

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