Opinião

COMPARTILHE

Impasse do transporte de passageiros

Por Redação

22 Fev 2019, 10h51

Crédito: César Pinheiro

Taxistas e mototaxistas legalizados praticamente pararam o trânsito nas principais vias de Manaus durante boa parte do dia de ontem. Reclamavam do excessivo número de motoristas de aplicativos atuando na cidade e praticando preços com os quais eles não podem concorrer. O protesto, entretanto, tem um pano de fundo ainda maior: existem seis mil taxistas e quatro mil mototaxistas atuando legalmente, mas um número incalculável de motos trafegam pela cidade fazendo transporte de passageiros irregularmente, sem contas as kombis e os 45 mil “funcionários” das empresas Uber e 99. É um mercado dificílimo de fiscalizar e combater, até porque conta com a simpatia da maioria da população. A Prefeitura, portanto, encara um impasse e vai ter que aguardar por uma decisão da Câmara Municipal de Manaus e do Congresso Eleitoral sobre a regulamentação dos modais. Não há como voltar atrás em relação aos aplicativos. Caíram no gosto da população e são muito modernos. Um pouco menos populares, os mototaxistas ilegais e os kombeiros vão continuar atuando, a não ser que a fiscalização se torne mais rigorosa.

FELIZ ANIVERSÁRIO

O Ibama festeja 30 anos de existência hoje e fará doação de diversos bens apreendidos, madeira de lei, entre outros materiais. As 10h00 o Superintendente no Amazonas, Leland Barroso, faz um balanço e apresenta os rumos da instituição para 2019, além de comandar a ação filantrópica.

ACORDO

O Ministério Público Federal no Amazonas e a Transportadora Americana celebraram acordo processual com o objetivo de antecipar a reparação integral do dano causado ao patrimônio público pelo esquema de fraudes e corrupções em operações fiscais envolvendo transportadoras e ex-funcionários da Superintendência da Zona Franca de Manaus, revelados pela Operação Rio Nilo.

FRANQUIAS

Em uma ação inédita, o Manauara Shopping receberá no dia 26 de fevereiro uma rodada de negócios entre lojistas e representantes do Grupo Rosset, maior indústria têxtil da américa latina, que enviará um consultor de expansão que ficará à disposição de quem quiser saber mais das marcas Cia Marítima e Valisere, que possuem modelos de franquia. Essa rodada de negócios tem o intuito de aproximar a marca de interessados que queiram mais informações do modelo de franquia.

MENOS 831

O Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Amazonas retirou de circulação 831 veículos irregulares que ameaçavam a vida de condutores, passageiros e pedestres nas vias da capital e interior, em 2018. As operações do batalhão, no ano passado, resultaram também na apreensão de seis armas de fogo e detenção de 37 suspeitos. Composto por 133 policiais militares, divididos em duas companhias, o batalhão comemorou sete anos de criação no último mês de janeiro.

TRIBUTAÇÃO

Em viagem a Brasília (DF), nesta semana, a presidente da Amazonastur, Roselene Medeiros, apresentou ao secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluizer Malab, as dificuldades enfrentadas pelo Amazonas em relação à tributação que incide nos cruzeiros marítimos que aportam no estado.

VICE-PRESIDENTE

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Louismar Bonates, foi eleito vice-presidente regional da Associação dos Secretários de Segurança Pública e vai atuar na elaboração de um plano nacional de segurança, que deve ser apresentado até março ao presidente da República, Jair Bolsonaro, e ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

PACTO

Já o secretário de Estado de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, assinou ontem a Declaração do Pacto Nacional pela Gestão das Águas, uma carta em prol da promoção da segurança hídrica no Brasil a partir do fortalecimento da gestão e da cooperação federativa. O ato ocorreu durante a 4ª Reunião de Fortalecimento da Gestão dos Recursos Hídricos, em Brasília. 

EXPECTATIVA

A partir deste sábado, os brasileiros praticamente entram em êxtase com as festas de Carnaval. Serão praticamente duas semanas em que tudo praticamente para, principalmente o meio político. Por isso, espera-se para o início de março uma intensa movimentação nos Poderes. Afinal, o ano começa depois da folia, diz a sabedoria popular.

FRASES

A extinção da relação com Cuba é mais importante do que a presença de médicos nos municípios do interior?”, Josué Neto (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, sobre a ausência de médicos no interior

Bombeiros não podem ser lembrados apenas quando há um incêndio’’, Péricles Nascimento (PSL), deputado estadual, em visita à Corporação ontem

Veja Também

Economia

Uber já roda em Manaus

13 Apr 2017, 00h00