Opinião

COMPARTILHE

Uma ideia que beneficia a muitos

Por Redação

30 Jul 2019, 09h50

Crédito: Divulgação

A Procuradoria Geral do Estado defendeu, ontem, uma solução moderada para que o agricultor familiar tenha acesso facilitado a créditos no Amazonas. De acordo com a sugestão, a facilidade no fomento, porém, estaria condicionada ao respeito ao meio ambiente, cujo controle continuaria a ser exercido por órgãos como o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas. A proposta foi defendida durante uma reunião que contou com a presença de vários secretários de Estado e líderes de entidades patronais e de trabalhadores que representam o setor primário no Amazonas. Na ocasião, a PGE-AM assumiu um compromisso para acompanhar de perto a questão relacionada a uma portaria editada pelo Ipaam, que trata da dispensa de licenciamento ambiental para a agricultura familiar na região. De acordo com o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, o instituto vê “com bons olhos” a proposta. O órgão deverá estudar a implantação de algumas medidas para reduzir os requisitos da Portaria nº 087/2018, que prevê a dispensa da licença para a agricultura familiar, porém, sem que essa atividade represente algum perigo de degradação ambiental.

BERLINDA

O Tribunal de Contas do Estado aprecia hoje as contas Secretaria de Estado de Infraestrutura, sob responsabilidade da secretária e ordenadora de despesa, Waldívia Ferreira Alencar, referente ao exercício de 2013; da Secretaria de Estado de Administração e Gestão, exercício de 2018, de responsabilidade da gestora Ângela Neves Bulbol de Lima e da Prefeitura Municipal de Fonte Boa, exercício de 2015, de responsabilidade do ex-prefeito, José Suedinei de Souza.

NOVO SISTEMA

A conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Lins dos Santos, apresenta, amanhã, aos secretários estaduais os resultados alcançados pelo Tribunal após sete meses da implantação do Sistema Eletrônico de Informações ue permitiu a tramitação eletrônica dos processos administrativos no âmbito da Corte de Contas. A apresentação atende a pedido do Governo do Amazonas, que demonstrou interesse na adoção do sistema para tramitação de processos administrativos.

MAIS MEMÓRIA

Para implementar os projetos Governo Digital e Cidadão Digital, a empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) acaba de adquirir quatro servidores Nutanix para o seu datacenter. Os novos equipamentos possuem, cada um, 512 GB de memória e, somados aos quatro servidores já instalados (com 256 GB de memória, cada), a Prodam conta agora com uma capacidade de 3 TB de memória em seu ambiente virtual.

TUDO PARA CASA

A edição 2019 da Feira Tudo Para Casa, aberta na última sexta-feira (26) segue até a terça-feira (30), com programação das 16h às 23h, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, E é considerada a maior já vista em número de espaços e oportunidades de negócios, tanto para o público final quanto para o próprio empresário.

PARA RICOS

As potencialidades turísticas e a riqueza natural amazonenses serão promovidas pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas durante os dias 2 e 3 de agosto, na 23ª Feira de Turismo da Associação das Agências de Viagens de Ribeirão Preto e Regiões, em Ribeirão Preto (SP). O município do interior de São Paulo é o segundo maior emissor de turistas do país.

SEM DEPÓSITO

O Programa Estadual de Proteção e Orientação do Consumidor realizou fiscalização em sete unidades hospitalares da rede particular que funcionam em Manaus (Hapvida, Prontocord, Check Up, Santa Julia, Sensumed, Santo Alberto e Adventista) sobre o cumprimento da Lei Estadual 4.781/2019, que proíbe depósito financeiro prévio para internação de pessoas doentes em situação de urgência ou emergência médica em clínicas e hospitais privados, como garantia do atendimento.

EDITAL

A Prefeitura de Manaus lançou ontem o edital da chamada pública nº 001/2019, da Secretaria Municipal de Educação, para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural. A entrega dos envelopes das entidades vai até o dia 20 de agosto, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na divisão de Compras e Locação da Semed, sala 104, térreo, localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, nº 2.549, Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da cidade.

HOMENAGEM

A atriz Ruth de Souza, que faleceu domingo (28), é o destaque da obra "Uma estrela Negra no Teatro Brasileiro: relações raciais e de gênero nas memórias de Ruth de Souza". O livro foi escrito pelo professor do Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas, Julio Claudio Silva. Publicado pela UEA Edições, o livro foi lançado em abril de 2015, na Escola Normal Superior, em Manaus, e teve uma sessão de autógrafos na Livraria Cultura - Cine Vitória, no Rio de Janeiro no mês de setembro do mesmo ano. 

FRASES

Qualquer proposta ou plano de trabalho elaborado para o agricultor deve conter um viés econômico, social e ambiental, e devem sempre respeitar a legislação, sem esquecer as peculiaridades do estado.” Eda Oliva, presidente do Instituto de Desenvolvimento do Amazonas

Se ele quiser eu conto como o pai dele desapareceu”. Jair Bolsonaro (PSL), presidente da República, respondendo crítica feita pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz

Veja Também

Frente & Perfil

Alternativas para o Amazonas

28 Jul 2019, 20h13