Opinião

COMPARTILHE

Trabalho infantil ainda preocupa

Por Redação

07 Jun 2019, 11h45

Crédito: Divulgação

Representantes de 48 municípios amazonenses estão em Manaus participando do 1° Encontro Estadual de Avaliação das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. Os números discutidos no evento não são nada animadores quando se trata de crianças e adolescentes, entre 5 a 17 anos de idade. No Amazonas, cerca de 1.940 delas estão inseridas nos serviços de convivência dos Centros de Referência de Assistência Social. No Brasil, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, esse número é superior a 2 milhões de jovens, que realizam trabalhos variados para ajudar na renda familiar. Trata-se de uma prática cultural, porque muitos pais foram criados dessa forma e acreditam ser normal. De acordo com o analista técnico do Ministério da Cidadania, Francisco Xavier, o perfil da maioria dos adolescentes que trabalham são meninos negros e pardos, atuando em atividades diversas como construção civil, vendedor ambulante e até tráfico de drogas, não ganhando nem o salário mínimo por mês. As meninas são mais vítimas dos serviços domésticos e da exploração sexual, que é considerado também um trabalho infantil.

FAZENDO ESCOLA


As professoras Maria Inez Pereira de Alcântara e Ana Patrícia Lima Sampaio, do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta, representaram o Amazonas no 4º Colóquio Cabo-Verdiano de Educação, em Cabo Verde, na África. O evento aconteceu nos dias 3 e 4 de maio, na Universidade local, e teve como tema “A escola na sociedade atual: revisitar ‘velhos problemas’ para enfrentar desafios atuais”. Na ocasião, a dupla apresentou dois artigos: "Processos Formativos Inovadores no Contexto Digital" e "Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação: Ferramentas de Interatividade". Os trabalhos tiveram como enfoque a utilização das ferramentas digitais em ambientes educacionais.

INÉDITO

A equipe de cirurgiões da Fundação Hospital Adriano Jorge realizou a primeira cirurgia de Reconstrução Mandibular com Retalho Microcirúrgico da Fíbula. Inédita, ela consistiu em transplantar retalho microcirúrgico da fíbula do paciente – osso da perna, antigo perônio, ao lado da tíbia (canela), pela parte externa. O paciente, servidor público da área de segurança pública, foi vítima de ferimento na face por arma de fogo, afetando diretamente a mandíbula direita, no dia 22 de abril.

RECEPTADORES

Nos quatro primeiros meses deste ano, a Polícia Civil do Amazonas indiciou 67 pessoas pelo crime de receptação de celulares roubados. No mesmo período, o trabalho realizado por Distritos Integrados de Polícia das zonas leste, sul e centro-sul de Manaus conseguiu recuperar 194 aparelhos roubados e devolvê-los aos seus proprietários.

ASSÉDIO

Todos os casos de assédio sexual registrados nos Distritos Integrados de Polícia Civil de Manaus tiveram mulheres como vítimas. Até abril, esse crime praticado no ambiente de trabalho fez 17 vítimas, o que representa um crescimento de 13% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública e revelam que, em quase 60% dos casos, as assediadas tinham idade entre 25 e 29 anos.

CRÉDITO

A Frente Parlamentar de Apoio as Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais está fechando parceria com o banco Santander para trabalhar com o Prospera, programa de microcrédito que tem uma oferta de valor diferenciada para empreendedores que já exercem uma atividade produtiva, formalizados ou não. O anuncio foi feito pelo deputado Adjuto Afonso (PDT), presidente da Frente Parlamentar, na manhã desta quinta-feira, 6, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

ORIENTAÇÕES

Cinco representantes do Governo de Jair Bolsonaro estarão presentes em Manaus, no fórum que reúne secretários das pastas de Planejamento e Gestão dos 26 estados e do Distrito Federal, hoje. Eles são membros do Ministério da Economia e da Presidência da República. A ideia é orientar os participantes sobre como conseguir recursos na atual administração.

EM NOVA IORQUE

As belezas naturais e as experiências vividas no Parque Nacional de Anavilhanas, localizado no município de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus), e no município de Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros), serão apresentadas pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas durante a maior feira de aventura do mundo, a Elevate Adventure, que acontece em Nova York (EUA), da próxima semana.

APOSENTADOS

Em boletim divulgado nesta quinta-feira pela Gerência de Previdência do Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas, consta que a taxa de aposentados e pensionistas recadastrados alcançou a marca de 92,7% nos primeiros cinco meses do ano. Se considerada uma massa de 12.396 beneficiários, com aniversários de janeiro a maio, apenas 916 segurados, ou 7,3%, deixaram de comparecer à instituição para a atualização de dados e tiveram os pagamentos suspensos.

FRASES

Há Uma grande defasagem de conselhos tutelares em Manaus.” Vânia Marinho, promotora de Justiça

Se a Lei do Compliance já estivesse sendo seguida, certamente a empresa Umanizzare não estaria apta a concorrer à nova licitação.” Ari Moutinho Filho, conselheiro de contas

Veja Também

Artigo

A vergonha do trabalho infantil

01 Jun 2018, 00h00