Opinião

COMPARTILHE

Wilson Lima e o funcionalismo

Por Redação

16 Abr 2019, 10h29

Crédito: Divulgação

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação promoveu ontem uma ruidosa manifestação, mesmo sob chuva, no Centro de Manaus, chamando atenção para o movimento que fazem, já declarado ilegal pelo desembargador Elci Simões, reivindicando 15% de reajuste. Apesar de dizer que quer manter o diálogo com a categoria, o governador Wilson Lima (PSC) é claro ao dizer que, se atender o que querem os grevistas, vai romper o limite importo pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O problema está na quantidade. O Governo já liberou reajustes para policiais militares e delegados da Polícia Civil. E negocia com agentes da PC e peritos, com grande possibilidade de acordo. O setor de Segurança, entretanto, tem um efetivo muito menor que o da Secretaria de Educação, onde estão aproximadamente 40 mil servidores, o que gera um impacto muito maior sobre o orçamento. Lima vai tentar por todos os meios contornar o movimento, mas sabe que não pode ir muito além do que já foi, ao garantir 3,8% de reposição.

APROVADO

A Assembleia Legislativa do Amazonas aprovou ontem projeto de lei oriundo de mensagem governamental, que concede reajuste de 10,85% aos delegados da Polícia Civil, a partir do dia 21 de abril de 2019. O percentual é relativo à soma das datas base de 2015, 2016, 2017 e 2018.

BOA E MÁ NOTÍCIA

A 22ª edição do Boletim Epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave, divulgada ontem, mostra que o número de óbitos por H1N1 no Amazonas permanece nos 33 casos das edições anteriores. Destes, 26 são em Manaus.O documento mostra ainda que casos notificados de SRAG subiu 1.046  para 1.074. Desse total, 120 positivos para o Vírus da Influenza A (H1N1) e 222 para Vírus Sincicial Respiratório (SRV). O documento é elaborado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas.

FEZ-SE JUSTIÇA

O Ministério Público do Estado do Amazonas, por meio da Promotoria de Justiça de Benjamin Constant, obteve, na semana passada, o Registro de Nascimento da bebê peruana, L.A.G.C., que estava impossibilitada de receber atendimento médico no Brasil em razão da incerteza da nacionalidade e da falta de documentação da mãe e da criança. Segundo o promotor Eric Nunes Novaes Machado, a falta de documentos de identificação vinha causando transtornos irreparáveis à mãe adolescente e sua filha, que apresenta problemas respiratórios desde seu nascimento.

URGÊNCIA

Com o estoque crítico de bolsas de sangue O+, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas convoca doadores voluntários para comparecerem com urgência ao hemocentro, localizado na avenida Constantino Nery, nº 4.397, Chapada, zona centro-sul. Esse é o tipo sanguíneo mais requisitado pelos hospitais públicos e privados do Estado, sendo também muito usado em casos de acidentes, cirurgias em geral e em pacientes com doenças crônicas no sangue.

INDÍGENAS

De hoje a quinta-feira, o Centro Cultural dos Povos da Amazônia sediará o “1º Encontro Estadual dos Povos Indígenas e Populações Tradicionais do Amazonas”. O evento, realizado pela Coordenação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, propõe um “Diálogo para novos rumos das políticas públicas aos Povos Indígenas e Populações Tradicionais”. O encontro reunirá as principais lideranças indígenas do Estado, bem como, os órgãos estaduais representativos da causa indígena e diversas autoridades.

PÁSSAROS

De olho na promoção do birdwatching (observação de aves) amazonense, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas enviou para Presidente Figueiredo técnicos do setor de marketing para vivenciar o dia a dia de um passarinheiro, como preparação do órgão estadual para o 14º Encontro Brasileiro de Observação de Aves, entre os dias 17 e 19 de maio, na Universidade de São Paulo. Das 1.294 espécies de aves existentes na Amazônia, o Amazonas detém de 930 tipos. O município de Presidente Figueiredo possui 480 aves catalogadas.

PREPARO

Como parte do Programa de Nivelamento Básico Operacional, o Departamento Integrado de Operações Aéreas, da Secretaria de Segurança Pública, realiza hoje no Aeroclube o treinamento de Psicologia Aplicada a Aviação de Segurança Pública. O objetivo da formação é oferecer métodos de controle psicológico ao profissional que atua diariamente na pilotagem de aeronaves em atividades de Segurança Pública, como policiamento, resgate e defesa civil, a fim de que eles possam executar de forma segura o trabalho que desenvolvem.

DISTRITO

O secretário de Estado de Planejamento, Jório Veiga, visitou ontem áreas de Rio Preto da Eva que podem vir a abrigar o Distrito Agropecuário do município. Uma parceria que também envolve a Superintendência da Zona Franca de Manaus, além do Governo do Estado, o projeto da Prefeitura de Rio Preto Eva estima a criação de 3 mil empregos diretos e 8 mil indiretos, a partir da instalação de um centro de industrialização de polpa de frutas, pescado, extratos naturais e fitoterápico, além de beneficiamento de madeira, móveis e mineração.

FRASES

A distribuidora pretende melhorar não só a qualidade do fornecimento de energia, mas também o atendimento aos consumidores.” Tarcísio Rosa, presidente da Amazonas Energia, empresa agora privatizada, em apresentação da nova companhia, ontem

Meu coração ficou pequenino! Não só símbolo religioso, mas também um monumento à cultura.” Rômulo de Paula Nunes, empresário e ex-dirigente do Turismo no Amazonas, falando sobre o incêndio da catedral de Notre Dame, em Paris

Veja Também