Opinião

COMPARTILHE

Um pacto pelos recursos de P&D

Por Redação

07 Jul 2019, 20h52

Crédito: Divulgação

O Governo do Amazonas e a Superintendência da Zona Franca de Manaus estão em entendimentos para apoio conjunto ao financiamento de projetos voltados aos desenvolvimento de potencialidades regionais, com recursos de Pesquisa e Desenvolvimento. Para este ano, a fonte de recursos deve disponibilizar R$ 600 milhões. A proposta é sensibilizar as fábricas do polo de informática, que geram o recurso (5% sobre o faturamento bruto), a apostarem em áreas como turismo e na bioeconomia, a exemplo da indústria da pesca. O Governo também buscará P&D para a implantação do parque tecnológico da Universidade do Amazonas. O vice-governador e secretário-chefe da Casa Civil, Carlos Almeida (PRTB), e o superintendente da Suframa, coronel Menezes, estiveram reunidos na quinta-feira (04/07), na Sede da Suframa, alinhando a parceria. E, 2019, os recursos de P&D devem alcançar R$ 600 milhões. "Na próxima será realizado o seminário “Turismo como vetor de desenvolvimento da Amazônia”, quando será lançado edital de chamamento público para criação de um banco de projetos na área de turismo.

SUSTO

Por falar em Almeida, a boataria foi grande na noite de quinta-feira (4), depois que ele sofreu um acidente quando malhava em uma academia na Ponta Negra. Falou-se em tiro, assalto e facada, mas na verdade foi um peso que se soltou de um aparelho e atingiu a cabeça dele, levando-o a um desmaio. Socorrido por uma ambulância do Samu, o político foi levado ao hospital João Lúcio, aonde fez uma tomografia e foi liberado. Passa bem.

OPORTUNIDADE

Contribuintes inscritos na dívida ativa possuem a oportunidade de quitar com condições favoráveis seus débitos com o Estado sem precisar esperar por períodos de anistia ou conciliação, que geralmente são realizados no fim do ano. Entre as vantagens oferecidas pela Procuradoria Geral do Estado está o parcelamento da dívida em até 36 vezes, dependendo do valor do débito fiscal.

HEPATITES

A Prefeitura de Manaus lançou campanha de combate às hepatites virais (A, B, C e D), com teste rápido, vacinação e distribuição de preservativo, no Shopping Phelippe Daou, avenida Camapuã, Jorge Teixeira, zona Leste. A campanha faz parte da programação do “Julho Amarelo” - mês em que são reforçadas todas as ações para o combate à doença e que tem seu ponto máximo no dia 28, definido pela Organização Mundial de Saúde como o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, data consolidada por Lei Federal em 2018.

INSPEÇÕES

A Secretaria Geral de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas dará início, na segunda-feira (8), à segunda etapa de inspeções dos municípios do interior do Amazonas. Divididos em 19 equipes, mais de sessenta servidores, entre engenheiros e técnicos, visitarão 27 cidades do interior até o final do mês de julho. Outras três cidades serão auditadas via satélites no mês de outubro.

DOAÇÃO

O Governo do Amazonas doou nove veículos inservíveis e outros 84 bens que também não eram usados pelas secretarias para a Fazenda da Esperança. Esse repasse vai auxiliar nessa obra social que trabalha na recuperação de dependentes químicos. O termo de doação foi assinado entre a secretária de Estado de Administração e Gestão, Inês Carolina Simonetti, e o cofundador da Fazenda da Esperança, Dom Mario Pasqualotto.

PROTOCOLO ÚNICO

A Junta Comercial do Estado do Amazonas passará a adotar, a partir da segunda-feira (08), um único tipo de protocolo para os processos, de modo que tenham um único número de protocolo durante toda a tramitação do documento, iniciando da viabilidade até o recebimento do processo. A mudança tem o objetivo de facilitar atendimentos e consultas para o cidadão, na medida em que reduz a quantidade de números que precisam ser salvos, simplificando também quando for necessário solicitar atendimento na própria Junta Comercial.

CANAL DE COMUNICAÇÃO

Falando em Junta Comercial, o órgão disponibiliza, em seu site www.jucea.am.gov.br, canal de comunicação para o usuário enviar suas sugestões e opiniões para o Comitê Estadual da RedeSim (também conhecido como Comitê de desburocratização), composto por 30 órgãos envolvidos na constituição e licenciamento de empresas no estado.

VAGAS

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas aumentou o número vagas para exames de direção realizados no Complexo de Exames de Direção Veicular. O quantitativo de vagas para testes práticos por semana subiu de 800 para 1.365, totalizando um aumento de 3.200 para 5.460 mensalmente. O crescimento no número de vagas representa um acréscimo total de 70% no quantitativo de vagas ofertas ao mês e por semana. 

FRASES

Se os tributos forem extintos e o novo imposto não prevê benefício, a Zona Franca fica sem continuidade, portanto os empregos, a geração de renda direta e indireta, a receita do Estado, tudo fica inviabilizado.” Dario Paim, secretário executivo da Receita do Amazonas, sobre portaria do Ministério da Economia que zera o imposto de importação de vários produtos

Vou pedir ao doutor (Francisco) Garcia que comande a organização do PP na cidade de Manaus, onde ele e Rebecca, com todos os méritos, realizaram um trabalho competente e muito abrangente”.  Átila Lins (PP), deputado federal, ao anunciar que estava assumindo a direção regional do partido, depois de 20 anos de comando dos Garcia

Veja Também