Opinião

COMPARTILHE

Vacinação vai começar

Por Redação

16 Mar 2019, 22h31

Crédito: Divulgação

A campanha de vacinação contra a Influenza (H1N1) no Amazonas inicia na próxima quarta-feira (20). O Governo do Amazonas prepara, junto com as Prefeituras de Manaus e do interior, uma grande operação para distribuir as vacinas contra o vírus da Influenza (gripe). O plano é fazer com que um milhão de doses, que estão sendo enviadas a Manaus pelo Ministério da Saúde, possam chegar, o mais rápido possível, a 1.535 salas de vacinação em todo o Estado. De acordo com o vice-governador e secretário estadual de Saúde, Carlos Almeida, a campanha deve começar por Manaus e os municípios da Região Metropolitana, onde o acesso é mais rápido. Ele irá pedir ajuda às Forças Armadas para fazer com que as vacinas cheguem mais rápido nos municípios mais distantes. A operação no interior deverá contar, ainda, com a participação da Casa Militar do Governo do Amazonas. Em Manaus, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi afirmou que a Semsa já tem a estrutura e o know-how necessários para que sejam alcançadas as metas estabelecidas para todos os grupos prioritários, que são os que receberão a vacina.

REAÇÃO

A vacinação foi antecipada graças a uma representação de parte da bancada do Amazonas junto à Procuradoria Geral da República. Assim que soube da iniciativa, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) convocou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ao Palácio do Planalto, e determinou que ele antecipasse o envio das vacinas, que estava previsto apenas para abril.

LIGAÇÕES

O presidente telefonou ao governador Wilson Lima (PSC) comunicando-o sobre sua determinação. Ontem, o ministro Mandetta recebeu o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), e autorizou que este marcasse para o dia 20 o início da campanha de vacinação, prevendo a chegada dos primeiros lotes de vacina neste final de semana.

PISTAS DE POUSO

A Justiça Federal do Amazonas determinou, em caráter liminar, que a União, a Fundação Nacional do Índio e a Agência Nacional de Aviação Civil apresentem ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo, no prazo máximo de 30 dias, os Planos Básicos de Zona de Proteção de Aeródromos necessários para a regularização de aeródromos localizados próximos a comunidades indígenas do Alto Rio Negro.

FALTA FISCALIZAR

O deputado Serafim Corrêa (PSB) disse que os recursos para Educação estão assegurados pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), mas o que falta é fiscalização e cobrança da sociedade para que o dinheiro seja bem aplicado. A afirmação foi feita durante lançamento da Cartilha das Transferências dos Recursos dos Governos Federal e Estadual e do Fundeb 2018, na Assembleia Legislativa do Amazonas.

BOA RENDA

Aproximadamente R$ 10 milhões foram injetados na economia amazonense, até o momento, com a vinda de 12 navios cruzeiros para o estado, na temporada 2018/2019. Na sexta-feira (15/03, atracou no Porto de Manaus, centro, o 13° transatlântico, M/S Veendam, com quase dois mil turistas, sendo 1.350 passageiros norte-americanos e 557 tripulantes. Ao todo, 15 embarcações passarão pelo estado.

PARA ELAS

A Polícia Civil do Amazonas, por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher, em parceria com a Polícia Militar do Amazonas e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas, realizou, de 12 a 15 de março, a 7ª Semana da Mulher, que, neste ano, teve como tema “Seja o seu grande amor”. Ao longo de quatro dias de atividades, cerca de 1.750 atendimentos, englobando serviços distintos, foram realizados gratuitamente. A programação ocorreu em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. 

ROBÓTICA

O médico George Lins se tornou o primeiro cirurgião urologista do Amazonas a obter a Certificação em Cirurgia Robótica da empresa norte-americana Intuitive Surgical. George Lins, que é urologista do quadro da Fundação Centro de Oncologia do Estado do Amazonas, e que assumirá a gerência do serviço de urologia da unidade hospitalar, recebeu o certificado no último dia 08 de março, em Bogotá, Colômbia.

PESSOA JURÍDICA

A Fundação Hospital Adriano Jorge, unidade de saúde vinculada à Secretaria de Saúde do Governo do Amazonas, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas, participará de estudo clínico para avaliação da eficácia de medicamento cubano Heberprot-P® para pé diabético. O Amazonas será o 8º Estado integrante do estudo, com vista a atingir o objetivo, que é obter 304 participantes para o ensaio clínico.

FRASES

Há pouco mais de meio século, era difícil supor que alcançaríamos os níveis de produção, produtividade e tecnologia que observamos hoje nas indústrias de nosso Estado.” Alfredo Menezes Junior, superintendente da Suframa

 “Cansamos da insegurança”. Givancir de Oliveira, presidente do Sindicato dos Rodoviários, após o assassinato de um motorista durante assalto no Centro de Manaus

Veja Também