Opinião

COMPARTILHE

Wilson enfrenta professoras

Por Redação

18 Mai 2019, 09h07

Crédito: Diego Peres/Secom

Pouco antes do início da solenidade em que a Assembleia Legislativa do Estado concedeu o título de Cidadão do Amazonas ao ministro Ricardo Lewandowsky, do Supremo Tribunal Federal, em uma sala reservada onde as autoridades aguardavam o início da cerimônia, as professoras Dilaila Sena e Lidiana Canto, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas, tentaram constranger o governador Wilson Lima (PSC), entregando uma carta ao magistrado relatando o pleito da categoria, que permanece em greve. O chefe do Executivo Estadual percebeu o movimento e não fugiu do embate. Aproveitou para detalhar o que tem sido feito pelo Governo para que as aulas sejam retomadas. “Eu tenho um profundo respeito pelos professores e compreendo o pleito. Mas já avançamos o que podíamos quanto ao reajuste. O Governo já foi ao limite extremo do que pode oferecer. Um governo que fez 18 reuniões em dois meses não pode ser chamado de intransigente”, declarou, retrucando as grevistas. O projeto que estabelece o reajuste da categoria começa a ser discutido na semana que vem na Assembleia Legislativa.

QUADRO COMPLETO

Após a nomeação, no Diário Oficial da União do dia 3 de maio, de Luciano Martins Tavares para o cargo de superintendente adjunto de Operações da Superintendência da Zona Franca de Manaus, o novo gestor foi empossado pelo titular da Autarquia, Alfredo Menezes. A assinatura do termo de posse completa o quadro da alta administração da autarquia. As outras três superintendências adjuntas já haviam sido ocupadas oficialmente. 

DESTINO MANAUS

O destino Manaus foi apresentado  em uma das maiores feiras de turismo do mundo, a ITB, que dessa vez aconteceu em Xangai, na China, desde o dia 15. Manaus foi a única capital do Norte do Brasil a participar do evento. O projeto “Manaus: o Brasil que você só encontra aqui” foi exibido no estande de promoção turística da capital amazonense. Em março, a cidade também foi apresentada na ITB Berlim, na Alemanha. 

ÓPERA VALORIZADA

Único polo de ópera do Brasil, ativo há mais de duas décadas, Manaus vai sediar, no próximo dia 26 de maio, o encontro “Os Teatros de Ópera e a Economia Criativa na América Latina”, no Centro Cultural Palácio da Justiça. O evento, que faz parte da programação do 22º Festival Amazonas de Ópera, tem como objetivo mostrar que o segmento não é “somente” uma atividade cultural, mas é também uma atividade econômica em potencial. 

PARCERIA

Na luta para combater a violência contra crianças, adolescentes e mulheres, a Polícia Civil tem recebido um apoio significativo das unidades hospitalares em Manaus. A Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente e a Delegacia Especializada em Crimes Contra Mulher mantém parcerias para receber denúncias e notificações de hospitais e maternidades em caso de entrada de vítimas de violência sexual, maus tratos, violência doméstica ou ameaça relacionadas à Lei Maria da Penha. 

De janeiro a março deste ano, foram recebidas 73 notificações.

ATRAINDO EVENTOS

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas divulgou o resultado da análise das propostas submetidas na 2ª chamada do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas. Com investimento de mais de R$ 900 mil, 22 propostas foram aprovadas no programa. Desse total, sete são para a realização de eventos na modalidade regional, 13 nacional e dois internacional. A chamada contempla eventos de cunho científico e tecnológico a serem realizados no período de julho a novembro de 2019. Todos serão sediados no Amazonas. 

PRIORIDADE

Um Projeto de Lei de autoria do deputado Adjuto Afonso (PDT), que tramita na Assembleia Legislativa, propõe tratamento diferenciado, simplificado e favorecido às microempresas, às empresas de pequeno porte, às sociedades cooperativas, aos agricultores familiares, aos produtores rurais pessoa física e aos microempreendedores Individuais nas contratações públicas realizadas no âmbito da administração estadual.

NOVIDADE

Qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e modernização da gestão pública são as diretrizes estratégicas que nortearão o Plano Plurianual do Governo do Estado pelos próximos quatro anos, a ser elaborado com a participação ativa dos cidadãos. Visando assegurar a colaboração da população, na próxima terça-feira (21), a Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação irá lançar ferramentas para consulta pública. De cunho presencial e online, as ferramentas vão permitir ao cidadão indicar três prioridades de Governo por área.

SEM BUROCRACIA

A Junta Comercial do Estado do Amazonas realizará, na próxima terça-feira (21), no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, a primeira reunião de 2019 do Comitê Estadual da RedeSim. São esperadas 31 entidades que contribuem direta e indiretamente no processo de registro e licenciamento de empresas no Amazonas. O objetivo é resgatar os projetos voltados para a desburocratização e simplificação na constituição de registro e licenciamentos para abertura de empresas no Estado.

FRASES

O título que entregamos ao ministro Ricardo Lewandowski, é um reconhecimento a quem, mesmo não sendo do Amazonas, consegue enxergar a importância da Zona Franca de Manaus e da floresta Amazônica para a atualidade e para as gerações futuras.” Josué Neto (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas

O nosso reconhecimento e a nossa gratidão, no momento em que o senhor se prontifica e age com justiça para ser mais um defensor da Zona Franca de Manaus, mais um defensor do nosso Amazonas.” Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas, também homenageando o ministro Ricardo Lewandowsky 

Veja Também