Comunicação

COMPARTILHE

Jornal do Commercio é multiplataforma

Por Evaldo Ferreira

07 Nov 2019, 09h44

Crédito: Divulgação

Desde o dia 29 de setembro, o portal do Jornal do Commercio colocou no ar o JC Play, uma plataforma de vídeos que pode ser acessada, além do portal, nas redes sociais (Facebook, YouTube e Instagram) desse veículo de imprensa secular, que permaneceu por mais de cem anos apenas como jornal impresso, mas que sempre se modernizou acompanhando a evolução da comunicação.

“O canal começou com o ‘JC às 15 – informação para quem decide’, programa de entrevistas comandado por mim e pelo também jornalista Caubi Cerquinho, levado ao ar, ao vivo, do estúdio no prédio do Jornal do Commercio. O programa começa às 15h e segue até por volta de 16h, de segunda a sexta-feira”, explicou Fred Novaes, editor e apresentador do JC Play.

“As entrevistas que fazemos são sobre ao mais variados temas: política, economia, cultura e o que de mais interessante para os nossos seguidores estiver acontecendo em Manaus e no Amazonas”, completou.

Fred Novaes destaca novos quadros na live JC às 15h

Dois novos quadros

Se há um assunto que brasileiro gosta de discutir, ainda que a maioria não saiba o que está falando, é política. Por isso, há três semanas, estreou o programa ‘Balanço Político’, todas as sextas-feiras, com o cientista político Breno Rodrigo.

Breno é articulista do JC impresso desde 2014, mantendo um espaço, às quartas-feiras, onde escreve sobre os mais relevantes temas da semana, inclusive os políticos.

“O bate-papo ‘Balanço Político’ ainda está ganhando forma, mas queremos que ele seja um elo entre nós e os seguidores JC Play”, falou.

Durante uma hora, Breno e Fred Novaes conversam sobre o que aconteceu durante a semana no mundo, no Brasil e aqui no Amazonas no meio político.

Também estreou, às quartas-feiras, o ‘Fala, Dinheiro’, com o consultor financeiro Fernando Henrique Magalhães. Fernando é o mais recente articulista do JC, escrevendo quinzenalmente para o jornal, sempre às quartas-feiras, uma coluna com o mesmo conteúdo que agora apresentará no ‘Fala Dinheiro’.

“Falaremos, eu e o Fred, sobre finanças pessoais. Darei dicas sobre os melhores investimentos e aplicações na Bolsa de Valores. Lógico, também um pouco de conteúdo sobre a economia no Amazonas, no Brasil e no mundo, mas o foco serão os investimentos”, adiantou Fernando.

 O JC Play conta com apresentação de Caubi Cerquinho e Fred Novaes, trabalhos técnicos de Danilo Rodrigues e produção de Adriane Oliveira. 

O futuro do impresso

Para manter uma interatividade maior com seus seguidores, o ‘JC às 15’ divulga as hashtags #tendências, onde são debatidos assuntos que estão ‘bombando’ no dia, no Twiter; e a hashtag #diadeque, quando são homenageadas as datas comemorativas.

“Temos ainda a participação dos colunistas e articulistas do jornal com a ‘Hora do Colunista’, quando é colocado no ar um vídeo deles fazendo comentários rápidos sobre algum tema que esteja circulando nos meios sociais”, lembrou Fred.

Fred está satisfeito com os resultados que o JC Play tem alcançado desde que entrou no ar pois, acompanhando os números de visualizações que as plataformas disponibilizam, ele tem visto o crescimento dos seguidores nas redes sociais fazendo com que o JC tenha ampliado sua presença na internet.

“A tendência atual das comunicações é uma integração maior entre as mídias nas diversas plataformas, levando a credibilidade que o Jornal do Commercio construiu nestes mais de 100 anos de existência, às redes sociais”, explicou.

“Os vídeos são disponibilizados no portal e lemos o conteúdo do jornal e do portal no ‘JC às 15’ fazendo com que um público diferenciado do público do impresso tenha acesso a estas informações”, disse.

Sobre o futuro do jornal impresso, a resposta é a mesma no mundo inteiro entre grandes e pequenos jornais.

“Pergunta difícil de responder. Somente o tempo dirá, mas certamente o impresso ainda faz diferença para quem busca informação com credibilidade, coerência e cuidado jornalístico”, finalizou.

Veja Também