Opinião

COMPARTILHE

Só Marcelo apoia reforma

Por Redação

01 Abr 2019, 23h59

Crédito: Divulgação

Dos oito deputados federais do Amazonas, apenas um já se posicionou claramente favorável à reforma da Previdência, da forma como está sendo proposta pelo Governo Federal: é Marcelo Ramos (PR). Outros dois deputados são contrários a praticamente todos os principais pontos – José Ricardo Weddling (PT) e Sidney Leite (PSD). Os cinco restantes simplesmente ainda não se posicionaram, incluindo o único integrante do partido do presidente Jair Bolsonaro (PSL) no Estado, o deputado Delegado Pablo. Aliás, levantamento realizado pelo jornal Folha de São Paulo mostra que metade dos correligionários do mandatário na Câmara dos Deputados ainda estão indecisos. No Senado, os três senadores já disseram que há pontos necessitando de mudança ou se supressão. Todos reivindicam que o Governo seja sensível aos problemas sociais que envolvem a questão. Se esta for a tendência do Congresso como um todo, dificilmente a reforma passará em plenário.

SEMINÁRIO

A Associação Amazonense dos Advogados Trabalhistas, a Comissão Especial de Apoio ao Advogado Trabalhista da OAB-AM e diversas entidades sindicais, como a Central Única dos Trabalhadores e Força Sindical, estarão promovendo hoje, a partir das 17h, o seminário “Reforma da Previdência: em defesa da previdência pública e solidária”, com a participação do advogado Guilherme Zagallo, especialista em Direito Previdenciário e ex-presidente da OAB Maranhão.

POSICIONAMENTO

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), fez uma postagem nos primeiros minutos de ontem, para se posicionar sobre o regime militar instalado em 1964. Ele contou a história do pai, Arthur Virgílio Filho, que teve o mandato cassado pelos militares, para explicar por que considera que a intervenção instalada naquele ano instalou mesmo uma ditadura no Brasil.

HIDRÔMETROS

Para evitar que incêndios, como os que aconteceram no Educandos em dezembro do ano passado e neste final de semana, se repitam, o vereador Alonso Oliveira deu entrada em um Projeto de Lei, na Câmara Municipal de Manaus, que visa a criação de medidas para prevenção e combate a sinistros em áreas com construções populares informais, entre elas a instalação de hidrantes e disponibilização de extintores.

BLOQUEADO

Atendendo a pedido do Ministério Público Federal no Amazonas, a Justiça Federal determinou em caráter liminar o bloqueio de R$ 363,1 mil em bens do ex-prefeito de Barreirinha (a 331 quilômetros de Manaus), Mecias Pereira Batista (PSD). A decisão de indisponibilidade de bens é resultado de ação civil pública de improbidade administrativa apresentada pelo MPF em razão da ausência de prestação de contas referente a repasses de recursos do Fundo Nacional de Saúde destinados ao município durante a gestão do ex-prefeito.

PERIGO

Fiscais do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas notificaram, na madrugada de domingo (31), no Porto do São Raimundo, a empresa Transbetume Comércio e Transporte de Betumes Ltda., após o vazamento de aproximadamente 30 toneladas de emulsão asfáltica que atingiu uma parte do rio Negro. Uma das questões analisadas é se haverá contaminação na tomada de água da Águas de Manaus, que fica próxima.

RECUPERAÇÃO

A Secretaria de Estado de Infraestrutura corre para recuperar trecho do quilômetro 69 da AM-070 (Manaus-Manacapuru), onde uma linha de bueiros rompeu e houve rebaixamento da pavimentação de um dos lados da rodovia. O trânsito, entretanto, não foi interrompido, como chegou a ser anunciado.

DROGA NA CADEIA

No primeiro trimestre deste ano, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária impediu a entrada de 4,378 kg de entorpecentes com visitantes nos presídios de Manaus. O número representa um aumento de 36% se comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados fazem parte do balanço realizado pelo setor de estatística da Secretaria-Executiva Adjunta da Seap, que mostrou ainda um acréscimo no número de pessoas encaminhadas à delegacia após tentarem entrar com materiais ilegais nas unidades prisionais, subindo de 15 flagrantes, em 2018, para 44 pessoas presas, neste ano.

#SOMOSOFUTURO

A diretoria da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas recebeu, ontem, representantes da Wonder Women Tech Foundation, uma organização sem fins lucrativos que destaca o empoderamento da mulher no mundo e promove o desenvolvimento de inovação, de carreiras e de empregos nas regiões. Pela primeira vez na América Latina, a WWT realizará o evento LatinX Summit, cujo tema será #SomosoFuturo, entre os dias 28 e 30 de agosto, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques.

FRASES

Os pais precisam ter controle das redes sociais dos filhos e cuidado também com o que postam sobre as crianças. O pedófilo, em geral, é muito sedutor. ” Joyce Coelho, titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente

Se eu estou aqui, é porque foi a vontade do povo, e essa vontade tem que ser respeitada”. Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas

Veja Também