Opinião

COMPARTILHE

Um caso político/policial

Por Redação

09 Out 2019, 07h32

Crédito: Divulgação

Todos os dias alguém morre em Manaus de forma violenta. Foi o que aconteceu no último final de semana com o engenheiro Flavio Rodrigues dos Santos, de 42 anos. Só que, no caso dele, o crime ocorreu em circunstâncias ainda não esclarecidas, provavelmente a partir de sua participação em uma festa na casa de Alejandro Molina, filho da primeira dama de Manaus, Elizabeth Valeiko, e enteado do prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB). Foi o suficiente para que o caso atingisse proporções colossais e os adversários do político se aproveitassem para atacá-lo. Todo tipo de versão vem circulando desde então, algumas absolutamente estapafúrdias. Ontem, a Justiça decretou a prisão de todos os participantes da festa, menos Molina. Sinal de que não há suspeitas sobre a participação do rapaz no homicídio. Ainda assim, Neto e sua esposa passam por duas dolorosos, vítimas de acusações levianas e insinuações covardes.

LEI DELEGADA

O governador Wilson Lima (PSC) encaminhou mensagem 118/2019 à Assembleia Legislativa na última segunda-feira (30), pedindo que os deputados o autorizem a criar, incorporar, transferir, extinguir e alterar órgãos públicos, inclusive autônomos, ou unidades da administração direta e indireta. Também pretende fazer o mesmo com cargos em comissão e funções de confiança. É a chamada "Lei Delegada", que foi aprovada por ampla maioria.

CONVITE

O superintendente da Zona Franca de Manaus, Alfredo Menezes, convidou o presidente Jair Bolsonaro (PSL) a participar da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus, entre os dias 27 e 29 de novembro. Foi durante audiência em que também prestou contas ao chefe sobre a última reunião do Conselho de Administração da autarquia.

O PRÓXIMO

O maior evento de agronegócios do estado está de volta. A 41ª edição da Exposição Agropecuária do Amazonas começou ontem, na área externa de uma universidade privada, no Parque das Laranjeiras. Com entrada gratuita, o parque estará aberto ao público, das 8h às 22h, e repleto de atrações para toda a família até domingo (6).

TERRENOS

A Suframa está aproveitando a Expoagro para divulgar a nova regulamentação para a ocupação de lotes no Distrito Agropecuário da Suframa, que serão cedidos mediante a Concessão de Direito Real de Uso. Também há a exposição de produtos produzidos no DAS e a divulgação da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus.

SEM ENERGIA

O deputado estadual Álvaro Campelo (Progressistas) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas para cobrar novamente providências urgentes da empresa Amazonas Energia quanto à péssima prestação do serviço de energia elétrica que, nos últimos meses, afetou os municípios de Iranduba, Manacapuru, Caapiranga, Humaitá, Parintins, Santa Isabel do Rio Negro, e recentemente o município de Lábrea, que há quase um mês vem sofrendo com racionamento após a palheta de um grupo gerador quebrar.   

PIRARUCU

O pirarucu manejado da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá será vendido, neste domingo, dia 6, na Feira da Fundação Amazonas Sustentável, localizada na Rua Álvaro Braga, 351, no bairro Parque Dez. A entrada é gratuita e o evento ainda terá mais de 100 expositores de produtos diversos, gastronomia, programação musical, espaços de lazer e atividades especiais em alusão ao mês das crianças.

EDITAL

O Amazonas está concorrendo a mais de R$ 7 milhões em edital inédito do Ministério do Meio Ambiente que faz parte do programa Lixão Zero e é voltado à coleta seletiva, compostagem, biodigestores e inclui campanhas de educação ambiental nas escolas. Os projetos inscritos na seleção, voltados ao tratamento especial de lixo em municípios do interior, foram elaborados pela Companhia de Desenvolvimento do Amazonas.

SANEAMENTO

Acontece hoje às 13h o Seminário Regional Norte que irá debater o Projeto de Lei no 3261/2019 (de autoria do senador Tasso Jereissati – PSDB/CE), que atualiza o Marco Legal do Saneamento Básico e altera a Lei no 11.445/2007 (atual Lei do Saneamento Básico), aprimorando as condições estruturais dessa área no país. A autoria do debate é dos deputados federais José Ricardo (PT/AM) e do membro da Comissão Especial destinada a proferir parecer sobre esse PL, Joseildo Ramos (PT/BA), e será realizado no plenário da Assembleia Legislativa do Estado.

FRASES

“Meu filho é doente, mas não é um assassino.” Elizabeth Valeiko, primeira dama de Manaus, sobre o filho, Alejandro Molina

“Estamos finalizando a reforma administra, para otimizar o gasto público e melhorar o atendimento do cidadão que precisa dos serviços do Governo." Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas

Veja Também

Frente & Perfil

Dinheiro para investimentos

09 Oct 2019, 07h24
Frente & Perfil

Wilson controla a Assembleia

09 Oct 2019, 07h39