Gastronomia

COMPARTILHE

Um bistrô acolhedor e aconchegante é a nossa dica

Dica da Semana do Jornal do Commercio traz, todo fim de semana, uma dica nova

Por Evaldo Ferreira

24 Mai 2019, 19h05

Crédito: Divulgação

Uma culinária fusion, que mistura a gastronomia internacional, principalmente francesa e italiana, com a gastronomia amazônica e comida vegana. Assim o chef Ramiro Hitotuzi define o cardápio de seu bistrô Maison Gomes, em Aparecida.

“Foram meus mestres os chefs franceses Francis Michel Barlier, em Manaus, e Laurent Soaudeau, em São Paulo, e estudei no ICIF, escola internacional de cozinha italiana, no Rio Grande do Sul”, lembrou.

“Por mais que você trabalhe com gastronomia internacional, aqui em Manaus não tem como não usar os temperos e os ingredientes amazônicos. A culinária amazônica é muito forte e se sobressai em qualquer ambiente”, ensinou.

Este ano o bistrô Maison Gomes está completando dez anos, localizado na rua Coronel Salgado, a famosa rua da feira.

“Comecei como cozinha industrial, fornecendo refeições para indústrias do Distrito Industrial e outras empresas. Em 2013 resolvi abrir o espaço como restaurante, na realidade um bistrô, um local acolhedor onde a comida é preparada bem perto do cliente e ele pode trocar idéias comigo”, ressaltou.

“Sempre fui apaixonado por comida francesa e italiana, por isso procurei me especializar nessas duas cozinhas, mas nunca falta um toque amazônico em cada um dos pratos”, disse.

Entre os pratos mais solicitados no Maison Gomes está o canard (pato) seguido pelos cortes nobres de carne vermelha importada da Argentina.

“Destaco o filé e o entrecôte, um corte premium da carne usada para bifes. Muito solicitado também é o chouriço”, falou.

“E ainda tem as massas. Sou especialista em massas. Uma das mais pedidas é a ‘carbonara do chef’. O cardápio do Maison Gomes é rotativo. É um cardápio enxutíssimo, com oito a dez pratos, mas sempre tem um prato novo e diferente. E a maioria dos temperos e ingredientes são feitos artesanalmente por mim mesmo”, acrescentou.

“Temos uma carta de vinhos nacionais e internacionais. Sou sommelier e adoto a política da enogastronomia, harmonização de vinhos com os pratos. A idéia é que o cliente do Maison Gomes tenha momentos de satisfação e prazer enquanto estiver aqui, então, nem wi-fi temos no bistrô. Queremos que o cliente venha para conversar, tomar um bom vinho e saborear uma deliciosa comida. Por isso disponibilizamos um local aconchegante, com meia luz”, enfatizou.

O bistrô tem espaço para 20 pessoas sentadas, em ambiente com ar condicionado. Funciona de segunda a sexta-feira para o almoço, e aos sábados, para o jantar. Ramiro ainda atende a pedidos de almoços e jantares para eventos e festas.

Serviço

O quê: Bistrô Maison Gomes

Onde: Rua Coronel Salgado (a rua da feira), nº 25 – Aparecida          

Funcionamento: De segunda a sexta-feira para o almoço, e aos sábados, para o jantar

Informações: 9 8122-9241

Veja Também