Empresas

COMPARTILHE

Nova estratégia das empresas é o encantamento de funcionários

Conheça as táticas que empresas têm investido para um ambiente corporativo mais saudável

29 Mar 2019, 19h57

Crédito: Divulgação

O que te motiva a trabalhar em uma empresa? Os tradicionais benefícios como vale transporte, refeição e plano de saúde? Ou regalias especiais dentro do próprio ambiente de trabalho trazem mais motivação para a conquista ou a estadia do emprego?

Em um mercado que demanda cada vez mais a necessidade de inovação e preza pelo bem-estar e a qualidade de vida dos funcionários, algumas empresas estão mudando o conceito desses benefícios e estão indo muito além dos itens básicos.

Abaixo, selecionamos alguns serviços disponibilizados no dia a dia corporativo que têm ajudado a melhorar ou promover o bem-estar de colaboradores e, consequentemente, têm contribuído para a aprimorar a saúde de todos envolvidos.

1- Médicos de família

Algumas empresas preferiram ir além dos tradicionais planos de saúde e passaram a inovar quando o assunto é a saúde dos seus funcionários, contratando serviços de atendimentos no próprio local de trabalho. Companhias como o fundo de investimento Kaszek e a rede de Padarias Benjamin adotam, hoje, um serviço oferecido pela Cuidas que leva médicos de família para atendimentos em seus escritórios, tudo com a intenção de melhorar a retenção de talentos, reduzir o absenteísmo, além de promover medicina preventiva em prol da qualidade de vida de suas equipes.

O objetivo da plataforma é olhar para a saúde de cada funcionário da empresa em sua integralidade, ou seja, analisando cada sintoma antes que ele desenvolva uma doença.

2. Meetups

Compartilhar conhecimento, seja ele qual for, é um costume na Gupy, startup líder de recrutamento de seleção com base em inteligência artificial. A empresa intitulou de "Compartilhe" a ação promovida todas sextas-feiras, que reúne todos os funcionários e alguns convidados de fora. No meetup, profissionais da empresa apresentam, em duplas ou individualmente, um tema que sentirem necessidade de compartilhar. A ideia do meetup é explorar assuntos desde áreas específicas de atuação dentro da empresa, como Arquitetura de Software, até assuntos mais particulares, como comunicação interpessoal, ansiedade ou estresse.

A ação é compartilhada ao vivo nas redes sociais da startup para que seus seguidores consigam ter acesso, incluindo funcionários remotos de outros estados. "Percebemos que a cultura da Gupy fez a ação funcionar sozinha. Hoje, as pessoas querem poder compartilhar seus aprendizados uns com os outros, e o Compartilhe tem bastante procura pelos Gupiers", explica Guilherme Dias, CMO e cofundador da Gupy.

Recentemente, também, a empresa tem trazido especialistas do mercado para auxiliar na saúde física e emocional de seus colaboradores, como psicólogos e nutricionistas, que visitam a empresa uma vez ao mês para atender as equipes focando nas particularidades de cada um. "Com trabalho, vida pessoal e tantas coisas para nos preocuparmos, precisamos lembrar que estamos em um maratona e não em uma corrida de 100m, por isso cuidar da saúde é fundamental", comenta Guilherme.

3. Quick massages, happy hours e hora da pipoca

Instalado no Distrito AdTech, um Hub de empresas de startups, o portal de venda e aluguel de imóveis Casafy proporciona para seus colaboradores um ambiente descontraído que inclui quick massages, happy hours e hora da pipoca. "Por sermos uma startup focada em tecnologia e processos, com pensamento global, essas atividades auxiliam a investirmos em desenvolvimento pessoal e profissional, motivando diariamente nossa equipe", comenta Renato Orfaly, CEO da Casafy.

4. Esporte

Na Arquivei, startup que fornece plataforma de monitoramento, gestão e inteligência de documentos fiscais, o incentivo ao esporte é uma das práticas para promover um ambiente corporativo mais saudável e garantir a interação entre seus funcionários. Semanalmente, o auditório da empresa é reservado para a prática de Yoga, com grande adesão das equipes.

Além disso, os próprios colaboradores organizam corridas esporadicamente em São Carlos e em demais cidades da região. No final de cada ano, há ainda a chamada "Copa Arquivei de Futebol", evento que une algumas startups da cidade e gera competição e sinergia em profissionais de empresas distintas.