Opinião

COMPARTILHE

O fator Josué Neto em 2020

Por Redação

03 Mai 2019, 10h40

Crédito: Divulgação

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Josué Neto (PSD) promoveu, na última quarta-feira, feriado do Dia do Trabalhador, uma enorme e surpreendente festa de aniversário, no Clube Municipal, em Manaus. O pretexto era mesmo comemorar seus 44 anos, mas quem esteve no local percebeu que havia algo a mais, muito provavelmente uma demonstração de forma para viabilizar uma candidatura a prefeito da capital, em 2020. Ele e seus assessores desconversaram sobre o assunto, sempre deixando uma brecha enorme para especulações. Compareceram ao evento o vice-governador, Carlos Almeida (PRTB), o senador Omar Aziz PSD), onze deputados estaduais, cinco ex-deputados, prefeitos do interior, vice-prefeitos, secretários de Estado e do município de Manaus, vereadores, pastores evangélicos e lideranças comunitárias. Pelos cálculos da organização, passaram pelo amplo ambiente mais de cinco mil pessoas no horário do almoço. Pela desenvoltura demonstrada no evento, essa jovem alma realmente quer reza.

MEIA-VOLTA

O governador Wilson Lima (PSC) estava indo para a festa de Josué Neto, mas foi convencido por assessores a dar meia volta e seguir direto para o aeroporto, a fim de embarcar para sua primeira viagem oficial internacional. É que ele precisava chegar a tempo de participar de um evento realizado no mesmo dia, sobre mudanças climáticas, na Colômbia. Por isso, desculpou-se com o deputado por telefone.

CONQUISTA

Aliás, Manaus foi escolhida por unanimidade para sediar a próxima edição do Fórum Global dos Governadores para Climas e Floresta (GCF-sigla em inglês), em 2020. A escolha aconteceuontem, em Florência, capital do departamento de Caquetá, na Colômbia, onde ocorre a edição deste ano do fórum. Foi parta lá que Wilson Lima foi. Ele comemorou a escolha.

ARQUIMEDES

O Ministério Público Federal apresenta hoje a primeira ação civil pública à Justiça contra pessoas físicas e empresas envolvidas nas irregularidades ambientais reveladas pela operação Arquimedes e sobre outros encaminhamentos realizados após a deflagração da operação, com o objetivo de garantir a eficácia de medidas ainda em andamento.

DENÚCIA

Relatos de graves ameaças proferidas publicamente contra lideranças indígenas Mura da aldeia Taquara, situada no município de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus), levaram o MPF no Amazonas a recomendar a membros da associação representativa dos fazendeiros da região que parem imediatamente de constranger, ameaçar ou tentar impedir a realização de reuniões, trabalhos de campos, comemorações, uso tradicional ou qualquer articulação relacionada ao direito de associação e manifestação dos indígenas.

COMITÊ

Representantes de entidades da sociedade civil lançaram o Comitê Amazonas de Combate à Corrupção Eleitoral e Caixa Dois, que, a partir deste ano, terá atuação permanente em Manaus. Realizado no auditório da Universidade Estadual do Amazonas - UEA, o evento contou  com a participação do advogado Luciano Caparroz Pereira Santos, coordenador nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas,  desembargador João Simões.

COBRANÇA

O Ministério Público do Amazonas vai cobrar do Governo do Estado garantias de que a greve dos professores da rede pública não afetará a qualidade do ensino e nem prejudicará o cumprimento do ano letivo de 2019. O anúncio foi feito pela procuradora-geral de Justiça, Leda Mara Nascimento Albuquerque, em reunião, ontem, com os representantes do Sindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus (Asprom Sindical).

PAGAMENTO

A Secretaria de Estado da Fazenda informou que o pagamento das empresas médicas, referente a março, seria feito ontem e hoje. Não foi creditado antes, explica o secretário de Fazenda, Alex Del Giglio, devido ao feriado do 1º de Maio, Dia do Trabalhador.

ASTRONOMIA

O Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia da Universidade do Estado do Amazonas recebeu o Selo de Certificação da Sociedade Astronômica Brasileira, que reconhece o trabalho desenvolvido, reforçando a responsabilidade na vanguarda científica do Amazonas, abrangendo as categorias de ensino, pesquisa e extensão, por meio de uma análise criteriosa.

FRASES

“São apenas amigos que vieram me dar uma braço afetuoso." Josué Neto (PSD), deputado estadual, desconversando sobre a mega festa de aniversário que promoveu na quarta-feira (1)

“Estamos avançando rapidamente em agendas como a simplificação do processo de PPBs.” Carlos da Costa, secretário especial de Produtividade do Ministério da Economia

Veja Também

Frente & Perfil

Afinal, o que Paulo Guedes pensa?

03 May 2019, 10h35