Comércio

COMPARTILHE

Sesc Saúde Mulher oferece exames gratuitos na Zona Leste

Os agendamentos podem ser feitos diretamente na unidade, das 8h às 11h e das 14h às 16h

Por Fecomércio/AM

13 Ago 2019, 11h17

Crédito: Divulgação

A unidade móvel Sesc Saúde da Mulher – Tarcila Mendes está oferecendo exames gratuitos de mamografia e preventivo na Paróquia Cristo Rei, situada na Rua Edmundo Soares, bairro São José 3, zona leste de Manaus. Os agendamentos podem ser feitos diretamente na unidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 16h. A unidade ficará no local até outubro.

As mulheres de 40 a 49 anos que desejarem fazer o exame de mamografia precisam levar a xerox do RG, CPF, Cartão do SUS, comprovante de residência e encaminhamento médico, acima de 50 anos não é necessário apresentar encaminhamento médico, somente os documentos. Para o preventivo a faixa etária é de 25 a 64 anos, as mulheres interessadas devem levar xerox do RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.

‘O Sesc salvou minha vida’, diz paciente da unidade

A unidade móvel Sesc Saúde da Mulher foi o local onde a agente comunitária Cileide Cordeiro, 46, deu início ao tratamento de câncer na mama. Por meio da unidade, ela detectou o problema, encontrou amparo humanizado pelos colaboradores e conseguiu dar início ao processo de cura. O episódio ocorreu no primeiro semestre de 2017, nesse período a unidade estava em Manacapuru, no interior do Amazonas.

Segundo Cileide, na primeira consulta, quanto atestaram o problema por meio do exame de mamografia, ela não acreditou no diagnóstico e decidiu refazer o exame em uma outro local que, por sua vez, negou a existência da doença e contrariou o exame da equipe do Sesc. 

“O resultado do Sesc dizia que eu estava com pré-câncer. Não acreditei e fiz outra mamografia em uma clínica particular que dizia que eu não tinha nada. Retornei ao Sesc e comuniquei o ocorrido. Os funcionários me acolheram e fizemos novamente o exame que comprovou que o primeiro diagnóstico estava correto. A equipe me acolheu e me ajudou psicologicamente”, disse. 

Para Cileide, a passagem pela unidade da Mulher do Sesc AM representa um momento único na vida dela. “Eu tive o privilégio de fazer o exame bem no princípio onde fui diagnosticada realmente com câncer de mama, na minha mama esquerda. É importante você realizar o rastreamento porque ao identificar o problema logo no começo você tem o privilégio de alcançar sua cura e ver as coisas de uma forma melhor”, conta. 

Após receber o apoio do Sesc, naquele primeiro momento de descoberta, Cileide começou a caminhada de tratamento. Por meio do Sesc AM, a paciente conseguiu dar outros passos rumo à cura. “Sabendo do meu resultado que era positivo, o Hospital do Câncer de Barretos, parceiro do Sesc, disse que ia me acompanhar. Fiz a minha cirurgia de retirada da mama, com   reconstrução de prótese”, relata. 

A agente comunitária fala sobre o sentimento de gratidão aos profissionais e ao projeto do Sesc AM. “Sou muito grata ao projeto que chegou até meu município, grata por ter conhecido a unidade. Para mim o projeto é e sempre será importante. Fui acolhida de uma forma incrível pelos profissionais”, finaliza. 

Unidade móvel

Criada em 2016, a Unidade móvel Sesc Saúde da Mulher realiza exames gratuitos com o objetivo prover a melhoria na qualidade de vida do público feminino, prioritariamente o de baixa renda, visando à detecção e prevenção de doenças.

A unidade atua como uma clínica da mulher sobre rodas, visando a prevenção do câncer de mama e colo de útero através da realização de exames de rastreamento como a mamografia digital e o papanicolau, além de ações educativas para a promoção da saúde.

Além de oferecer um atendimento humanizado a infraestrutura da unidade móvel chama a atenção, dentro há um consultório para realização de exames citopatológicos, uma sala de mamografia (espaço composto de mamógrafo digital, estação de trabalho e negatoscópio), um banheiro, uma tenda externa com espaço multimídia para ações educativas, que também tem funcionamento de recepção e sala de espera. Dispõe ainda de um ambiente climatizado, além de elevador de acesso para deficientes.

 

Veja Também