Opinião

COMPARTILHE

PPBs devem ser agilizados

Por Redação

09 Abr 2019, 10h43

Crédito: Andrés Pascal

A interlocução próxima e direta entre a Suframa, a Secretaria de Produtividade e o Ministério da Economia tem possibilitado avanços importantes na discussão de temas estratégicos para a região, com destaque, especialmente, para a adoção de medidas que objetivam destravar, desburocratizar e acelerar a aprovação de Processos Produtivos Básicos. Como resultado direto das interlocuções da autarquia junto ao Governo Federal sobre este tema, a necessidade de agilização de PPBs da Zona Franca de Manaus foi incluída entre as medidas do Programa “Simplifica”, do Ministério da Economia, que integra um conjunto de quatro grandes planos que serão executados em até 360 dias, com o objetivo de aumentar a produtividade e o emprego e tentar aprimorar a atividade econômica no País. Para o superintendente da Suframa, Alfredo Menezes Junior, o balanço de quase dois meses de trabalho à frente da autarquia é positivo e a expectativa é de que as ações ganhem maior efetividade e amplitude nos próximos meses

ADIADA

A vinda do presidente Jair Bolsonaro (PSL) a Manaus, que havia sido anunciada para este mês, teve que ser postergada em virtude da concentração total do governo federal no tema da Reforma da Previdência e, ainda, da vontade dele de construir uma agenda mais ampla em que possa fazer anúncios importantes para o Amazonas. Foi o que garantiu o superintendente da Suframa ontem, durante entrevista coletiva.

GRANDES OBRAS

O prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) apresentou ontem o novo sistema viário da avenida Constantino Nery, que irá interligar os bairros Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, e São Geraldo, zona Oeste, com a construção de duas passagens subterrâneas nas ruas Pará e João Valério. O prazo para a conclusão é de 15 meses, mas o prefeito espera que a obra seja entregue em tempo recorde, em apenas 10 meses.

PARTICIPAÇÃO

O governador Wilson Lima (PSC) destacou a importância da participação da sociedade civil organizada na construção do Plano Estadual de Segurança Pública, documento que orientará os investimentos em programas, projetos e ações de governo para os próximos anos na área. Foi durante a abertura da 5ª edição da Semana de Integração do Sistema de Segurança Pública, ontem, no Centro de Convenções Vasco Vasques.

“EMPRÉSTIMO”

Que atire o primeiro boleto quem nunca recebeu o pedido de um familiar ou amigo para comprar algo. A vontade de ajudar alguém com o nome negativado, por exemplo, pode gerar uma dor de cabeça no futuro caso a pessoa para quem você “emprestou o nome” não pague a dívida. Cidadãos que ficaram com o “nome sujo” após realizar uma compra ou empréstimo para terceiro têm se tornado figura frequente entre os assistidos da Defensoria Pública do Estado do Amazonas.

LUTO

Faleceu ontem o ex-vereador de Manaus e ex-deputado estadual José Costa de Aquino, aos 83 anos. Ele estava internado há duas semanas no Hospital Delphina Aziz, na zona Norte, e teve várias paradas cardíacas. Foi um expoente da política local nas décadas de 70 e 80. Era folclórico e foi também um radialista com grande audiência e um cantor de boleros. Era conhecido como “Carrapeta”.

SEM TERCEIRIZAÇÃO

O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) cobrou da Secretaria de Estado de Saúde a adoção de medidas para frear a terceirização de mão de obra e reduzir à metade as despesas com este fim. A indicação faz parte do conjunto de sugestões encaminhadas pelo parlamentar nesta segunda-feira, 8 de abril, ao novo titular da pasta, Rodrigo Tobias, em Audiência Pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas.

PRIORIDADE

Na análise do deputado, a situação financeira do Estado, que já atingiu o limite de gastos com pessoal, exige que a Susam priorize a redução de custos aliada ao aumento da produtividade na rede estadual de Saúde. A revisão ou quebra de contratos firmados com cooperativas médicas, fornecedores, Organizações Sociais e com aluguel de equipamentos também foram pontos defendidos por Ricardo Nicolau.

BULLYING

Em alusão Dia Nacional de Combate ao Bullying, 7 de abril, o secretário de Estado, Luiz Castro, lançou, ontem, a campanha “Bullying não é brincadeira – Pratique o respeito nas escolas”.  Com atividades durante todo mês, o foco da Secretaria de Estado de Educação é o fortalecimento das ações de prevenção e combate a este tipo de violência.

O ÚLTIMO

Encerrando a Temporada de Cruzeiros 2018/2019, o navio M/S Seabourn Quest chegou a Manaus neste sábado (6), às 6h, com mais de 700 turistas ingleses a bordo, que desembarcarão no Flutuante das Torres, no Porto da cidade. A embarcação ficará atracada no porto até esta segunda-feira (8), quando seguirá viagem, às 17h, a Parintins (AM).

FRASES

Quando assumimos a Suframa, sabíamos que os desafios eram muitos, mas com muita humildade, vontade e seriedade viemos aqui para prestar nossas contribuições e cumprir a missão que foi dada.”. Alfredo Menezes Junior, superintendente da Suframa

Isso é possível, porque nós temos o dinheiro em caixa para pagar o que a empresa for executando.” Arthur Virgílio Neto (PSDB), prefeito de Manaus,  garantindo que pode terminar antes do prazo as grandes obras que anunciou ontem

Veja Também