Opinião

COMPARTILHE

Os postulantes aparecem

Por Redação

13 Mar 2019, 09h39

Crédito: Montagem

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB) não pode mais se candidatar à reeleição. Eis porque está em aberto a disputa por sua sucessão na Prefeitura. E os postulantes já começam a aparecer. Declaradamente ou não. O vice-prefeito Marcos Rotta (sem partido) seria o sucessor natural, no grupo do poder. Mas a idas e vindas dele não garantem que seja o indicado pelo time. Nas rodas tucanas, os nomes do senador Plínio Valério (PSDB) e do ex-deputado David Almeida (PSB) são muito comentados. Já na oposição nomes não faltam. Apesar de negar, o deputado federal José Ricardo Weddling (PT) será o candidato do seu partido; a ex-senadora Vanessa Grazziotin (PC do B) avalia a possibilidade de se candidatar como a única forma de manter o nome em evidência; o vereador Chico Preto (PMN) já disse que pretende se colocar para a disputa; o PR trabalha com três possibilidades (o presidente regional e ex-prefeito Alfredo Nascimento, o deputado federal Marcelo Ramos e a deputada estadual Joana D´Arc) e o PSL do presidente Jair Bolsonaro apresenta o nome do deputado federal Delegado Pablo. Novos nomes surgirão.

RETIRADA

A família Garcia está se retirando da política. Depois de insucessos sucessivos, o empresário e ex-vice-governador Francisco Garcia decidiu entregar a direção regional do PP a algum aliado, que provavelmente será o deputado federal Átila Lins. Já a ex-deputada Rebecca Garcia tem dito a amigos que não quer mais disputar eleição. Pretende se dedicar aos negócios da família.

NO INTERIOR

O governador Wilson Lima (PSC) começou por Maués suas incursões pelo interior do Estado. E prometeu anunciar hoje um pacote de obras para vários municípios. Nesta passagem, fez algumas pequenas inaugurações e permaneceu na cidade do Baixo Amazonas por apenas algumas horas. Fo recebido com festa pelo prefeito Junior Leite (PSD).

BOA NOVA

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas informouque o Amazonas segue em queda com os casos de malária pelo segundo mês consecutivo em 2019. Segundo os dados do órgão, o estado alcançou a redução significativa nos casos malária com 45%. Até fevereiro de 2019, foram registrados 7.489 casos. No mesmo período de 2018, foram registrados 13.837 casos.

HOMENAGEM

Para celebrar o Dia Mundial do Consumidor, comemorado na sexta-feira (15), o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas promove, a partir de hoje, várias ações voltadas para o benefício dos consumidores amazonenses, como fiscalizações, entrega de cartilhas educativas e de orientação aos consumidores, ampliação no atendimento, por meio das Unidades Fluviais, além de negociações de dívidas para pessoa física e empresas com atividades vinculadas ao órgão. As ações seguem até o final do mês, 30 de março.

FOLCLORE

Dos 62 municípios do Amazonas, 23 estão sem médicos para a atenção básica, após a saída dos médicos cubanos, afetando 600 mil habitantes. Diante desse quadro preocupante, o deputado José Ricardo protocolizou ontem representação no Ministério Público Federal denunciando esse descaso na saúde a situação. Ele cobra providências para o restabelecimento e manutenção da assistência básica à saúde pelo Programa Mais Médicos.

OPORTUNIDADE

A Prefeitura de Manaus lançou Edital de Processo Seletivo para credenciamento de interessados na permissão de uso a título precário e oneroso para fins de exploração de produtos alimentícios, serviços de lazer e recreação pela iniciativa privada, no Parque Cidade da Criança, Aleixo, zona Centro-Sul. Serão disponibilizados 11 espaços, sendo quatro boxes, quatro carrinhos itinerantes e três casinhas. 

MANTA-MANAUS

Um evento previsto para o dia 23 de abril entre agentes do comércio bilateral Brasil e Equador, a ser realizado no Amazonas, foi definido pelo grupo de trabalho que busca viabilizar o projeto Manta-Manaus, uma alternativa de logística que pode encurtar em até 20 dias o trânsito de mercadorias entre os dois países através das hidrovias do estado.

LEI DA FILA

O Programa de Proteção e Orientação do Consumidor do Estado autuou ontem mais uma agência bancária por descumprimento da Lei Estadual da Fila. Dessa vez a “vítima” foi o banco Itaú, no Centro da cidade. Esta empresa e o Bradesco são os maiores focos das fiscalizações, por estarem sempre lotados. Os bancos oficiais têm escapado.

FRASES

É preciso saber agora quem mandou matar”, Jair Bolsonaro (PSL), depois da prisão dos dois acusados de matar a vereadora carioca Marielle Franco (PSOL)

 “Estou cuidando da minha esposa”, David Almeida (PSB), ex-deputado e ex-governador interino, dizendo que está priorizando o tratamento dela contra o câncer e não pretende exercer atividade política por enquanto

Veja Também

Follow-Up

Amadorismo logístico

13 Mar 2019, 09h19
Frente & Perfil

Chegou a hora de prestar contas

14 Mar 2019, 09h48
Frente & Perfil

Eles não têm direito à folga?

12 Mar 2019, 07h52