Trabalho

COMPARTILHE

Portal dá força para o emprego, favorecendo empresas e trabalhadores

Por Antonio Parente

18 Abr 2019, 12h25

Crédito: Manoel Nunes/CDL Manaus

Plataforma de empregabilidade oferece ferramentas que direcionam empresas para recrutamento de mão de obra, e auxilia pessoas a divulgarem seus currículos para inserção no mercado de trabalho. A finalidade é criar um sistema de divulgação de dados tanto de ofertas de empregos das empresas, quanto na divulgação das informações de profissionais que buscam oportunidade de emprego, incluindo estágio. O sistema foi lançado ontem (17), pela CDL Manaus (Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus), e já se encontra disponível na página da internet.

Para o presidente da CDL Manaus, Ralph Baraúna, essa é uma grande ferramenta que ajudará de forma rápida e prática diversos segmentos do mercado a divulgarem vagas de trabalho para a população do Amazonas, e buscarem profissionais de acordo com suas necessidades. Além de permitir que o trabalhador mostre suas capacidades técnicas em uma plataforma online de maior visibilidade e gratuita.

“Para melhorar e facilitar a comunicação do empresário e do profissional o lojista vai poder verificar no sistema e realizar seus cadastro e captar com mais facilidade os profissionais disponíveis sem ter que consultar o tradicional currículo de papel. O trabalhador também terá seu nome disponibilizado em um banco de dados nas buscas de oportunidades de trabalho. É um sistema fácil que vai dar visibilidade e notoriedade para todas as pessoas que buscam emprego, sem ter que sair correndo de um lado para o outro espalhando seu currículo”, explicou.

No momento do cadastro, o usuário informará os dados pessoais e e-mail, então poderá realizar o agendamento de entrevistas, e acompanhar por meio dos dados no sistema todo o processo seletivo até a contratação. O público em geral também pode concorrer às vagas disponíveis, desde que atendam os pré-requisitos. Além disso, o sistema disponibilizará cursos livres e qualificação oferecidos pela UTV (Universidade de Tecnologia do Varejo), a preços acessíveis com o objetivo de ampliar as oportunidades de emprego para acadêmicos e egressos.

Para o titular da Superintendência Regional do Trabalho no Amazonas, Gilvan Simões Pires da Motta, a iniciativa da CDL Manaus é fundamental para buscar a retomada do emprego e aproximar mais o profissional amazonense das empresas, e destacou que além das facilidades que o sistema oferece é fundamental frisar a qualificação profissional.

“É importante porque agiliza e facilita a vida daquele cidadão que está desempregado e precisa de trabalho. A qualificação profissional também é importante. A cada dia que passa mais difícil se torna a vaga de emprego ,  porque há mais exigências do mundo moderno para as pessoas que precisam e necessitam da qualificação e não tem. As pessoas têm que buscar a qualificação profissional, se qualifique para que a vaga de emprego venha de forma mais rápido possível e possamos aos poucos reduzir o índice de desemprego no Estado”, frisou

Além de um portal de recrutamento que permite às empresas filtrarem currículos de pessoas disponíveis no mercado, o CDL Empregabilidade conta com outras ferramentas que proporcionam o acesso a diversas oportunidades de crescimento e aprimoramento profissional, como agenda de cursos, oficinas, palestras e workshops.

Segundo a presidente da ABRH-AM (Associação Brasileira de Recursos - Seccional Amazonas), Kátia Andrade, ainda existe uma distorção muito grande entre o que o mercado está precisando e as habilidades que as pessoas estão desenvolvendo e buscando. Ela ressaltou que é necessário incluir unidades formadoras de recursos humanos para preparar a mão de obra para as competências que as empresas procuram. E para isso é necessário haver uma comunicação melhor entre as empresas e as unidade que divulgam as vagas.

“Essa ferramenta é fantástica porque encurta o caminho e dar velocidade ao processo de triagem de acordo com o perfil que a empresa cadastra. Mas, porque ainda encontramos vaga disponíveis com tanta gente desempregada? Exatamente porque ainda  temos esse ato das competências requeridas pelas empresas e aquelas competência que os candidatos estão adquirindo em suas formações. A gente precisa reunir essas unidade formadoras, e se aproximar mais desse setor produtivo da classe empresarial para realmente fazer o filtro de quais as competências eles precisam. Verificar onde está essa dissonância entre o que eu preciso e o que eu ofereço para preencher as vagas ”, disse.

Segundo Ralph, na última terça-feira antes do lançamento oficial, cerca de 800 pessoas já utilizaram o sistema e cadastraram seus currículos no banco de dados, e incentivou os lojistas de Manaus a utilizar a plataforma para disponibilizar as vagas de trabalho disponíveis de suas empresas. Na ocasião, ele enfatizou que a burocracia para se abrir lojas no Brasil e no Amazonas é um grande empecilho para gerar mais empregos para a população.

“Na CDL somos 4.800 associados, e com esses associados temos em torno de 10 mil lojas que empregam 110 mil trabalhadores. Pedimos que essas empresas utilizem o sistema e divulguem as vagas disponíveis, e fazemos um apelo ao governo federal e estadual que tire a burocracia. Se tirar a burocracia, abrem-se mais lojas, geram-se mais empregos e diminuímos a questão de desemprego no país”, disse.

Segundo o diretor presidente da rede de lojas Tv Lar Antonio Azevedo, o atual momento em que o Brasil passa é de fundamental importância para preparar o candidato que se cadastra no sistema para o empreendedorismo. “Esses empregos não vão vir em forma de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) ele vão vir em forma de empreendedorismo. Tem muita gente querendo empreender e não sabe como. Fazem de forma artesanal e doméstico, e temos que fazer que essa energia toda se converta em empresas e startups e gerem emprego e renda. Porque a forma que conhecemos emprego vai acabar”, disse.

Além disso, a plataforma retroalimenta o modelo acadêmico de ensino da UTV com as competências exigidas pelo mercado de trabalho, proporcionando aos acadêmicos uma aprendizagem aliada às necessidades mercadológicas atuais e futuras. O site consolida todo tipo de vaga, atendendo a demanda das empresas de cargos de estágios até posições mais estratégicas. O portal já está disponível para o público no endereço www.cdlmanausempregabilidade.com.br.

Veja Também

Artigo

Desemprego e lucro dos bancos

16 Apr 2019, 16h31