Saúde

COMPARTILHE

Tratamento de varizes para quem quer evitar cirurgias

Por Redação

16 Abr 2019, 11h23

Crédito: Divulgação

A necessidade de um procedimento cirúrgico é uma das coisas que mais assusta pacientes com trombose e varizes, o que faz com que eles retardem o tratamento e agravem suas condições de saúde. No entanto, pelo menos 85% procedimentos podem ser feitos no consultório, evitando assim possíveis complicações na evolução da doença ou no procedimento cirúrgico em si.

De acordo com a cirurgiã-vascular, Fabiana Lo Presti, no consultório podem ser feitos diversos tratamentos, como com utilização de laser para a obstrução de veias de pequeno calibre e que não estejam funcionando plenamente, como os da face; laser para tratamento de veias safenas; retirada de tributárias;  escleroterapia convencional – que é a injecção de  medicamentos dentro de um vaso, com a finalidade de trata-lo e retiradas de veias segmentares com anestesia local.

“Nenhum desses procedimentos exige repouso e o paciente consegue sair andando do consultório. Ao contrário da cirurgia tradicional que exige internação hospitalar mínima de 24 horas. Além disso, no hospital é necessária a utilização de anestesia que pode ser raquianestesia ou bloqueio peridural, o que pode ocasionalmente causar alguma complicação”, afirmou Fabiana.

Ainda de acordo com ela, nos procedimentos hospitalares o paciente precisa se afastar de suas atividades por período que pode variar de 7 a 15 dias. No entanto, alguns cuidados devem ser levados em conta na hora de optar pelo procedimento ambulatorial. “O paciente não pode ter histórico de alergia ou reações adversas aos anestésicos locais. Por isso a avaliação do cirurgião vascular é sempre necessária”, explicou.

O acompanhamento de um bom cirurgião vascular é fundamental para que se determine se o procedimento poderá ou não ser feito nos consultórios. E o paciente precisa avaliar as condições de onde o tratamento será feito, ver se o local está com todos os equipamentos necessários e se oferece uma boa infraestrutura clínica. 

Quem quiser tirar dúvidas sobre o tema, pode buscar o perfil da médica no Instagram. As consultas com ela podem ser marcadas pelos números de telefone (92) 3584-1274 e 3584-5999 ou pelo site do IVC Manaus. O Instituto Cardiovascular trabalha com atendimento particular e através de inúmeros convênios de saúde.

 

Veja Também