Opinião

COMPARTILHE

Um alerta importante para compra de carros usados

Por Redação

11 Set 2019, 12h41

Crédito: Divulgação

A Polícia Civil e o Departamento Estadual de Trânsito fizeram ontem um alerta quanto a medidas de segurança que devem ser adotadas por quem pretende comprar um veículo usado, a fim de evitar golpes de estelionatários. a primeira providência é verificar os documentos, sempre desconfiando de bens que estão em nome de terceiros, ou dos atrasos de licenciamento. Nesses casos, há grande possibilidade de falsificação. As motocicletas roubadas e furtadas são mais fáceis de ser comercializadas. Não raro esses automóveis são apreendidos em blitze, causando problemas com a Justiça e prejuízo financeiro aos compradores. No final de 2018, a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos prendeu uma quadrilha especializada em vender veículos roubados e clonados, além de promover financiamentos fraudulentos para lesar instituições bancárias. De acordo com o delegado Cícero Túlio, titular da DERFV, os preços abaixo do mercado são um sinal de alerta elevado, e quem adquire bens nessas condições pode responder criminalmente por receptação, com pena de um a quatro anos de reclusão.

MOÇÃO

Visando fortalecer a Zona Franca de Manaus, após novas declarações do ministro Paulo Guedes contra o modelo econômico, o deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) protocolou na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas uma moção de repúdio ao que o parlamentar classifica como “preconceito e total desconhecimento sobre o principal modelo ambiental do mundo”. A ação foi acolhida por todos os deputados presentes e teve como co-autor o presidente da Casa, Josué Neto (PSD).  

AUDITORIA

O Tribunal de Contas do Amazonas passará por uma auditoria hoje, quinta (12) e sexta-feira (13), realizada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas, com apoio da Fundação Vanzoli, para aferir as ações e serviços realizados. A auditoria faz parte de um programa de qualidade da Atricon, que tem como objetivo padronizar as ações das Cortes de Contas em todo país.

PLURIANUAL

Com o objetivo de manter e até superar a excelência na prestação dos serviços previdenciários destinados aos aposentados e pensionistas, a Fundação Amazonprev deu início, nesta semana, à revisão do Plano Plurianual para o ano de 2020. Dentro do planejamento estratégico, estão sendo realizadas avaliações dos ambientes internos e externos que visam definir as ações que serão executadas no próximo exercício.

TREINAMENTO

Parceria firmada entre a Controladoria-Geral do Estado e a Controladoria-Geral da União resultou na oferta do curso Defesa do Usuário e Desburocratização, que integra o Programa de Formação Continuada em Ouvidoria. Foram ofertadas 100 vagas, das quais 50 foram destinadas aos servidores do Governo do Estado, que integram o Sistema Estadual de Ouvidorias. O treinamento será ministrado pelo coordenador-geral de Orientação e Acompanhamento de Ouvidorias do Poder Executivo Federal, Marcos Monteiro.

PACTO

Nos dias 19 e 20 deste mês, Manaus vai sediar o Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância da Região Norte. Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça, o seminário terá a participação da Associação Brasileira de Magistrados da Infância e Juventude,  Fórum Nacional da Justiça Protetiva, Defensoria Pública do Estado do Amazonas, Tribunal de Justiça do Amazonas, Tribunal de Justiça do Pará, Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do Ministério da Cidadania, além dos ministérios da Justiça e Segurança Pública, Educação, Saúde, Mulher, Família e Direitos Humanos, e  a Controladoria-Geral da União. 

VENEZUELANOS

Imigrantes venezuelanos que estão reconstruindo a vida em Manaus ganharam mais um espaço de qualificação para o mercado de trabalho. Em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Centro de Educação Tecnológica do Amazonas e Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados, o projeto Hermanitos está oferecendo cursos que visam aprimorar o domínio do idioma e facilitar a inserção dessa população nos setores da indústria, comércio e serviços, ou ainda como futuros empreendedores.

CONDENADO

A Justiça acatou pedido do Ministério Público Federal e condenou o agente da Polícia Federal Francisco Rodrigues do Nascimento por tráfico de drogas. O agente foi preso em flagrante em junho de 2016, durante o exercício do trabalho, pela posse de 4,5 quilos de maconha dentro do alojamento da Superintendência da Polícia Federal, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

SUICÍDIO

Na manhã desta terça-feira, 10 de setembro, vereadores da Câmara Municipal de Manaus deram entrada no projeto que cria a Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio na Casa. A iniciativa busca criar medidas para diminuir o alto índice dos casos da violência autoinflingida na capital, além de debater temas como a depressão de forma pública. O projeto nasce em meio às discussões de aumento nos casos de suicídio em Manaus.

FRASES

“Esta Casa não pode ficar omissa diante de uma situação tão delicada, pois o perigo é real e precisamos mostrar ao País, que todo o Amazonas está mobilizado na defesa dos interesses econômicos e da população.” Mayara Pinheiro (PP), deputada estadual, ao propor audiência sobre a reforma tributária

“Evite comprar veículos já financiados em nome de terceiros, solicite as cópias dos documentos do vendedor e exija a transferência da titularidade ou informação de venda junto ao Detran.” Cícero Túlio, delegado titular da Delegacia Especializada em Furtos de Veículos

Veja Também