Cultura

COMPARTILHE

Os 13 espetáculos do Festival de Teatro da Amazônia

Manaus, Brasília, São Paulo, Rio, Macapá, Porto Alegre, Belo Horizonte e Argentina estarão na programação

03 Out 2019, 10h02

Crédito: Divulgação

A Federação de Teatro do Amazonas (Fetam) divulgou em coletiva na manhã desta quarta-feira (2), o resultado da curadoria do 14º Festival de Teatro da Amazônia (FTA). Das 134 inscrições de todo o Brasil, 13 foram selecionadas e comporão a programação do festival, de 9 a 13 de outubro, no Teatro Amazonas, Ateliê 23 e Casarão de Ideias. O evento cultural tem apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado da Cultura.

Serão 05 (cinco) espetáculos de Manaus (AM): 'Ambrozhya e o Phantasma da Arte' (Cia. Apareceu a Margarida); ´Helena' (Ateliê 23); 'Saudades do Adolpho' (Ednelza Sahdo); 'De Encontro' (Criatê) e 'O Palhaço de La Mancha' (Cacompanhia). Ainda na programação estarão 'Ovelha Dolly' (Brasília-DF), 'A Fome' (Porto Alegre – RS),  'Lugar da chuva' (Macapá – AP), 'Canções para não dizer' (São Paulo - SP), 'Distorções' (Rio de janeiro - RJ), 'Chão de Pequenos' (Belo Horizonte – MG), 'Cinco semanas em um balão' (São Paulo – SP) e 'Tomate, puro Tomate' (Buenos Aires - Argentina).

A comissão julgadora foi formada por Fátima Saadi, do Rio de Janeiro, Jorge Bandeira e Dyego M, ambos de Manaus, que consideraram ainda 05 (cinco) espetáculos para a suplência, caso algum dos selecionados desista da participação. Cada montagem escolhida para o 14º FTA receberá um cachê no valor de R$ 10.000,00.

Dyego M explica sobre as escolhas desta curadoria técnica. "O recorte curatorial proposto pela comissão define uma diversidade estética com muitos apontamentos sobre dramaturgia e encenação contemporânea. Selecionamos trabalhos das mais variadas vertentes e linguagens do teatro. A gente não propôs apenas uma análise técnica sobre os espetáculos, buscamos sobretudo, discursos, assuntos urgentes e a localização dessa programação no atual momento em que vivemos", disse um dos curadores do 14º FTA.

Já o tesoureiro da Fetam e um dos organizadores do 14º FTA, Felipe Jatobá, destaca a importância do resultado e o que o festival gera de positivo para a cadeia produtiva teatral do Amazonas. "A avaliação do resultado é muito positiva para nós da Fetam devido ao recorde de inscrições de todos os estados brasileiros e de alguns países latinos para esta edição, 134 ao todo, e a listagem final com 13 selecionados, envolvendo todas as gerações do teatro, tanto manauara, quanto de outras localidades brasileiras. Durante o evento, ofereceremos aos artistas e ao público em geral, além da mostra de espetáculos, dois encontros noturnos de debates e festividades", adiantou Felipe.

Os 13 espetáculos da programação da Mostra Jurupari, oficial e não competitiva, serão mediados pelos artistas e produtores culturais Márcio Braz e Francis Madson. O 14º FTA segue com a missão de valorizar e difundir as produções teatrais locais e nacionais, com foco na difusão do arte cênica, além do intercâmbio, atividades pedagógicas e encontros setoriais e festivos. A Fetam divulgará a programação oficial do festival, com dias, horários e espaços de cada espetáculo, até o dia 04 de outubro.

Veja Também