Opinião

COMPARTILHE

Por enquanto, só negociação

Por Redação

17 Abr 2019, 13h38

Crédito: Divulgação

A bancada do Amazonas no Congresso Nacional colocou as cartas na mesa ontem, em reunião com o ministro-chefe da Casa Civil, Ônix Lorenzoni. Pediu o adiamento por 30 dias da consulta pública sobre a indústria de componentes para a internet, solicitou a revogação do decreto assinado pelo ex-presidente Michel Temer (MDB), que deve sufocar o polo de concentrados para refrigerantes ao final de junho, e aproveitou a chance para pedir a aceleração da retomada do projeto Amazônia Conectada, bem como a construção dos aeroportos de Nova Olinda do Norte, Maraã, Jutaí, Pauini, Uarini, Amaturá e Codajás. Deputados federais e senadores receberam garantias de que as demandas começarão a ser respondidas já na semana que vem. “Pelo menos ele veio acompanhado de técnicos, o que indica a vontade de atender”, disse ao final do encontro o coordenador da bancada, senador Omar Aziz (PSD). Técnicos do Governo do Estado, da Suframa e de entidades empresariais acompanharam os parlamentares do Amazonas desde antes da conversa.

BR-319 VAI SAIR

A melhor notícia que Lorenzoni deu à bancada do Amazonas, entretanto, foi a de que o Governo Federal vai mandar uma Medida Provisória ao Congresso, facilitando o licenciamento de obras de infraestrutura no país, o que deve facilitar o andamento do processo envolvendo a BR-319, que liga Manaus a Porto Velho, em Rondônia. Os parlamentares saíram animados com a possibilidade de finalmente pavimentar o trecho do meio da rodovia.

ECOPAINÉIS

A Universidade do Estado do Amazonas e o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas fecharam um termo de cooperação de pesquisa com a Universidade Tsinghua da China, para fomentar o projeto da produção de ecopainéis das fibras do fruto do açaí e contribuir com pesquisas e inovação nas áreas das engenharias. O professor doutor titular da Escola Superior de Tecnologia, Antônio Mesquita, diz que o ecopainel é alternativa econômica, sustentável e serviço ambiental para a Amazônia.

DENÚNCIA

O deputado Adjuto Afonso (PDT) denunciou ontem o serviço prestado pela Caixa Econômica Federal no interior do Estado, classificado pelo parlamentar de péssimo atendimento à população. Ele vem recebendo denuncias de lideranças dos municípios sobre o assunto e vai oficializar junto ao banco e à bancada federal do Amazonas. 

BOLSA-CRECHE

A Prefeitura de Manaus vai pagar anuidade para crianças ingressarem em creches particulares e, assim, aumentar o número de vagas disponíveis na cidade. A informação foi confirmada pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), ontem, durante a inauguração da 18ª creche municipal, na zona Norte. O Bolsa Creche, segundo o prefeito, já está com o projeto em andamento e tem um modelo similar aos programas de socio-inclusão mantidos pela prefeitura, como o Bolsa Universidade, o Bolsa Idiomas e o Bolsa Pós-Graduação. 

PRÊMIO

Estão abertas as inscrições para o 12º Prêmio Professores do Brasil. O anúncio foi feito durante solenidade realizada no Ministério da Educação nesta segunda-feira, 15, em Brasília. Podem participar professores da educação básica da rede pública de todo o país. A premiação nacional será em novembro e os interessados podem se inscrever até o dia 31 de maio pela internet.

CASAMENTO INDÍGENA

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio firmaram um Convênio de Cooperação Técnica para garantir a 300 casais da etnia Tikuna de Benjamin Constant o direito ao casamento civil gratuito e à celebração respeitando as peculiaridades culturais deste povo tradicional da Amazônia. Serão realizadas cerimônias de casamento coletivo em duas comunidades indígenas do município.

MANTA-MANAUS

O grupo de trabalho multi-institucional criado para a viabilização do projeto multimodal de transportes Manta-Manaus realizou a terceira e última reunião técnica, de preparação para a audiência pública a ser realizada no próximo dia 23, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. O projeto multimodal corredor Manta-Manaus tem o objetivo de desenvolver rota logística como alternativa à tradicional rota pelo Canal do Panamá, através do aproveitamento dos portos, rodovias e hidrovias amazônicas, para facilitação dos fluxos de comércio entre os países amazônicos.

ANIVERSÁRIO

Em alusão aos 371 anos do Exército Brasileiro, comemorado nesta sexta-feira (19), o Comando Militar da Amazônia realiza hoje a solenidade militar alusiva à data, no Campo de Parada Coronel Jorge Teixeira, localizado dentro do quartel, na Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus. O evento faz parte da semana de atividades que este Comando Militar de Área realiza em homenagem ao dia do Exército. A formatura inicia às 9h

FRASES

Estamos às vésperas de uma grande conquista. Vamos destravar a BR-319 e inúmeras obras que não deixam o Brasil crescer.” Eduardo Braga (PMDB), senador

O Brasil vem sendo governador há muito tempo por Medida Provisória.” Omar Aziz (PSD), senador

Veja Também