Manaus, 12 de Dezembro de 2018
Siga o JCAM:

Grande Prêmio Risadaria Smiles

Por: Jornal do Commercio
25 Jun 2015, 14h30

Maior festival de humor do mundo, o RISADARIA realiza em 2015 o “Grande Prêmio RISADARIA Smiles do Humor Brasileiro”, que surge para reconhecer, destacar e premiar o talento criativo dos artistas e grupos cômicos nacionais. A cerimônia de entrega ocorre no dia 7 de julho de 2015, a partir das 19h30, em evento fechado para convidados no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.
“Assim como acontece no já consagrado Festival RISADARIA, trata-se de uma iniciativa para unir a classe e demonstrar a importância cultural da comédia e do conteúdo humorístico nas mais diversas plataformas”, afirma Paulo Bonfá, idealizador do evento.
Nesta primeira edição, serão nove categorias apresentadas segundo avaliação técnica da organização do evento, com três indicados finalistas em cada uma delas. Neste caso, o “colégio eleitoral” é formado exclusivamente por humoristas e profissionais da classe artística (autores, produtores, diretores, atores e comediantes).
O “Grande Prêmio RISADARIA Smiles do Humor Brasileiro” contará também com uma categoria única disponível para votação segundo avaliação popular. Através da internet, o público poderá escolher um dos 27 indicados das 9 categorias técnicas. O vencedor escolhido pela audiência receberá o “Grand Prix” de 2015. A votação será feita por meio do site www.risadaria.com.br/premio. O público poderá escolher seus favoritos a partir do dia 23 de junho (terça-feira).
“Patrocinar o primeiro grande prêmio de comédia brasileiro está alinhado ao nosso propósito diário de todos os dias proporcionar viagens e sorrisos aos nossos clientes”, afirma Bruna Milet, Gerente Executiva de Marketing da Smiles.

CATEGORIAS/INDICADOS

MELHOR CRIADOR/INTÉRPRETE DE PERSONAGEM

Eduardo Sterblitch (Poderoso Castiga)
O ator e comediante Eduardo Sterblitch, do “Pânico na Band”, é o criador do desconcertante Poderoso Castiga. Em seu talk-show, o Poderoso conduz as mais constrangedoras entrevistas da TV brasileira com figuras midiáticas polêmicas.

Marcelo Serrado (Crô)
Com trejeitos e bordões memoráveis, o ator Marcelo Serrado tornou notória sua veia cômica ao interpretar o irreverente mordomo Crodoaldo Valério, na novela “Fina Estampa”. Dramaticamente divertido, Crô só se sente completo ao servir uma musa inspiradora.

Marco Luque (Jackson Five)
O desmiolado motoboy Jackson Five, criado pelo humorista Marco Luque, surgiu nos palcos, foi para o rádio e virou livro. Como em um retrovisor, o público se vê refletido nos relatos hilários sobre a tensa relação entre motoqueiros e motoristas na metrópole.

MELHOR ESPETÁCULO DE COMÉDIA

Cada Dois com Seus Pobrema (Marcelo Médici)
A diarista Cleusa, o Mico Leão Dourado, o motoboy Sanderson, a Tia Penha, apresentadora infantil que fuma e detesta crianças são alguns dos hilários personagens interpretados por Marcelo Médici em “Cada Dois com Seus Pobrema”, comédia em que ele divide a cena com Ricardo Rathsam.

Hermanoteu na Terra de Godah (Os Melhores do Mundo)
Criado em 1995 e atualizado desde então de maneira anárquica, o espetáculo “Hermanoteu na Terra de Godah” conta a história do bom pastor hebreu que tem a missão de conduzir seu povo à terra de Godah. Uma jornada hilária, sem compromisso com a cronologia histórica nem com o bom senso.

Minha Mãe É uma Peça (Paulo Gustavo)
Em “Minha Mãe É uma Peça”, o autor Paulo Gustavo interpreta a hilária Dona Hermínia (inspirada em Dona Déa, sua própria mãe). A peça narra os causos de uma aposentada cuja ocupação é a busca pelo que fazer; os filhos são o foco e mesmo um tênis deixado fora do lugar é motivo para um quase infarto.

MELHOR IMITADOR

Carioca (Boris Casoy)
Após longo e detalhado processo de caracterização, o ator e humorista Márvio Lúcio, o Carioca do “Pânico na Band”, transforma-se no âncora Boris Casoy. Sua hilária homenagem é fruto de perfeccionismo, muita observação e satisfação em fazê-la.

Ceará (Silvio Santos)
Imitar o icônico Silvio Santos é uma irresistível tentativa de muitos, mas o ator e humorista Wellington Muniz, o Ceará, o faz com maestria. Em sua paródia o homem do baú ganha divertida dentadura, faz coreografias hilárias e perguntas politicamente incorretas.

Gustavo Mendes (Dilma)
O ator e humorista Gustavo Mendes veste o tradicional terno vermelho, incorpora os trejeitos característicos da presidente Dilma Rousseff e se transforma em uma versão hilária da mandatária, que fala palavrões e ordena que os ministros engulam o choro.

MELHOR CANAL DE HUMOR NA WEB

Galo Frito
O subversivo trio de humoristas Mederijohn Corumbá, Patrícia dos Reis e Tiago Cadore fez do Galo Frito um divertido canal de comédia, responsável por grandes sucessos como as paródias musicais “Justin Biba” (Justin Bieber) e “Vou te Encoxar” (Gangnam Style).

Parafernalha
Sob o comando de Felipe Neto, criador do videolog “Não Faz Sentido”, o Parafernalha conquista o riso de milhares de internautas diariamente com esquetes e roteiros originais. O canal conta com as interpretações Mariana Rebelo, Silvio Matos, Fábio Nunes, Sil Esteves, Fábio de Luca e outros.

Porta dos Fundos
Em busca de liberdade criativa, os amigos Fábio Porchat, Antonio Tabet, Gregorio Duvivier, Ian SBF e João Vicente de Castro criaram o fenômeno Porta dos Fundos, canal com 10 milhões de inscritos. O grupo conta ainda com a presença cênica de Clarice Falcão, Gabriel Totoro, Júlia Rabello, Luis Lobianco, Rafael Infante e Thati Lopes.

MELHOR SHOW NO FORMATO “STAND-UP COMEDY”

Fora do Normal (Fábio Porchat)
No espetáculo “Fora do Normal”, assuntos comuns e cotidianamente compartilhados como telemarketing, viagens de avião e dificuldade em emagrecer se tornam hilários. Narração em ritmo acelerado, presença cênica e expressões peculiares são as marcas de Fábio Porchat.

Não Leve a Sério (Mauricio Meirelles)
De relacionamentos a jogos de xadrez, Mauricio Meirelles fala sobre tudo e sobre todos com graça e originalidade. Em “Não Leve a Sério” ele criou o inédito facebullying, acessando a conta do Facebook de uma pessoa da plateia e se passando por ela em pleno palco.

Putz Grill (Oscar Filho)
Em “Putz Grill”, o pioneiro da comédia em pé Oscar Filho conta com muito bom humor causos pessoais e situações fictícias, tais como sua experiência de atleta olímpico e a lenta morte cinematográfica de um ator chinês.

MELHOR PROGRAMA DE HUMOR NA TV

Pânico na Band (Band)
O “Pânico na Band” é recheado de personagens e quadros divertidamente polêmicos. Emílio Surita, Bola, Carioca, Evandro Santo, Eduardo Sterblitch, Vesgo, Daniel Zukerman, Alfinete, Amanda e Guilherme Santana produzem reportagens exclusivas, cobertura de eventos e esquetes de humor.

Tá no Ar: a TV na TV (Globo)
Inovador, “Tá no Ar - a TV na TV” satiriza o universo televisivo, incluindo dramaturgia, jornalismo e publicidade no cardápio cômico. Elenco: Marcelo Adnet, Marcius Melhem, Danton Mello, Welder Rodrigues, Carol Portes, Georgiana Góes, Luana Martau, Márcio Vito, Maurício Rizzo, Renata Gaspar e Verônica Debom.

Vai que Cola (Multishow)
Uma pensão no Méier (RJ) é cenário para o humor de tipos caricatos no sitcom “Vai que Cola”, que conta com Paulo Gustavo, Fernando Caruso, Tatá Werneck, Marcelo Médici, Cacau Protásio, Emiliano D’Avila, Samantha Schmutz, Júlia Rabello, Marcus Majella, Catarina Abdalla e Fiorella Mattheis.

MELHOR PROGRAMA NO FORMATO “LATE NIGHT SHOW”

Agora É Tarde (Band)
Sob o comando de Rafinha Bastos, o “Agora É Tarde” promoveu entrevistas com sagacidade e bom-humor. No elenco estiveram o locutor Marcelo Mansfield, os humoristas Marco Gonçalves e Gustavo Mendes, e a banda “André Abujamra e os Nerds”.

Programa do Jô (Globo)
Há mais de 15 anos no ar, o “Programa do Jô” é enriquecido por entrevistas que aliam humor e informação. A atração conduzida pelo veterano Jô Soares tem no elenco atual o famoso quarteto musical e o tímido garçom Alex.

The Noite com Danilo Gentili (SBT)
No “The Noite com Danilo Gentili”, a incidência de piadas por minuto é altíssima. Danilo Gentili faz entrevistas e aborda fatos diários na companhia dos humoristas Léo Lins e Murilo Couto, da assistente de palco Juliana, do locutor Diguinho Coruja e da banda Ultraje a Rigor.

MELHOR COMÉDIA DE CINEMA

Loucas Pra Casar
Com roteiro engenhoso e final surpreendente, a comédia romântica “Loucas Pra Casar”, de Roberto Santucci, é estrelada por Ingrid Guimarães, Tatá Werneck e Suzana Pires, que disputam loucamente o amor do personagem interpretado por Márcio Garcia.

Muita Calma Nessa Hora 2
Em uma declaração de amor ao Rio de Janeiro, com clima festivo e lindas paisagens, o divertido “Muita Calma Nessa Hora 2”, de Felipe Joffily, mostra as desventuras de um quarteto feminino formado Fernanda Souza, Andreia Horta, Gianne Albertoni e Débora Lamm.

Os Caras de Pau em o Misterioso Roubo do Anel
A dupla infalível de seguranças estrelada por Leandro Hassum e Marcius Melhem salta da televisão para as telonas no movimentado “Os Caras de Pau em o Misterioso Roubo do Anel”, de Felipe Joffily. A comédia tem também suspense, ação e até um toque terror.

DESTAQUE DO ANO

Gabriel Louchard
Aos 12 anos, o carioca Gabriel Louchard era o mágico mais jovem do país. Em suas apresentações, ele hoje imprime humor em suas mágicas e improvisa ao interagir com o público. Na Globo, participou do antigo “Zorra Total”, além de emplacar o quadro de humor “Câmera Kids”, no “Fantástico”.

Paulo Vieira
Nascido em Tocantins, o humorista Paulo Vieira foi revelado pelo Campeonato Brasileiro de Stand-Up Comedy, no Festival RISADARIA 2012. Desde então, seus textos originais lhe renderam o 1º lugar no “Prêmio Multishow de Humor” e no quadro “Quem Chega Lá”, do “Domingão do Faustão”, na Globo.

Tatá Werneck
Em qualquer plataforma, Tatá Werneck causa gargalhadas. Nos palcos, integrou o “DEZnecessários”, grupo que formou a base do programa “Quinta Categoria”, na extinta MTV Brasil. Atuou nos filmes “Teste de Elenco”, “De Pernas Pro Ar 2” e “Loucas Pra Casar”. E agora está em sua segunda novela.

GRAND PRIX

Eduardo Sterblitch (Poderoso Castiga)
Marcelo Serrado (Crô)
Marco Luque (Jackson Five)
Cada Dois com Seus Pobrema (Marcelo Médici)
Hermanoteu na Terra de Godah (Os Melhores do Mundo)
Minha Mãe É uma Peça (Paulo Gustavo)
Carioca (Boris Casoy)
Ceará (Silvio Santos)
Gustavo Mendes (Dilma)
Galo Frito
Parafernalha
Porta dos Fundos
Fora do Normal (Fábio Porchat)
Não Leve a Sério (Mauricio Meirelles)
Putz Grill (Oscar Filho)
Pânico na Band (Band)
Tá no Ar: a TV na TV (Globo)
Vai que Cola (Multishow)
Agora É Tarde (Band)
Programa do Jô (Globo)
The Noite com Danilo Gentili (SBT)
Loucas Pra Casar
Muita Calma Nessa Hora 2
Os Caras de Pau em o Misterioso Roubo do Anel
Gabriel Louchard
Paulo Vieira
Tatá Werneck

SOBRE O FESTIVAL RISADARIA
Dedicado a reunir todas as formas de humor, a 6a edição do Festival RISADARIA será realizada entre os dias 3 e 26 de julho, em São Paulo. O evento abriga o conteúdo cômico em suas diversas plataformas: humor gráfico, televisão, rádio, cinema, internet, fotografia, música, artes cênicas e stand-up comedy. O festival reúne apresentações, shows ao vivo, exposições, debates, oficinas, filmes e uma programação infantil especial. Com expectativa de receber 1,4 milhão de visitantes, o RISADARIA se transformará em 2015 no maior festival de humor do mundo. O conselho curador do evento é formado por grandes nomes do humor nacional: Marcelo Tas, Marcelo Madureira, Caco Galhardo, Diogo Portugal e Wellington Nogueira, além de Paulo Bonfá, idealizador do projeto.
O RISADARIA 2015 é apresentado por Kibon. O Patrocínio Master é da Eurofarma e o Patrocínio Gold é do Itaú, Brasil Kirin, Smiles e Sorriso. Também são patrocinadores Raízen, Porto Seguro, Amanco e BIC Comfort 3. O RISADARIA 2015 é uma “Iniciativa Amiga da Criança” em parceria com a Fundação Abrinq – Save the Children.

Comentários (0)

Deixe seu Comentário