Opinião

COMPARTILHE

Por que uma pausa é importante para o trabalho?

Os pesquisadores descobriram que determinadas tarefas acabam nos contaminando

Por Paula Pedrosa

13 Mar 2019, 13h40

Crédito: Divulgação

Parece estranho, mas sim, a pausa é importante para o trabalho. Quando falo pausa, falo não apenas sobre férias, mas também sobre pausa de minutos entre uma atividade e outra. Vamos ao benefícios:

A mente é limpa

Querendo que os seus profissionais atingissem o máximo da performance, a Nasa encomendou um estudo, realizado por diversos pesquisadores. Ao observar a rotina da instituição, descobriram duas coisas muito importantes: em primeiro lugar, é preciso separar tarefas burocráticas das intelectuais; além disso, a pausa para o descanso entre as atividades é fundamental.

Os pesquisadores descobriram que determinadas tarefas acabam nos contaminando. Uma tarefa repetitiva, por exemplo, é desgastante e, se formos realizar outra tarefa que exija mais do intelecto logo em seguida, estaremos ainda sobrecarregados pela primeira e teremos o rendimento prejudicado. Entre um momento e outro, portanto, é preciso uma pausa para limpar a mente.

A criatividade flui

Acima, disse que as atividades precisam ser dividas em blocos para evitar a “contaminação” da carga de estresse. Se os colaboradores ficarem sobrecarregados, será exatamente a sua capacidade criativa que vai ser contaminada e, com isso, perde-se a flexibilidade da inovação.

As pausas para o descanso, portanto, oferecem uma boa oportunidade para que os colaboradores relaxem a mente e reorganizem suas ideias. Assim, podem voltar mais preparados para pensarem em mais soluções ou encontrarem formas criativas para resolver os problemas diários.

O clima organizacional melhora

Em um ambiente onde todos estão transpirando trabalho sem tempo para pausas, é evidente que, em algum momento, o nível de estresse contaminará o grupo como um todo. Aos poucos, valores e códigos de conduta também podem esquecidos.

Normalmente, empresas com problemas de clima organizacional acabam tendo alta rotatividade, improdutividade e uma série de outros problemas. Pausas para o descanso ajudam a recuperar os ânimos.

A socialização é desenvolvida

O sonho de qualquer gestor é possuir um time harmônico e coeso. Para desenvolver esse tipo de equipe é fundamental que os colaboradores se conheçam bem e tenham laços de confiança e amizade.

As pausas para descanso podem ser uma oportunidade para que seja desenvolvido um ambiente mais sociável em sua empresa, fundamental para o entrosamento. Assim, sua equipe será muito mais sólida, já que os colaboradores se conhecerão muito mais.

A rotatividade diminui

É importante mencionarmos os impactos das pausas para o descanso na rotatividade de pessoal. É claro que essa solução sozinha, não é capaz de evitar que os profissionais abandonem a empresa de uma hora para a outra, mas ajudam na melhoria do clima e da saúde mental dos colaboradores.

Assim, eles possuem mais estímulos para se manterem na empresa e, o que é mais importante, desenvolvendo um bom trabalho para ela. Claro que as pausas devem ser associadas a outras atividades, como um bom plano de carreira, bônus e recompensas para os profissionais, entre outros.

A produtividade é garantida

Se a sua empresa ainda é daquelas em que os colaboradores precisam trabalhar sem parar, considere agora mesmo mudar de estratégia. As pausas para o descanso são saudáveis tanto para os colaboradores, quanto para o próprio negócio. Essa certamente é a melhor forma de manter um time forte e resiliente nesse mercado cada vez mais competitivo.

Semana passada tivemos uma pausa nacional que pôde ser vivida de forma positiva, mas também negativa. Qual a sua escolha?

Boa semana!

Fiquem com Deus!

 

Veja Também

Artigo

Crie a sua felicidade

18 Mar 2019, 13h01
Artigo

Retribalização dos direitos

13 Mar 2019, 13h26