Opinião

COMPARTILHE

Um conselho barulhento

Por Redação

27 Fev 2019, 11h24

Crédito: Diego Queiroz/Suframa

Comentou-se muito nos últimos dias que o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus, uma entidade da sociedade civil formada basicamente por empresários e profissionais liberais, foi decisivo na nomeação do novo superintendente da Suframa, o coronel Alfredo Menezes, que na última segunda-feira (25) teria retribuído o apoio ao comparecer à terceira reunião plenária do colegiado, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas. O Codese, como já é conhecido, é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que tem o objetivo declarado de “fazer da sociedade local protagonista na busca de soluções para temas estratégicos da cidade”. E tem, sim, uma atividade política importante. Tanto que já desperta a repulsa de boa parte da classe política. É que, assim como ocorreu com Menezes, eles temem que o grupo influencie decisivamente nas escolhas de novos gestores de pastas importantes e até eleja seus indicados para cargos como a Prefeitura de Manaus.

CODAM

A primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas deste ano será realizada hoje, na Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas, pela primeira vez. Os conselheiros vão deliberar sobre uma pauta com 39 projetos industriais com investimentos acima de R$ 1 bilhão e 1.441 vagas no mercado de trabalho, ao longo de três anos.

VAI TER CPI

Com a assinatura dos deputados Felipe Souza (Patriota) e João Luiz (PRB), a CPI da Gasolina já pode ser instalada na Assembleia Legislativa do Estado. O autor da proposta, deputado Álvaro Campelo (PP) vai protocolar hoje o pedido na Mesa Diretora. O Regimento Interno prevê que o apoio de oito deputados (um terço do total) garante a investigação.

PROBLEMA

Com a quarta maior bancada da Câmara, composta por 38 deputados, o Partido da República (PR) fechou questão hoje em relação à reforma da Previdência. Segundo o vice-líder do partido, Marcelo Ramos, a legenda só aceita discutir as propostas preparadas pela equipe econômica de Jair Bolsonaro se houver recuo em relação aos professores.

SEM PRIVILÉGIO

O deputado federal José Ricardo (PT) protocolizou requerimento solicitando à Direção Geral da Câmara dos Deputados filiação ao Regime Geral de Previdência Social, abrindo mão do plano de aposentadoria especial hoje em vigor para os parlamentares do Congresso Nacional. Ao fazer essa opção, ele fica obrigado a contribuir mensalmente sobre o limite do teto do Instituto Nacional de Seguridade Social e, quando estiver idade e tempo de contribuição, irá se aposentar como todo trabalhador.

PEIXE ORNAMENTAL

A deputada Therezinha Ruiz (PSDB) propôs ontem, durante reunião com representantes do setor de exportação de peixes ornamentais da região, a realização de uma audiência pública para tratar dos entraves burocráticos que dificultam a atividade. Os exportadores e pescadores estão tendo prejuízos por conta da exigência de documentos e de sanções aplicadas pelos órgãos de fiscalização.

HORÁRIO AMPLIADO

A Junta Comercial do Estado do Amazonas adotou novas ferramentas para otimizar a prestação de serviços à sociedade. Desde janeiro deste ano, a autarquia do Governo do Estado dedica quatro horas a mais para o atendimento ao público, funcionando das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. Além da ampliação de horário, um novo canal de comunicação com os cidadãos foi aberto no site da instituição (www.jucea.am.gov.br).

ATRASO

A Suframa tem um estudo que mostra o atraso do Amazonas, no que diz respeito à defesa dos recursos hídricos. Ele mostra que, no Brasil, atualmente, há 233 comitês de bacias hidrográficas. Em Minas Gerais, por exemplo, há 34 colegiados deste tipo. Dono da maior bacia hidrográfica, o Amazonas possui apenas dois comitês. Isso impede um maior controle da poluição dos rios.

PREJUÍZO

Cuidar bem do documento de identidade é uma forma de economizar recursos públicos. No ano passado, o Amazonas teve um custo estimado em R$ 5,8 milhões com a emissão de novas vias de carteiras de identidade para cidadãos que já tinham o documento, mas que o perderam ou extraviaram. Do total de 286.157 documentos expedidos, 51,7% foram para segundas vias.

ILUSTRE

Com aproximadamente 10 mil peças olímpicas em exposição, foi realizada a avant-première do Museu Internacional do Esporte, que contou com a presença de várias autoridades estaduais e do medalhista olímpico e presidente da Associação Internacional de Federações de Atletismo, o inglês Sebastian Coe.

FRASES

O Governo Federal já dá andamento a iniciativas para desburocratização em relação às pequenas e médias empresas, com objetivo de fomentar o empreendedorismo, ação que contemplará, também, o Amazonas”, Alfredo Menezes, superintendente da Suframa

Não vou obrigar nossos estudantes a ficar perfilados para cantar o hino nacional”, Arthur Virgílio Neto (PSDB), prefeito de Manaus, criticando orientação do Ministério da Educação

Veja Também