Opinião

COMPARTILHE

Mourão: é agora ou nunca

Por Redação

31 Mar 2019, 16h34

Crédito: Divulgação

De passagem por Manaus na sexta-feira (29), quando recebeu homenagem na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (PRTB) afirmou que, mais do que nunca, as condições são propícias para a pavimentação do trecho do meio da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho, em Rondônia. Ele cita que os oficiais colocados em cargos estratégicos do Governo Federal são todos conhecedores da realidade da Amazônia e sabem da importância da rodovia para o desenvolvimento regional. “Se não resolvermos isso agora, não resolveremos nunca mais”, chegou a dizer a autoridade, que também defendeu a exploração do nióbio no Amazonas, ressaltando que existem dois lobbies contrários à iniciativa: “por um lado há os que realmente acreditam que haverá desmatamento; de outro estão os aproveitadores, a serviço dos produtores de potássio, que não querem a nossa concorrência, mas nós vamos resolver isso e gerar uma renda de R$ 10 bilhões para o Estado”, garantiu.

ESTRANHO NO NINHO

Entre os cinco deputados que farão parte da Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar a ação dos cartéis de combustíveis no Amazonas, um nome se destaca: o deputado Abdala Fraxe (Podemos), que atua diretamente no setor, como empresário do ramo de distribuição dos derivados de petróleo. Ele atuou tentando impedir a instalação da CPI e com certeza vai tentar obstruir ao máximo os trabalhos.

ZIRIGUIDUM          

O domingo vai ser agitado pelas bandas do tradicional bairro de Aparecida, na zona central de Manaus. É que a comunidade local vai escolher o novo presidente de um símbolo da região, a escola de samba Mocidade Independente de Aparecida. Ao longo de toda a semana, os dois candidatos que disputam o cargo, Luiz Pacheco e Alexandre Macedo, percorreram casas e estabelecimentos comerciais em busca de votos.

POR UM VOTO

Com a diferença de um voto, em um placar de 27 x 26 votos, o prefeito do município de Maués, Junior Leite (PSD), foi eleito presidente da Associação Amazonense dos Municípios (AAM) para o biênio 2019/2021. Ele concorreu com o ex-presidente Jair Souto (PMDB). Comporão a nova diretoria David Nunes Bemerguy (Benjamin Constant), como Vice-Presidente, Andreson Cavalcante (Autazes) como Primeiro Secretário, Denise Lima (Novo Aripuanã) como Segundo Secretário, Jocione Souza (Novo Aripuanã) como Primeiro Tesoureiro e Eraldo da Silva (Boa Vista do Ramos) como Segundo Tesoureiro.

ALÍVIO

Nos bastidores do Governo do Estado, circula a versão de que o vice-governador, Carlos Almeida Filho, estaria aliviado com o fato de ter trocado a Secretaria de Saúde pela Casa Civil. É que ele já se sentia incomodado com a atuação da chamada “máfia de branco”, grupos de interesse formado por médicos, que faz muita pressão sobre a gestão. Mas a autoridade promete continuar de olho na movimentação deles.

VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA

A deputada Alessandra Campelo (MDB) é outra que se vê às voltas com os médicos, por causa do projeto que apresentou, de combate à violência obstétrica. Até o Conselho Federal de Medicina procurou os integrantes da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa para reclamar da proposta. Ela garante que vai manter a ideia de pé.

A MENOR

O navio francês M/V Le Champlain, com mais de 200 passageiros, entre turistas e tripulação, atracou na manhã de sexta-feira, 29/3 no Flutuante das Torres, no Porto de Manaus. A embarcação, que visita pela segunda vez a capital amazonense na Temporada de Cruzeiros 2018/2019, permaneceu apenas um dia na capital. É a menor entre as que passam pela cidade na atual temporada.

COSAMA

Com o objetivo de estabelecer um canal de comunicação entre a população e o Governo do Estado, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas disponibiliza, desde sexta-feira (29), mais um canal de comunicação para receber denúncias e sugestões referentes à defesa agropecuária e florestal do Amazonas. Além do site da agência (www.adaf.am.gov.br) e o Sistema de Ouvidorias do Município (e-Ouv), a Adaf disponibiliza o WhatsApp  (92) 99380-9174 e o e-mail: ouvidoria@adaf.am.gov.br.

VACINAÇÃO

Os proponentes do edital nº 003/2019, lançado pela Prefeitura de Manaus, que destina apoio aos festivais folclóricos nos bairros, que tiveram suas propostas inabilitadas, têm até o dia 1º de abril, segunda-feira, para apresentar recurso junto a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos. O documento deve ser protocolizado até às 17h. Ao todo, 123 propostas foram inscritas e analisadas. Destas, 58 foram consideradas habilitadas e 65 apresentaram irregularidades.

FRASES

A Zona Franca é prioritária”. Hamilton Mourão (PRTB), vice-presidente da República

Reconheço a importância do festival para a cidade de Parintins. Sei que é uma festa belíssima, que está incluída no calendário de eventos do Turismo Brasileiro, por isso terá apoio do nosso ministério”. Marcelo Álvaro Antonio, ministro do Turismo

Veja Também

Artigo

Harmonizar

01 Apr 2019, 11h41