Opinião

COMPARTILHE

Sinais de que você é um profissional maduro

É possível você ser um jovem profissional e ainda assim maduro

Por Paula Pedrosa

16 Abr 2019, 12h13

Crédito: Divulgação

Essa coluna é especial: hoje comemoro 10 anos como articulista do Jornal do Commercio, e além disso, meu pai Paulo Pedrosa, antecessor dessa coluna, também faz 10 anos de falecido, o qual me passou todo seu conhecimento e experiência em tudo relacionado a Recursos Humanos.

Com esses 10 anos de experiência e atuação vividos por mim e por todos os ensinamentos repassados a mim pelo meu pai, venho falar um pouco de maturidade profissional – tema atual e super necessário para o mercado de trabalho.

A maturidade profissional, no geral, vem acompanhada de anos de experiência, incluindo erros e acertos praticados nas companhias pelas quais você passou.

Apesar de ser um pensamento generalizado, o “tarde demais” ou “cedo demais” não existe. O sucesso na maturidade profissional não depende da idade e sim da determinação de cada indivíduo.

Ou seja, idade não é uma máxima. É possível você ser um jovem profissional e ainda assim maduro. Basta atentar em alguns comportamentos que os anos de experiência trazem como aprendizado.

Você quer dar um passo na sua carreira dos sonhos? Vejamos abaixo alguns pontos que demonstram que você é um profissional maduro:

Você comemora o sucesso alheio

... e se sente verdadeiramente feliz por isso! Essa é uma das atitudes mais nobres que se pode ter, principalmente no âmbito profissional.

Um amigo ganhou uma promoção, mas você não? Sinta- se feliz por ele! Não coloque na balança onde ele está e onde você está, se ponha no lugar do outro e vibre com ele. Em ambientes corporativos, você sempre está sendo observado.

Você reclama menos

Quando você atinge a maturidade profissional, você passa a entender que não tem mais tempo para perder com reclamações, e entende que, tem coisas que não adianta reclamar, o que adianta é agir. Além de começar a pensar em soluções para beneficiar você e sua equipe, pois todos tendo o reconhecimento do trabalho, você também ganha. Ou seja, você tem foco no resultado!

Você aceita e reconhece seus erros

Alguns profissionais ficam dias se martirizando quando algo não sai como planejado e outros até tentam esconder/minimizar seus erros ou coloca-los nas costas de outros.

Claro que todos trabalham para obter bons resultados, mas é humano errar. Numa próxima oportunidade o erro te impulsiona a fazer a coisa certa e até melhor que o esperado, sem dúvidas.

Errar faz parte do seu crescimento profissional e saber reconhecer seus erros demonstra maturidade.

Você sabe se relacionar com as pessoas do trabalho

No início de carreira, é comum um profissional achar que o colega de trabalho não gosta dele, seja pela área em que está, porque precisa se retratar a ele como superior ou por questões de conhecimento ou tempo de empresa.

Tratar todos de maneira saudável, com mais energia positiva em relação às pessoas que te cercam, independente de, é um dos sinais que mostram sua maturidade pessoal.

Você estabelece metas e desafios para si mesmo

Estabeleça suas metas e desafios, mesmo que sejam metas diárias. Sem desafios, você corre o risco de fazer tudo igual todos os dias e cair na mesmice.

Não dependa de ordens do seu superior. Auto gerencie-se e faça acontecer! Mostre a sua diferença no mundo corporativo.

Grow to be great!

Boa semana!

Fiquem com Deus!

Veja Também

Artigo

Cuidado com gente tóxica

16 Apr 2019, 12h23