Opinião

COMPARTILHE

Mais uma chance ao turismo

10 Jul 2019, 09h34

Crédito: Divulgação

A Superintendência da Zona Franca de Manaus lançou Edital de Seleção nº 05, publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 02 de julho de 2019, para o recebimento de propostas de projetos de apoio a atividades turísticas no Amazonas, apresentados por órgãos ou entidades públicas federais, estaduais ou municipais, bem como por organizações da sociedade civil, com vistas à criação de um repositório institucional que possa servir de etapa de prospecção a futura seleção de propostas aptas a receberem recursos financeiros, oriundos de transferências voluntárias da União operacionalizadas pela Suframa. O período de inscrições, conforme exposto no edital, vai de 25 de julho a 08 de agosto. A divulgação do resultado preliminar será no dia 15 de julho e o resultado definitivo, após interposição de recursos, será no dia 30 de agosto. O superintendente Alfredo Menezes Junior destacou que este é o momento de buscar novos vetores de desenvolvimento complementares ao modelo Zona Franca de Manaus. O turismo pode ser uma das portas de saída para a dependência.

TURISTAS

O Departamento de Estatística da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas registrou um aumento de 3,32% no número de turistas que desembarcaram no estado, em 2019. Os dados parciais apontam a chegada de 285.304 turistas nos primeiros cinco meses deste ano. No mesmo período do ano passado, 276.132 visitantes pisaram em solo amazonense.

AVANÇO

Pelo segundo semestre consecutivo, o Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas garante a emissão do Certificado de Regularidade Previdenciária. O documento, fornecido pela Secretaria de Políticas de Previdência Social, atesta que o ente federativo segue normas de boa gestão financeira, de forma a assegurar o pagamento dos benefícios previdenciários aos seus segurados. O atual CRP tem validade até 4 de janeiro de 2020.

MUITO LIXO

Mais de 350 garis da Prefeitura de Manaus já retiraram das ruas de toda a cidade, no primeiro semestre deste ano, mais de 64 mil toneladas de resíduos, em uma extensão executada de 781 quilômetros. Mais de 25 localidades já foram atendidas com os serviços de recolhimento de materiais pesados dos pátios das casas, evitando que esses objetos se acumulem em lixeiras viciadas, áreas verdes ou igarapés de Manaus.

VESTIBULAR

Os editais do Vestibular e do Sistema de Ingresso Seriado 2019, acesso 2020, da Universidade do Estado do Amazonas, foram apresentados ontem, em entrevista coletiva realizada na Reitoria da universidade. O certame oferece um total de 3.148 vagas, incluindo 150 vagas para alunos indígenas e 196 vagas para Pessoa com Deficiência. Para o Vestibular são oferecidas 1.890 vagas, sendo 1.847 para a capital e 955 para o interior. O Edital do SIS dispõe de 1.258 vagas, sendo 738 para a capital e 382 para o interior.

FESTIVAL DE JAZZ

Clássicos de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, João Gilberto e de nomes de peso do jazz norte-americano farão parte do concerto “Memórias pro Futuro”, da Amazonas Band, que será realizado nesta quinta-feira (11), a partir das 20h, no Teatro Amazonas, marcando o lançamento do 10º Festival Amazonas Jazz. O evento, que é aberto ao público com entrada gratuita, é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.

NOVO DISTRITO

Com os trabalhos de diagnóstico, previsão orçamentária e estudos de viabilidade e de mercado concluídos, o projeto de implantação do Distrito Agroindustrial de Rio Preto da Eva, uma ação intergovernamental entre município, Governo do Estado e Governo Federal, deve começar a sair do papel até o final deste ano. Piloto do plano de expansão da atividade econômica para as cidades do interior, o novo centro de produção e de negócios deve gerar cerca de 10 mil empregos diretos no município, com o funcionamento de um polo de agroindústrias, exploração mineral e de turismo, além de um centro técnico de qualificação pessoal.

CHAMAMENTO

A Prefeitura de Manaus lançou um novo edital de chamamento público para análise e seleção de Organizações da Sociedade Civil que tenham experiência em capacitação empreendedora. O edital faz parte do projeto “Manaus Mais Empreendedora” e pretende atender pelo menos 3 mil empresários cadastrados no Escritório do Empreendedor ou potenciais empreendedores com ações que proporcionem capacitação, dentro dos seguintes lotes: Estética e Beleza, Construção Civil e Serviços, Gastronomia, Economia Criativa, Moda, Tecnologia de Informação e Comunicação e Apoio ao Empreendedorismo.

MENOS FOCOS

O primeiro semestre do ano foi de redução no número de focos de calor no Amazonas em relação ao ano de 2018. Enquanto os nove estados da Amazônia Legal, ao todo, somaram crescimento de 50% nas ocorrências de focos, o Amazonas teve redução de 6% em comparação ao último ano. Foram 327 focos de calor no primeiro semestre, concentrados principalmente nos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Barcelos e Autazes.

FRASES

Essa matéria é inimaginável, absurda e tão ruim a ponto de assustar aqueles que estão no Paraná, no Rio Grande do Sul, em São Paulo, em Minas Gerais e na Zona Franca de Manaus.” Eduardo Braga (MDB), senador, sobre a portaria do Ministério da Economia que beneficia as importações

Vemos o turismo como uma ponte exponencial da economia e precisamos buscar as soluções para impulsionar esse vetor que tem tudo a ver com a vocação natural da nossa região, e assim gerar emprego, renda e mais qualidade de vida para a população”.  Alfredo Menezes Junior, superintendente da Suframa

Veja Também