Livros

COMPARTILHE

Livro infantil Viagem Amazônica na Virada Sustentável

O livro pode ser baixado em 3 idiomas gratuitamente pelo site www.sustentamundo.net.

Por Redação

30 Jul 2019, 17h45

Crédito: Divulgação

Há alguns anos que a floresta amazônica deixou de ser o “pulmão do mundo”. Isso porque, de acordo com estudos,  as algas marinhas são as propulsoras reais da renovação do ar no planeta. Mesmo perdendo um posto importante, ambientalistas, professores e cientistas deram outro “órgão” para a região: o coração, por deter o maior potencial entre as reservas naturais da atualidade. E o que adianta obter função tão importante, se muitos a desconhecem?

É levando a “chave” do conhecimento e da cultura que a escritora e ilustradora Gabriela Brioschi apresenta em primeira mão, durante a Virada Sustentável de Manaus, entre os dias 27 e 28 de julho, o livro infantojuvenil “Sustenta Mundo - Viagem Amazônica”. 

Reconhecida nacionalmente e internacionalmente por suas obras e exposições - como Meu Amigo Lama, Meditação para crianças e Feito Bicho! (Ed.Global)- a autora conduz os pequenos a uma verdadeira viagem pela Floresta Amazônica, junto com a  GabyGaby, personagem principal do livro, que realiza o seu sonho de visitar os tios em Manaus e conhecer a maior floresta tropical do planeta. 

“Por meio do olhar da personagem, queremos estimular o leitor a refletir sobre assuntos que estejam ligados diretamente ao meio ambiente, à sustentabilidade e ao turismo comunitário, podendo ser discutidos internamente dentro de uma sala de aula ou mesa de discussão entre alunos e professores”, justifica Gabriela. 

O livro “SustentaMundo - Viagem Amazônica” (64 páginas) possui selo FSC - papel misto produzido a partir de fontes responsáveis - e pode ser baixado em 3 idiomas gratuitamente pelo site www.sustentamundo.net. O audiobook de todos os capítulos também está disponibilizado para que crianças ouçam a história.

É idealizado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei do Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio da Via Quatro, BahiaGás e Governo do Estado da Bahia. Também tem o apoio da Fundação Amazonas Sustentável (FAS Amazonas) e das Secretarias da Educação de Ilhéus e Itabuna. 

Projeto SustentaMundo

São projetos culturais, educativos, multiplataforma que expressam valores e modos de ver o mundo contemporâneo por meio do olhar da personagem GabyGaby, abordando assuntos como mudanças, educação ambiental, educação emocional, necessidades cotidianas, alimentação e tecnologia.

A personagem GabyGaby “nasceu”em 2015, em São Paulo, e com o tempo viu seus projetos expandirem, como desenhos animados experimentais, gravação de canções infantis e projetos literários via Lei Rouanet, como o Viagem Amazônica.

O público alvo varia desde crianças de 4 a 12 anos até professores de  educação infantil, pais, educadores em meio ambiente e sustentabilidade, escolas e ONGs. 

Gabriela Brioschi,  escritora e criadora do SustentaMundo - Viagem Amazônica, estará presente na Virada Sustentável Manaus. Estão programadas atividades como roda de contação de histórias, com músicas autorais da personagem GabyGaby.

Os presentes terão acesso, em primeira mão, ao conteúdo do exemplar SustentaMundo - Viagem Amazônica, que será lançado também em São Paulo e na Bahia até o final de agosto.

Sobre Gabriela Brioschi 

Artista visual, arte educadora e arte terapeuta, Gabriela Brioschi é formada pela FAU e ECA (USP) , com vivência internacional nos EUA, Grécia, Alemanha e Portugal.

Autora reconhecida nacionalmente e mundialmente, contabiliza mais de 1 milhão de livros vendidos e 16 títulos publicados, que estão ligados à temas como  artes, educação ambiental, mitologia, meditação para crianças e educação emocional. 

Sua conexão com o “Mundo Amazônico” existe há mais de 22 anos, quando esteve no Amazonas, pela primeira vez, como intérprete de lama Gangchen, líder religioso do Tibete.

Esta visita permitiu que a autora conhecesse,de forma mais aprofundada, as comunidades locais e líderes comunitários, entendendo realmente o que significava a Amazônia. Em 2003, percebendo a falta de informação que crianças tinham sobre nossa fauna e flora, lançou o livro infantil “Bichos do Brasil”, considerado um sucesso de crítica, por querer estreitar a relação afetiva, proteção e consciência ambiental das crianças por meio do conhecimento em forma de cultura, ilustração e audiovisual. 

A Virada Sustentável é o maior festival de sustentabilidade da América Latina e movimenta a cidade com oficinas, exposições, intervenções artísticas, limpeza de rios e igarapés, doação de mudas, atividades de bem-estar e saúde, entre outros. Correalizado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e em parceria do Instituto Virada Sustentável, o evento leva informação e educação sobre sustentabilidade para milhares de pessoas, utilizando uma abordagem alegre e inspiradora.

 

Veja Também