Opinião

COMPARTILHE

Uma câmara para a mineração

Por Redação

09 Mai 2019, 09h34

Crédito: Divulgação

Uma das alternativas de desenvolvimento econômicas prioritárias do Governo do Estado, o setor de mineração ganha novo impulso com o lançamento, hoje, da Câmara Setorial de Recursos Minerais, que orientará as políticas públicas para o setor. Também será lançado o Sistema Interativo Online de Informações sobre Recursos Minerais do Estado do Amazonas, no Centro Cultural Gabriel Gentil, do Centro Cultural Povo da Amazônia, às 9h. Coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, a Câmara Setorial de Recursos Minerais tem como objetivo principal subsidiar o desenvolvimento da mineração sustentável no Amazonas. Funcionará como fórum de discussão entre setor produtivo e poder público. O Sistema Interativo online servirá como uma ferramenta que reunirá todas as informações do Setor Mineral, Óleo e Gás no Estado em um único lugar. A ferramenta vai municiar com informação importantes órgãos da administração pública como Prefeituras, centros de pesquisa e possíveis empreendedores acerca da evolução da área de mineração, atualizadas diariamente com dados das agências e autarquias relacionadas ao setor.

INTERNADO

O ex-governador Amazonino Mendes (PDT) foi internado novamente no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para tratar de problemas renais, detectados em exames realizados naquela unidade de saúde, desde o último final de semana. Ele tem 79 anos, é hipertenso e diabético. Por isso sempre que necessário recorre a internações para cuidar do organismo.

NA CHINA

Caracterizada pelos seus atributos naturais e culturais, a capital amazonense será apresentada na ITB China 2019, uma das principais feiras de turismo no continente asiático. Em sua 3ª edição, o evento acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de maio, em Xangai, na China. Trata-se de uma feira de turismo destinada a visitantes envolvidos na indústria de viagens da China. A oferta da feira refere-se a viagens de negócios, Mice (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) e viagens de lazer a destinos internacionais, em parte desconhecidos, incluindo todos os aspectos e serviços relacionados a viagens.

VÔO DIRETO

Em participação no Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo – Fornatur 2019, em Goiânia (GO), iniciado nesta quarta-feira (8), a presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas, Roselene Medeiros, solicitou ao ministro de Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, uma parceria entre os governos estadual e federal e a iniciativa privada para viabilizar um voo direto entre Manaus e Europa.

SALAS DE SAÚDE

O secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, reuniu-se ontem com o diretor do Instituto Leônidas e Maria Deane – Fiocruz Amazônia, Sergio Luiz Bessa. Na pauta da reunião, a discussão sobre o Termo de Cooperação que será firmado para vários projetos em pesquisa, assistência e educação continuada, dentre eles instalação da primeira Sala de Situação de Saúde na Fronteira, cujo piloto será em Tabatinga.

MILHO

Reduzir o valor do preço do milho no estado é o objetivo do Governo do Amazonas, que assinou ofício pedindo o retorno da subvenção econômica do grão, encaminhado à ministra da Agricultura, Tereza Cristina. O secretário Estadual de Produção Rural, Petrucio Magalhães Júnior informou que a subvenção é destinada aos pequenos produtores rurais amazonenses cadastrados no Programa Vendas em Balcão, operacionalizado pela Companhia Nacional de Abastecimento.

EXPOSIÇÃO

O superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, participou da 5ª reunião ordinária da diretoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas e do Centro do Comércio do Estado do Amazonas, para apresentar à classe comercial do Estado dados sobre a atuação da Zona Franca de Manaus e que embasam a importância do modelo para a economia brasileira.

IMBRÓGLIO

A Justiça Estadual determinou ontem que o hospital Santa Júlia mantenha o atendimento aos clientes da Unimed Manaus. A direção da unidade havia comunicado anteontem a suspensão do serviço, por falta de pagamento. Como a cooperativa já tinha fechado seu próprio hospital, ficaria impossível prestar atendimento aos clientes. O imbróglio tende a continuar.

JOSÉ ALDO

O bairro do Alvorada 3, zona Centro-Oeste da capital, se reúne novamente neste sábado (11) para a realização de mais uma festa da Torcida José Aldo (TJA) na rua 13, onde o lutador morava, para prestigiar o duelo do manauara contra o australiano Alexandra Volkanovski. Amigos, moradores e parentes de Aldo já realizam essa festa a quase 10 anos, o que se tornou uma corrente de energia positiva ao campeão. A festa, que conta com telões para o público assistir os duelos do UFC Rio 237, será regada de muito forró com bandas locais e terá início a partir das 20h.

FRASES

Só quem desconhece as profundas desigualdades de um país continental como o nosso pode alimentar as críticas infundadas que têm sido dirigidas ao modelo da Zona Franca de Manaus.” Eduardo Braga (MDB), senador

Senti grande receptividade no ministro com meus apelos para que resolvamos o grave problema de segurança de nossa cidade.Arthur Virgílio Neto (PSDB), prefeito de Manaus, sobre reunião que teve ontem com o ministro da Secretaria Geral da Presidência, general Santos Cruz

Veja Também