Opinião

COMPARTILHE

Médicos vão ao ministro

Por Redação

09 Jul 2019, 10h53

Crédito: Divulgação

Profissionais que atendem na urgência e emergência das principais unidades de saúde de Manaus vão à Brasília (DF) para apresentar os problemas enfrentados pelos médicos do Amazonas. A categoria vai ser recebida pelo ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, no dia 24 deste mês. A audiência foi agendada na última sexta-feira (5), depois do cancelamento de uma reunião deles com o secretário de Fazenda, Alex Del Giglio, e o secretário de Saúde, Rodrigo Tobias. No dia 18 de junho, os médicos e os representantes do governo decidiram que voltariam a conversar nesta data, mas o encontro foi cancelado e remarcado paraa próxima quinta-feira (11). De acordo com a presidente em exercício do Sindicato dos Médicos do Amazonas, Patrícia Sicchar, cerca de dois mil médicos estão sendo prejudicados por conta dos pagamentos atrasados. O problema se arrasta desde as gestões anteriores. Há quem diga que é praticamente impossível colocar em dia todos os contratos com empresas terceirizadas na área de Saúde, que chegam a consumir R$ 1,5 bilhão por ano e já foram objeto até de operação policial rumorosa, que levou à prisão ex-secretários e ex-governador.

CADEIA

Prefeito cassado de Novo Airão, Wilton Santos (PSDB) vai para a cadeia. É que ele teve seu recurso negado pelo Superior Tribunal de Justiça e terá que cumprir cinco anos em regime fechado, por conta de uma condenação por apropriação indébita. O caso refere-se à montagem de uma fábrica de gelo no município, que nunca saiu do papel, apesar de ter sido paga. Ele é acusado de sumir com o dinheiro.

É MUITO

Por ano, aproximadamente 2,5 milhões de pessoas utilizam embarcações como meio de transporte no Amazonas, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários. A média anual de movimentação de cargas desde o início da década tem sido de cerca de 50 milhões de toneladas por ano. A ligação com a hidrovia do Madeira e do Tocantins-Araguaia contribui para a ampliação do transporte aquaviário na região.

BERLINDA

Quatro prestações de contas serão apreciadas hoje pelo Tribunal de Contas do Estado, entre elas as da Prefeitura de Maués, exercício de 2011, de responsabilidade de Odivaldo Miguel de Oliveira Paiva, o “Belexo” (PL); s da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas, exercício de 2017, da gestora Martha Moutinho da Costa Cruz e ainda as contas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Presidente Figueiredo, referente ao exercício de 2017, de responsabilidade de Elizabeth Marinho Gonzales.

QUEM CHEGA

Empresa especializada no desenvolvimento e produção de rotomoldagem, a Resiplastic Indústria e Comércio pretende se instalar no Polo Industrial de Manaus ainda este ano. Com quatro unidades instaladas no país, o grupo pretende encaminhar ao Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam) projeto para a fabricação de componentes plásticos, inicialmente.

SUCESSO

Cestarias e esculturas de madeira são os principais produtos comercializados pelos artesãos amazonenses na 20ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato, realizada no Centro de Convenções, em Olinda (PE). As peças chamam a atenção dos visitantes, e já foram encomendados 3.160 itens amazônicos.

AGENDAMENTO

O defensor público geral, Rafael Barbosa, e o titular da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, tenente-coronel Marcus Vinícius Almeida, deram ontem os primeiros passos para a parceria que possibilitará o agendamento de visitas a detentos nos presídios de Manaus.

AÇAÍ

Diante do crescimento da produção e comercialização de açaí o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Sustentável e Florestal do Amazonas pretende capacitar e orientar batedores de açaí dos 62 municípios do estado, visando aperfeiçoar o manejo e beneficiamento do açaí e eliminar os agentes contaminantes.

FRASES

“O intuito da Defensoria sempre foi de melhorar a condição do preso e também dos seus familiares.” Rafael Barbosa, defensor público geral do Estado

“É o primeiro passo para muito que precisa ser feito”.  Roberto Cidade (PV), deputado estadual, depois de audiência pública que debateu os inúmeros problemas do transporte fluvial no Estado

Veja Também

Frente & Perfil

Médicos vão à luta

30 Jan 2019, 09h37